Amigos e adeptos! Estamos de volta com as análises de jornada da Liga Portugal em um momento muito importante, com o campeonato a se afunilar, tivemos clássico nesta jornada em Braga, onde o Porto em um grande jogo conseguiu a vitória e se manteve com a mesma pontuação do líder Benfica, também a vencer nesta jornada. Com o resultado do clássico, somado a vitória do Sporting, este assume a terceira colocação, também com a mesma pontuação do Braga, ou seja, nas duas grandes lutas da competição, a indefinição é cada vez maior, quando nos aproximamos do final da liga. Vamos juntos com os principais jogos.


Braga 2 x 3 Porto

 Como dito na introdução, foi um jogo eletrizante no Municipal, onde o Braga fez todo o possível para tentar parar o Porto, mas não teve êxito.

A equipe da casa saiu inclusive na frente do placar logo aos quatro minutos, ataque rápido pela esquerda com o Brasileiro Claudemir fazendo a assistência para Wilson Eduardo nas costas da defesa dos dragões abrir o placar. A resposta portista veio aos 25 minutos, cobrança de escanteio, cabeceio na primeira baliza de Felipe (ex-Corinthians) e o complemento para as redes do também Brasileiro Tiquinho Soares. O Porto então intensificou a pressão, cinco minutos depois exigiu grande defesa de Tiago Sá e em seguida em um ataque rápido fez o segundo, mas no lançamento para Marega, a posição irregular foi bem assinalada e o gol que veio a seguir, anulado.

A equipe visitante seguia em cima e nove minutos depois, em cobrança de falta de Alex Telles, mais uma vez o guarda-redes da equipe da casa foi exigido. Apesar deste domínio dos dragões, o jogo foi para o intervalo com o resultado de igualdade.

O Braga novamente colocou fogo no jogo no início da parte final, logo no primeiro minuto, pane da defesa portista e o ex-Inter Murilo saiu na frente de Casillas para recolocar a equipe da casa em vantagem. Aos 14 o Braga poderia ter ampliado não fosse grande intervenção de Casillas. No mesmo minuto, ótima jogada trabalhada do Porto com finalização de Telles, para mais uma grande defesa de Tiago Sá.

Aos 27, Claudemir cometeu um pênalti tolo, na cobrança Alex Telles empatou novamente a partida, o lateral da Seleção Brasileira sentiu e teve de ser substituído. Dez minutos depois outro pênalti ainda mais estúpido de Claudemir, (Abel Ferreira certamente ficou muito revoltado com ele) e desta vez Tiquinho Soares converteu para garantir os três importantíssimos pontos para os comandados de Sérgio Conceição. 

É importante lembrar que já nesta terça (2), o Porto novamente no Municipal enfrenta o Braga, desta vez pela Taça de Portugal, já com uma vantagem enorme de 3 x 0 obtida no primeiro confronto.


Desportivo Chaves 1 x 3 Sporting

Com a derrota do Braga, o Sporting entrou em campo dependendo apenas de si para assumir a terceira posição na Liga, que dá vaga direta para a Europa League. E mesmo fora de casa a equipe impôs sua melhor qualidade desde os primeiros minutos para alcançar seu objetivo, após algumas chances perdidas veio o gol aos 23 minutos, jogada bem trabalhada e passe baixo da direita de Ristovski para o Brasileiro Luiz Phellype para abrir o placar. Ele que fez nesta partida seus primeiros gols pela equipe finalmente, após a boa passagem pelo Paços Ferreira que levou a sua contratação. Pouco depois a equipe da casa assustou também pela destra, após o cruzamento, corte providencial de Coates para evitar o empate. 

Uma parte final bastante movimentada, aos cinco minutos o já amarelado lateral Brasileiro Jefferson, entrou forte no adversário e acabou expulso. O homem a menos porém não intimidou os comandados de José Mota, que cinco minutos depois em bola parada exigiram grande defesa de Renan Ribeiro (aquele cujo torcedor do São Paulo certamente se arrepende até hoje por ter criticado). Cinco minutos depois o empate, grande lançamento de Bruno Gallo a encontrar André Luís (ex-Figueirense) que foi muito frio na frente de Renan Ribeiro para empatar a partida. 

Os guarda-redes Antonio Filipe e depois Ricardo Nunes (visto que o primeiro saiu lesionado do jogo) vinham sendo bastante exigidos pelos leões, até que aos 34 minutos não houve jeito, novamente estava o time de Keizer a frente do placar. Bola levantada por Acuña para a linda finalização da entrada da área de Bruno Fernandes. Aos 41 minutos, quando o jogo estava muito quente com faltas duras de ambos os lados, o árbitro Manuel Mota revisou pelo VAR entrada de Ristovski e decidiu expulsá-lo. O jogo teve longa paralisação e no seu final, aos 55 minutos, o gol que definiu o placar, Jovane Cabral colocou novamente Luiz Phellype na frente do guarda-redes para marcar o terceiro e definir o importante resultado. Resultado este que dá moral para a decisão na quarta, onde a equipe está em desvantagem ante o Benfica, na semifinal da Taça de Portugal. 


Benfica 1 x 0 Tondela

O placar magro, para quem não acompanhou, passa a impressão de que não foi uma boa exibição por parte do Benfica, este é um grave engano, o placar poderia ser muito mais elástico, tivessem os jogadores de frente melhor pontaria, foram aos menos cinco grandes oportunidades de gol na etapa inicial desperdiçadas. 

Um grande susto para os encarnados aos dois minutos da parte final, contragolpe rápido do Tondela com o venezuelano Murillo arrancando, batendo a marcação e vencendo o guarda-redes benfiquista, mas o lance foi revisado pelo VAR e o impedimento (fora de jogo) corretamente marcado. Em seguida mais uma oportunidade, em mais uma boa jogada de Murillo que deu o passe, mas o chute da entrada da área foi fraco e no meio da baliza. 

Em seguida, gol de Jonas, mas no lance o capitão André Almeida tocou com a mão na bola, o lance foi revisado com o VAR e também corretamente anulado. Aos 27, Antonio Xavier exigiu grande defesa do guarda-redes benfiquista em chute da direita da área. Oito minutos depois, Jonas finalizou da entrada da área e a resposta de Claudio Ramos do outro lado com grande defesa. Mas aos 38 veio o gol da vitória do Benfica, levantamento da esquerda de Grimaldo para ele, sempre ele Seferovic marcar de cabeça e definir o placar do duro confronto. O Tondela ainda foi bravamente para o ataque nos minutos finais e no último lance poderia ter chegado a igualdade, mas o caboverdiano Patrick finalizou por cima, vitória garantida para os comandados de Bruno Lage, que seguem na liderança. 


Demais Resultados

Portimonense 0 x 2 Moreirense
Santa Clara 1 x 0 Vitória de Guimarães
Marítimo 3 x 2 Nacional 
Rio Ave 0 x 2 Desportivo das Aves
Boavista 2 x 0 Belenenses 
Feirense 0 x 1 Vitória de Setúbal. 


Classificação


Se inscreva em nosso canal no Youtube: TV Jovens Cronistas, dê sua opinião que é fundamental, seu like e divulgue para os amigos! Acompanhe toda terça-feira às 17h, o "Futebol pelo Mundo" com os destaques do futebol, nas principais ligas das Américas, Europa e Ásia. 

Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcronistas 




Imagens: AFP, Kapta+/Zerozero.pt e FCTables (Tabela) 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours