Recentemente o The History Channel lançou um programa cheio de episódios falaciosos da História do Brasil, um dos episódios, colocava os irmãos Wright como os reais inventores do avião e até menosprezando os feitos de Santos Dumont. O tal programa, chamado de “guia politicamente incorreto da História do Brasil”, já possui uma serie de episódios com shows de horrores e anti-educativo que denigre o cientificismo historiográfico. Quando foi ao ar o episodio que destruía a imagem do Santos Dumont como um inventor, foi quando decidi fazer este artigo que será o primeiro de vários.

A polêmica toda situa-se no fato de que em 1906, Santos Dumont, sobrevoou com seu 14 Bis o campo de Begatelle, em Paris. Com este feito,  Dumont, tornou-se o primeiro a decolar com avião e fazer um voo. No entanto, neste período, apareceram dois irmãos: Orville e Wilbur Wright, dizendo que foram os primeiros a voar com um avião. Os irmãos diziam que o feito deles ocorreu há três anos antes do feito de Dumont, na cidade de Kitty Hawk, Carolina do Norte. Vamos aos fatos...

Voo do 14 Bis em 2016, no maracanã.

Em 1906, Dumont, decolou com um avião mais pesado que o ar. O 14 Bis tinha 290 kg e um motor de 50 cavalos. O voo foi registrado, a aeronave decolou e pousou sozinha, sem precisar de ajuda externa. O ocorrido com os irmãos Wright não teve registro, somente um comunicado pós-voo, via telegrama. É interessante, também, observar que o aparelho usado pelos irmãos, chamado de Flyer, uma aeronave de 300 Kg com 12 cavalos de motor, decolou de uma colina, ou seja, precisava de ventos fortes em certa altitude para poder decolar.

Se não tinha testemunhas no voo dos irmãos, como sabemos que eles decolaram de uma colina? Dois anos depois do voo de Dumont (1908), os irmãos decidiram fazer uma demonstração em público com o Flyer, na França. Porém, o avião deles não conseguia decolar por meios próprios. O Flyer era pesado, tinha problemas e só conseguiu o voo quando decolou de uma colina, com ajuda dos ventos. Ainda existem relatos de testemunhas de que a decolagem só foi realizada usando o impulso de uma catapulta.

Podemos observar que Santos Dumont, foi o precursor daquilo que é essencial em um voo, decolagem. Isso é reconhecido internacionalmente. Em 2016, uma replica do 14 Bis voo no maracanã na abertura dos jogos olímpicos, fazendo sua decolagem sem ajuda de ninguém. Deixo aqui o desafio para qualquer um que ainda acha que os irmãos Wright foram os inventores do avião: produza uma replica do Flyer ou mostre um documento histórico que certifique o Flyer decolando por meio próprios. Enquanto este desafio não for sanado, Santos Dumont continua sendo o pai da aviação.

Sobre a coluna

A coluna Notas do Cotidiano é publicada sempre às sextas-feiras.

Compartilhe:

Jonas Carreira

Historiador -- Insta: @profjonascarreira -- Twitter: @jonasmcarreira

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours