O programa Esquedelas teve sua estréia na ultima quarta feira (12) pela TV Jovens Cronistas com a presença do convidado Franciel Cruz jornalista, baiano e autor do livro de crônicas Ingresia, Chibanças e Seiscentos Demônhos. Na conversa de abertura, as duas apresentadoras Neila Veira e Thiaciane Costa comentaram sobre temas atuais da política e do cotidiano brasileiro.

Foi destaque inicial do programa a desculpa dada por Bolsonaro para ressuscitar o ex Presidente Michel Temer, para envia-lo em missão humanitária para o Líbano após uma catástrofe. Considerando o descaso das autoridades com a Covid-19 no Brasil, se questiona a solidariedade oferecida a povos estrangeiros, que claro, passam por momentos terrível e merecem todo apoio neste momento.

A ligação Brasil com o Líbano se deu por meio da imigração libanesa, mas o fato de se tentar enviar para uma missão humanitária um ex presidente que chegou ao poder através de um golpe político, afasta Jair cada dia mais da prometida "nova política". Sua aproximação com atores da velha política não encerra na aproximação com Michel Temer, mas com as trocas ocorridas com o centrão no oferecimento de cargos e se escancara com a amizade forte com Roberto Jefferson, a quem parece ter encantado com seu discurso armamentista e negacionaista.

A eleição de Jair para presidente do Brasil, pregava uma nova política, enquanto ele fez parte da política tradicional brasileira há aproximadamente 30 anos. Seu discurso se apoiava nesta fala somente com seu discurso anticomunista, um discurso dos anos 60, da Guerra Fria.

Voltando ao homem enviado para representar o Brasil em missão humanitária no Líbano, é importante que se diga que este responde por diversos crimes que estão com processos em curso, processos estes que o impediam de sair do país. Com a saída de Temer do país negada, mesmo diante de nomeação presencial, foi preciso recorrer ao judiciário, e a liberação veio, para surpresa da nação, esta liberação foi concedida pelo conhecido juiz Marcelo Bretas que atuou na também famosa Operação Lava Jato. Esta liberação expõe de forma escancarada a face partidária do nosso judiciário.

Outra pauta analisada foi a criação de uma lista antifascista que foi elaborada pelo Ministério da Justiça, o que por si só, já se faz um escândalo, e a maneira como partidários do governo vigente utilizaram essa lista. Esta lista que contém nomes de funcionários públicos, foi entregue para o governo dos EUA. Um assunto grave que a grande mídia não aborda.

O Esquedelas não poderia deixar de comentar sobre o esquema das rachadinhas da família bolsonaro. Um escândalo imenso com envolvimento de parlamentares e milicianos, lavagem de dinheiro, mas parte da grande mídia simplesmente tenta minimizar ou até mesmo silenciar sobre este assunto.

O jornalista, cronista, o baiano Franciel Cruz abrilhantou o debate e exaltou a TV Jovens Cronista por dar voz às mulheres nordestinas. Ao entender que o programa tencionava tratar de temas de minorias na sociedade, afirmou que também acredita na importância em oportunizar espaços para discutir a lutas dos negros, das mulheres, além de dar voz à pessoas que são conhecidas, assim como as minoria em geral, que não tem seus demandas ouvidas, nem mesmo tem espaço para apresentar seu posicionamento enquanto ser social.

Na conversa com o entrevistado, falas e ditos baianos puderam ser conhecidos, o governo e a condução dos cuidados acerca da pandemia do coronavírus foram criticados. Aproveitando a propriedade do entrevistado enquanto jornalista de formação, Franciel foi questionado e pôde apresentar seu ponto de vista acerca da atuação da grande mídia no país hoje.

Para acompanhar tudo que foi dito e discutido, o vídeo da entrevista na íntegra está disponível no link abaixo. Sejam todos bem vindos. A live é de esquerda, é delas e, é de todxs nós. O Esquerdelas vai ao ar quinzenalmente às quartas-feiras sempre às 19h pela TV Jovens Cronistas.


https://www.youtube.com/watch?v=OyMZOM31sCQ&feature=youtu.be

Texto por: Cristina Marne e Camila Palmeira
Compartilhe:

Esquerdelas

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours