Amigos! Estamos de volta para falar, sim, sobre o que se viu na noite desta terça (11),  na vitória da Seleção Brasileira ante o nulo El Salvador, um 5 x 0 que pelo adversário pouco significa, mas que revela opções importantes como este aí da foto, serve sim como experimento para um INÍCIO DE TRABALHO, dentro desse raciocínio, vamos também falar do excesso de raiva por parte de alguns com a Seleção, o que não os permite enxergar o que seria óbvio.


Em relação ao jogo, a tarefa já foi facilitada logo aos dois minutos, um pênalti tolo (que diferentemente do no jogo ante os EUA foi) cometido por Dominguez sobre o grande destaque do jogo, Richarlison, penalidade convertida por Neymar, que deu o passe para o chute espetacular, no ângulo, da entrada da área do camisa 9 que atua no Everton. Também foi do capitão o passe para o gol de Coutinho, também finalizando da entrada da área.

Na etapa final a seleção voltou com um meio campo mais leve, sem Casemiro, que deu lugar a Fred, entrou também Felipe que atua no Porto, ex-Corinthians, na vaga de Dedé na zaga, a mexida no meio até fez com que o time salvadorenho ganhasse um pouco mais de espaço na intermediária ofensiva, mas foi o Brasil que fez mais dois gols, o primeiro novamente em bonita finalização da entrada da área de Richarlison e o gol que fechou o caixão no fim, escanteio cobrado por Neymar, que atuou os 90 minutos e livre vindo de trás Marquinhos que inverteu posição com o estreante Militão mandou pro gol. Vitória absolutamente tranquila, como não poderia deixar de ser ante um El Salvador da vida, mas é preciso compreender que estes jogos são sim úteis para as observações, principalmente num início de ciclo.


E essas observações foram sim feitas, ficou difícil pro Gabriel Jesus retomar o espaço que merecidamente conquistou, não foi sacanagem coisa alguma não convocá-lo, os mesmos que dizem isso agora o achincalharam na Copa. Simplesmente num novo início de ciclo, amplia-se novamente o radar e encontra-se jogadores como Pedro e também Richarlison, que estão pedindo passagem com grandes atuações. E o jogador que viveu um grande momento no Watford e se consolida num time maior como o Everton merece sim a convocação (e colocar isso na cabeça de quem não acompanbha o futebol europeu realmente é difícil) e mostrou isso com seus gols, é um centroavante muito técnico, que se movimenta muito, que bate muito bem na bola, a movimentação dele inclusive lembra mais a de Jesus e Firmino, ao invés de ser uma substituição pra Pedro e nisso se nota que Jesus terá muito trabalho pra voltar e sendo reserva de Aguero no City talvez sequer consiga.

Ainda no campo das observações, pudemos ver a plena integração das novidades de Tite, dificilmente estando no United haverá espaço para Andreas Pereira atuar e aí pode entrar o Allan (do Napoli), mas tu tem um Paquetá muito bem, a consolidação de Dedé e Felipe como opções, a titularidade de Arthur que foi um passo importante, novamente a entrada bem de Everton, é pra isso que servem as datas-FIFA independente do adversário.


Por fim, quero falar aqui da insanidade de uns quando o assunto é Seleção, parece o cenário político do país, são muitos ódios e certezas completamente insanas. O primeiro ponto é COBRIR a Seleção não significa que eu concordo com tudo o que ela faz ou mesmo que passo a mão na cabeça de quem está errado, Neymar por exemplo, menos ainda que seja "global", a seleção é do BRASIL e não da Globo. Se falamos em Ney, vem o segundo ponto, eu NÃO CONCORDO que ele seja capitão e aponto diversos de seus erros e problemas, mas daí a querer que eu escreva que "o Brasil só vai ganhar quando tirar o Neymar" já é sandice, independente da pessoa que é, como jogador é sim um dos melhores do mundo, é sim o melhor do time, é sim um cara que faz a diferença, gostemos dele ou não.

Outra BRAVATA barata é criticar como se TODO amistoso tivesse de ser contra equipe grande, é SIMPLESMENTE IMPOSSÍVEL fazer isso (e aqui não cabe defesa a Edu Gaspar e sim a LÓGICA), primeiro que os EUA (que VENCERAM o México por 1 x 0) não são tão ameba assim historicamente como querem fazer crer, sempre foram jogos difíceis, sim, eles estão vivendo um péssimo momento em sua renovação, mas dai a dizer que é um jogo contra uma seleção sem qualidade e tradição nenhuma já é maluquice Outra questão clara é que simplesmente NÃO DÁ pra fazer jogo só com Seleção Top, primeiro porque as Top (o programa com esse nome só tem porcaria, tirando a Fernandinha) estão na UEFA Nations League (Clique) e mesmo que não estivessem, não iria ser possível jamais fazer amistoso só com quatro ou cinco seleções, elas tem seus interesses comerciais também. Vide a Argentina, que jogou contra a Guatemala nesta data-FIFA, a Alemanha fez um amistoso ante o Peru, critiquem-las também então, sejam coerentes.

Em Outubro vem Arábia Saudita e a Argentina que convenhamos, só entra no campo de "pedreira" pela rivalidade, porque ainda carece de reorganização, independente do nível dos adversários, seguirão sendo jogos importantes na reformulação da Seleção, sob o comando do melhor treinador Brasileiro que ainda é Tite.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Foto: MowaPress. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours