Foi lá em 1798, quando Napoleão Bonaparte fora ao Egito, que se dera início ao processo de "Orientalismo"; termo criado pelo estudioso já falecido Edward Said, que era Palestino radicado nos Estados Unidos. De forma bem "simplificada", o Orientalismo era o processo feito pelas potências ocidentais-principalmente França e Inglaterra- de "estancar", "esquadrinhar" e rotular a cultura dos povos orientais, para que assim, pudesse controla-los. O sol que costumava nunca se por no Império Britânico fez da Índia a "jóia da Coroa Britânica". Saques, dominação, exploração capitalista, busca de matérias primas e a sobreposição de uma cultura sobre a outra como forma do que diziam os Europeus "civilizar" o Oriente. 




Desde da época das "Conquistas" Ibéricas lá no século XV, XV, até a partilha da África, em 1884, pelas potências Europeias da época, foi assim que as coisas eram feitas no jogo político. Só conseguimos dominar o outro, quando, o mapeamos e colocamos em "caixinhas" impondo regras para que possamos controla-lo. O saque da cultura material e imaterial também faz parte desse processo de assimilar o outro, do maior, para o menor. Hoje vivemos o reflexo, de nós o 3º Mundo, com dificuldades financeiras e bem estar social muito abaixo da média desses países que empreenderam os processos de dominação.


Não estou falando do momento presente, do covd-19 que assola o mundo inteiro não diferenciando raça, credo e cor. Saqueamos, Dominamos a força pois não sabemos lidar, nem entender o outro a sua própria maneira, e com sua própria visão de mundo e significado.

Fonte: Aulas do Professor @marcalparedes na Pucrs
Enquanto escrevia, eu escutava: @chunknocaptainchunk
Curtam e Sigam: Ximbicronico
Gilberto Malheiros - Dos Meus Erros de Português
Muito Obrigado!

Sobre a Coluna

A coluna Bombarda é publicada sempre às quintas-feiras.
Compartilhe:

Gilberto Malheiros

And I know you don’t understand why I chase what I can’t have.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours