Reuters
Salve palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, vamos repercutir a vitória do Palmeiras ante o Colo Colo-CHI pelas quartas de final da Libertadores 2018, pelo placar de 2x0 em território chileno. Jogo que prometia alguns ingredientes como o reencontro com Valdivia e Barrios, mas o protagonista foi Felipão com suas mexidas um tanto quanto inusitadas, mas que deram certo. Enfim, vamos ao jogo!

Palmeiras foi a campo com Weverton, Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena, Diogo Barbosa, Thiago Santos, Bruno Henrique, Moisés, Dudu, Willian e Borja. Palmeiras começou o jogo muito bem em jogada pelo lado esquerdo do campo, Borja cruzou, a bola sobrou para Moisés que rolou para Bruno Henrique estufar as redes do goleiro Orión. Um gol que o Colo Colo não esperava e sentiu o golpe. Palmeiras parecia controlar o jogo. Toques de primeira, envolventes e o time chileno correndo atrás da bola. Mas precisavam buscar o resultado e se lançaram para cima do verdão. Em contra ataques, as chances surgiram para o Palmeiras. Dudu teve duas oportunidades: isolou uma e em outra chutou nas mãos do goleiro. A outra oportunidade foi de Moisés que chutou colocado no canto esquerdo do goleiro Orión que segurou sem dar rebote. 

Na segunda etapa, o Colo Colo mostrou suas caras. Para quem gosta de jogos entre seleções, foi a cara de um "Chile x Brasil", em que o Chile arma um verdadeiro bombardeio para cima do Brasil. Não foi diferente; o Colo Colo armou um verdadeiro bombardeio em cima do Palmeiras. Ao verdão só restava rifar a bola para onde o nariz apontasse. Valdivia puxava as jogadas dos chilenos que paravam sempre ou em Antônio Carlos ou Dracena - ambos que concluíam as jogadas com chutões. Felipão então fez uma alteração inusitada: sacou Borja para a entrada de Jean, algo bizarro. Borja era o único jogador que conseguia colocar um pouco a bola no chão em meio a tanto fogo inimigo. A bola que queimava nos pés palestrinos diminuiu um pouco de temperatura.

Mas o Palmeiras voltou mesmo no jogo quando Felipão recuou ainda mais o time. Thiago Santos já possuía um cartão amarelo e o treinador resolveu colocar o zagueiro paraguaio Gustavo Gomez em seu lugar. Com isso, a defesa estava reforçada e as bolas pararam de chegarem tão próximas da meta de Weverton. Com a defesa protegida, segura, o Palmeiras conseguia sair melhor com a bola e tentar um contra ataque. Em uma primeira oportunidade, Dudu saiu na cara de Orión, mas preferiu tentar rolar para Moisés que não chegou a tempo. Minutos mais tarde, no mesmo local do ataque, Willian pegou a bola, arrancou para o meio da área, chutou, Orión desviou para a trave e lá estava Dudu para fazer o 2x0 e tranquilizar de vez a vitória alviverde. Ainda Felipão sacou o camisa 7 para a entrada de Lucas Lima que apenas prendeu bem a bola no campo de ataque, deixou o tempo passar e fim de papo!

Dudu vibra ao deixar sua marca na partida (Reuters)

Ótima vitória, mas com sustos. Palmeiras totalmente dominante na primeira etapa, tomou todas as iniciativas, tanto que as chances criadas pela equipe chilena não levaram aquele grande perigo. Poderia ter aproveitado com mais capricho os contragolpes que teve a disposição. Na segunda etapa, o jogo não estava dos mais favoráveis, visto que Valdivia estava infernizando a defesa do Palmeiras. A bola começou a queimar na equipe alviverde, tanto que os chutões foram a única saída. Critiquei a princípio a alteração do Borja, mas analisando como um todo a partida ela foi bem compreensível, assim como o Gomez no lugar do Thiago Santos. Com a defesa mais recuada, o Palmeiras pôde aproveitar melhor os espaços para o contra ataque e Dudu foi premiado com um gol, mesmo fazendo uma partida bem abaixo do seu normal. Uma partida em que foi realmente daquela máxima: jogar feio e vencer. Na parte defensiva mais ainda com "bola pro mato que o jogo é de campeonato". Na pegada o time está de parabéns!

Mais uma oportunidade do Palmeiras tentar fazer um jogo tranquilo na volta de um mata mata. 2x0 de vantagem é bom, mas contra o Cerro Porteño-PAR nas oitavas de final vimos que qualquer deslize pode fazer o time sofrer um sufoco desnecessário. Primeiro jogo da "maratona fora de casa" foi concluído com êxito. Agora é focar no Brasileirão para encarar o Sport fora de casa e se manter na briga da parte de cima da tabela.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours