Foto: Associação Baiana de Imprensa


Olá leitores tudo bem? Ficar um tempo sem escrever é bom para refletir bem. Mas, vamos ao que interessa.


O ano se inicia e pelo menos aqui em Salvador, as festas populares, em sua maioria religiosa além da prática da fé, tem outra prática histórica, a de aparições das autoridades mais importantes (politicamente falando) da região, Prefeito e Governador, geralmente essas aparições nas festas servem como termômetro do seu mandato ou para indicar seu provável sucessor em ano eleitoral como é neste ano. 

A lavagem do Bonfim, a festa de Yemanjá e o próprio Carnaval são palcos dessas expressões.
E por falar em Carnaval, tem duas coisas que são bem importantes, para além da alegria momesca, a saída dos blocos afro que tem aparecido um pouco mais na cena carnavalesca, mas que precisam de mais visibilidade e o bloco de rua Mudança do Garcia, o Garcia é um dos bairros mais antigos de Salvador e lugar de origem do cantor e sambista Riachão, procurem a obra dele que vocês vão gostar. Voltando ao Mudança do Garcia, ele é marcado pela acolhida as diversas manifestações políticas, os dispostoa a protestar no carnaval sempre tem esse lugar. 

O palco das festas populares não deve ser somente o da curtição mas da reflexão também. E você como está no palco da vida?




Se inscreva em nossos canais no Youtube: TV Jovens Cronistas e confira nosso novo canal exclusivo de esportes, o JC Esportes e nossos conteúdos esportivos, dê sua opinião que é fundamental, seu like e divulgue para os amigos!

Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcronistas


Compartilhe:

Edenbergue Lima Neres

Olá sou Edenbergue Lima Neres,sou soteropolitano, Professor de História, gosto de literatura e estou aqui falando um pouco sobre cultura, não sou especialista e como a grande maioria dos brasileiros não tenho uma condição privilegiada a ponto de desfrutar de maneira integral das manifestações culturais. No que estiver ao meu alcance apresentarei textos informativos e reflexivos sobre cultura nacional e internacional quando possível. Esta coluna não é uma coluna para falar de política,mas como a cultura também é política os textos tem certo aspecto político,a cultura muitas vezes foi usada para dominar,mas meu interesse é falar da cultura do nosso povo. Vai ter textos sobre música e outras manifestações artísticas.Ter ou não ter cultura é sinônimo para muitas pessoas de ter uma educação,ou um nível de conhecimento superior ao comum entre a grande maioria da população chamada de massa. Mas o conceito,o que dizem sobre cultura é muito amplo mas a pergunta que tentamos responder é :cultura é o que? Reflita e um grande abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours