Olá amigos, voltamos com a 19ª rodada do Campeonato Espanhol,  além de marcar o inicio dos trabalhos em 2020, essa jornada teve como peculiaridade o número  alto de empates que provocou pouco avanço das equipes na tabela de classificação.


 Sevilla 1 x 1 Athletic Bilbao


Na retomada em 2020, Sevilla e Athletic precisavam de um bom resultado para subir na tabela de classificação. O jogo começou com muito equilíbrio e poucas chances de gol, aos 15 minutos os visitantes acertaram um belo contra ataque e Ander Capa abriu o placar com um bom chute rasteiro.

No desenrolar da primeira etapa o Sevilla foi se acertando e aos poucos dominando a posse de bola e consequentemente criando melhores chances de empatar. Aos 29 minutos, Ocampos foi ao fundo e Unai Simon fez grande defesa, aos 39 minutos, Banega cobrou escanteio no travessão e novamente quase empatou o jogo.

Na segunda etapa o panorama continuou o mesmo, o Athletic sabendo de sua limitação se defendeu ainda mais, pouco levou perigo ao Sevilla que se tornou o dono da partida, mas o quesito de finalização impediu o time de empatar o jogo logo nos primeiros 10 minutos.

Aos 15 minutos, Navas arrumou bom passe para Ocampos que cruzou rasteiro e levou sorte, pois Núñez empurrou a bola contra a própria meta, festa no Ramón Sanchez Pizjuán e substituições de Lopetegui para deixar o time ainda mais ofensivo para tentar conseguir a vitória.

No apito final frustração por parte do Sevilla que viu o empate com um sabor de derrota já que o time poderia ter ganhado o jogo se melhorasse a finalização nos lances decisivos, por outro lado o Athletic seguiu somando pontos para buscar uma classificação melhor nesta temporada.


Getafe 0 x 3 Real Madrid


O Real jogou fora de casa em sua primeira partida do ano e tinha como objetivo conseguir os 3 pontos e torcer para um tropeço do Barcelona para encostar na tabela de classificação, mas para isso teria que enfrentar o Getafe que apostou todas as fichas no seu estilo de jogo propositivo e baseado na velocidade, que exige muito dos atletas da casa e também dos visitantes.

Os primeiros 25 minutos foram tortuosos para o Real que apresentava certa sonolência em campo e assistiu os donos da casa dominarem o jogo, Courtois teve que ser herói para evitar o primeiro gol, quando aos 24 minutos defendeu um chute forte de Arambarri.


Cabeçada certeira de Varane - Créditos: Reuters


Aos 34 minutos os merengues equilibraram o jogo e finalmente conseguiram abrir o placar, o lateral Mendy fez jogada ensaiada após escanteio e cruzou na cabeça de Varane que contou com uma saída estabanada do goleiro Soria, que facilitou a cabeçada do zagueiro. Após o primeiro gol o jogo ficou aberto e o Getafe tentou empatar de todos os jeitos, mas Courtois novamente foi acionado e fez grandes intervenções para encerrar o primeiro tempo.

Após o intervalo, o Getafe continuou mandando na partida, Jayme Mata teve a chance do empate logo aos 3 minutos, mas novamente Courtois fez grande defesa. Aos 7  minutos, Kross usou sua habilidade em cruzamentos e colocou a pelota na medida para Varane chegar limpo na jogada e cabecear forte para o fundo do gol, ampliando o placar e trazendo alivio ao time que não estava fazendo uma boa partida.

Após o segundo gol, o Real conseguiu dominar o jogo e ditar o ritmo ideal, com a temperatura mais baixa, Zidane decidiu colocar em campo Vinicius Júnior, Valverde e Jovic saíram respectivamente Kross, Isco e Benzema. Vini Jr teve uma ótima chance para ampliar ainda mais o marcador, mas seu déficit em finalização fez o brasileiro desperdiçar mais uma oportunidade. Coube então a Modric definir o marcador aos 51 minutos, já no apagar das luzes os merengues acertaram um rápido contra golpe, com Valverde puxando a corrida e na cara do gol rolou para o croata tocar sutilmente para o fundo das redes.

O homem do jogo - Créditos: Reuters

Vitória que pode ser questionada, já que o Real jogou pouca bola em 70% do jogo, mas soube aproveitar os momentos cruciais e contou com uma ótima atuação de Courtois, que parece finalmente chegar ao seu melhor estágio físico e mental. O resultado foi injusto com o Getafe, que sob o comando de José Bordalás tem obtido um padrão técnico e físico impecável, mas a limitação de seus jogadores atrapalha o time em busca de uma sorte melhor na competição.

Ponto negativo

A partida foi marcada negativamente por um suposto caso de ofensa racial ao jogador Eder Militão por parte do lateral Marc Cucurella. Nascido na Catalunha, o atleta do Getafe durante uma discussão  com o brasileiro, como apontado nas imagens da trasmissão, pronunciou a palavra “Mico”, que em catalão significa “Macaco”.  Após o jogo, Cucurella veio a público e negou qualquer ofensa e ainda disse que teria dito a palavra “Pico” que se assemelha ao termo “Bico”, algo estranho para uma discussão de jogo.

Militão e o Real não se pronunciaram, mas as imagens podem ser averiguadas e levadas aos comissários de La Liga para que uma punição seja aplicada ao jogador Cucurella, se comprovado o caso. Vamos aguardar qual é a decisão dos clubes e da organização de La Liga sobre o caso.


Atlético de Madrid 2 x 1 Levante

Jogando em casa, o Atlético buscou por um resultado positivo para subir na tabela e tentar assumir o terceiro lugar, já o Levante desesperado tinha como objetivo somar três pontos para se livrar da penúltima posição.

Com menos de um minuto o Atlético já estava atacando, Correa disparou em velocidade, invadiu a área e chutou forte para defesa de Fernández, no rebote João Felix e Saúl chutaram em cima dos defensores.

 O domínio colchonero continuou gerando perigo ao gol do Levante, até que aos 13 minutos , Thomas virou uma boa bola na direita, Trippier cruzou rasteira de primeira e Correa bateu para o fundo das redes, para festa dos torcedores no Wanda Metropolitano.


Felipe se impôs no momento da cabeçada - Créditos: Reuters


Não deu tempo de o Atlético dominar o jogo, aos 15 minutos Campaña levantou a bola da intermediária e Roger Martí girou e chutou forte para marcar o tento de empate. Já aos 18 minutos após o escanteio curto, Renan Lodi dominou e cruzou uma bola perfeita para o zagueiro Felipe cabecear para o fundo das redes.
Retrato do primeiro momento de dificuldade na carreira de João Felix - Créditos: Reuters

O segundo tempo foi de pouca emoção e de um gol perdido impressionante por João Felix, o português dominou livre entre os zagueiros, mas se atrapalhou no momento da finalização. Com as limitações técnicas o Levante pouco fez também para mudar o rumo da partida ou chegar próximo ao empate.

No apito final, comemoração e mais uma vitória no estilo Simeone, placar apertado, jogo com bastante emoção e o que realmente importa são os três pontos, foi possível notar uma melhora no time neste inicio de ano, sendo mais agressivo pelas duas laterais e um meio campo muito versátil.

 Espanyol 2 x 2 Barcelona


O Clássico da Catalunha mostrava os dois extremos da tabela, o Espanyol faz uma péssima campanha e está na última colocação, já o Barcelona mesmo com todas as criticas ainda está na liderança do campeonato.

O jogo no Cornellà-El Prat começou com domínio dos donos da casa, aproveitando a apatia do time Blaugrana, que dominava a posse de bola, mas não agredia de fato o Espaynol, aos 22 minutos o primeiro gol aconteceu, Marc Roca lançou falta da intermediária e o volante David Lopéz entrou por trás da zaga cabeceando sem chances para o goleiro Neto, que substitiu Ter Stegen nessa partida.


O chamado "Efeito Messi" - Créditos: Reuters 

Com o resultado a favor o jogo estava cômodo para o Espanyol, que esperava os contra golpes.Sem uma efetividade coletiva, o Barcelona viu Messi assumir o protagonismo da partida, no primeiro chute a gol, o argentino girou sobre vários marcadores e chutou para a defesa de Diego López. Logo em seguida foi a vez de Suárez receber bom passe e chutar na trave.

A desvantagem fez que os Blaugranas voltassem mais acesos ao jogo na segunda etapa, Rakitic nem ficou no vestiário e Vidal entrou para dar mais intensidade ao time, nessa alteração Ernesto Valverde foi feliz e viu sua equipe empatar após bom balãozinho de Alba para Suárez, que chutou de primeira para empatar o jogo.

Com um ritmo intenso o Barça dominou o jogo, Alba tocou para Suárez na esquerda da área, o uruguaio cruzou para Vidal que entrou de cabeça para virar o jogo aos 13 minutos. Com a desvantagem no placar o Espanyol tinha dificuldades para jogar e viu Messi dominar o campo ofensivo, em um lance o argentino levou 6 jogadores da marcação e deixou Suárez na cara de Diego López, que fez grande defesa evitando um prejuízo maior.


"Wuzão da massa" mostrando que entrou para mudar o jogo- Créditos: Reuters


Aos 29 minutos, De Jong foi expulso após falta infantil em Calleri e deu esperança ao torcedor do Espanyol, que pode ir para cima e aproveitar a vantagem numérica. Wu lei ganhou espaço entre os zagueiros e cabeceou para grande defesa de Neto. O chinês estava impossível, após boa bola de Vargas, o camisa 7 dominou, e bateu cruzado sem chances para empatar o jogo aos 43 minutos.

No final do jogo o Barça saiu com uma sensação amarga por não ter se dedicado ao máximo e por não encontrar um padrão sólido de desempenho, já o Espanyol ganhar forças para sair da zona de rebaixamento e permanecer em La Liga.


Outros resultados

Valladolid 2 x 2 Leganés
Valencia 1 x 0 Eibar
Granada 1 x 0 Valencia
Real Sociedad  1 x 2 Villareal
Alavés 1 x 1 Betis

Celta 1 x 1 Osasuna 




Classsificação



Fonte: FcTables.com



Se inscreva em nossos canais no Youtube: TV Jovens Cronistas e confira nosso novo canal exclusivo de esportes, o JC Esportes e nossos conteúdos esportivos, dê sua opinião, deixe seu like e divulgue para os amigos! 

Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcronistas
Compartilhe:

Victor Ricardo

Apaixonado por esporte. Adoro ler,assistir e escrever. Minha maior satisfação é levar conhecimento sobre o futebol para você, meu caro amigo. Curta o nosso trabalho e estou à disposição para qualquer dúvida, elogio ou crítica. Forte abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours