Olá fãs da velocidade! Estamos de volta nesse domingo para comentar o GP da Itália de 2018, sempre um momento marcante no calendário da F1. Depois de uma vitória imponente na Bélgica, Sebastian Vettel foi para Monza buscando consolidar a boa fase da Scuderia, e a dobradinha no sábado parecia o cenário perfeito. Mas, novamente o domingo trouxe dores de cabeça para o alemão... Melhor para Lewis Hamilton, que mais uma vez capitalizou como ninguém e abriu ainda mais a diferença para o concorrente direto na luta pelo penta! Confira agora o que de melhor aconteceu na corrida deste domingo:



Alinhando na pole, Räikkönen fez uma excelente largada, segurando a pressão de Vettel e mantendo o primeiro lugar. O alemão por sua vez se viu pressionado por Hamilton, e já na curva 4, protagonizou um dos grandes momentos da corrida. Lewis arriscou, e por fora conseguiu colocar o carro à frente da Ferrari de Seb. Vettel acabou tendo que alterar levemente a trajetória do carro, não encontrou o apex da curva e espalhou um pouco, o suficiente para tocar na lateral da Mercedes de Hamilton. O inglês saiu ileso, porém Vettel acabou rodando e caindo para a última posição do grid. Por sorte, os detritos espalhados pela pista e o carro de Hartley com a suspensão quebrada bem ao lado da reta principal acabaram por causar a entrada do SC, que propiciou ao alemão reagrupar-se ao pelotão.


Sobre a manobra, ficou bem claro já na hora da transmissão que não houveram culpados. Hamilton forçou a passagem, mas deixou espaço suficiente para Vettel, este que não conseguiu frear e acabou acertando o inglês. Foi apenas um incidente de corrida, sem culpa de ambos os lados. A questão é que a situação de momento do campeonato não dá brechas para que Vettel deixe escapar qualquer tipo ponto. Mesmo com o melhor carro, o alemão não consegue qualificar-se bem no sábado, o que implica em largadas mais perigosas e a possibilidade de toques como o de hoje. Os 30 pontos de Hamilton são uma grande desvantagem, mas a chave para o sucesso pode ser apenas não perder a calma. Com pistas que parecem favorecer o carro italiano, Vettel tem uma sequência determinante daqui pra frente, onde precisa encontrar seu ritmo e não errar mais. Certamente, seja com Räikkönen ou Leclerc, a Ferrari vai usar do jogo de equipe para priorizar o alemão e conseguir o que precisa. Vettel chegou no limite dos seus créditos, é agora ou nunca!


Seguindo com a corrida, um interessante duelo estava ganhando forma: Kimi Räikkönen e Lewis Hamilton estavam só, duelando pela liderança da prova. O finlandês vinha de um excelente fim de semana, coroado com a pole no sábado, enquanto o inglês buscava outro resultado inimaginável para as flechas de prata. Mesmo com um carro mais rápido, Kimi não conseguia escapar da pressão de Lewis, e passou todo o primeiro stint de prova sendo apertado pela Mercedes #44. Pouco antes da metade da corrida, a Ferrari chamou Räikkönen para os boxes, tentando antecipar o undercut da Mercedes. Porém, nada feito! O time alemão não chamou Lewis, que seguiu na pista mantendo um ritmo ok e tornando real a possibilidade de vitória.

Nesse ponto, outro momento importante da corrida. A Mercedes tardou em chamar Hamilton, esperando chuva ou um possível SC que o ajudasse. Quando o inglês voltou dos boxes, a distância para Kimi já era grande, porém o finlandês tinha outro problema pela frente: Valtteri Bottas. O #77 não tinha parado, e a decisão da Mercedes em segurá-lo na pista causou polêmica, afinal mais uma vez Valtteri sacrificou sua corrida para auxiliar Hamilton. Obviamente, não é o mais belo dos cenários esportivamente falando, porém não há muito o que questionar! Bottas não venceria a corrida de jeito nenhum, enquanto Hamilton tinha reais chances contra Kimi, afinal seus pneus macios estavam em muito melhor estado. Decisão acertada do time prata, que colocou Lewis à uma manobra de mais uma façanha em 2018.

E a ultrapassagem veio, na curva 1 e com muita categoria, sem forçar os pneus. Com pouco menos de 10 voltas para o final, Lewis se via na liderança do GP em território inimigo, com o principal rival lutando para diminuir o prejuízo. Sem dúvida, o cenário dos sonhos para o britânico. É claro que o improvável já ajudou Hamilton em algumas circunstâncias: o toque entre Vettel e Max na China, que levou Seb para o oitavo lugar; e a chuva na qualificação da Hungria são exemplos disso. Mas se temos que parabenizar Lewis por algo é a consistência e a capacidade de aproveitar os erros do adversário. Das 13 corridas que terminou, somente em duas delas acabou fora do pódio! Sem se afobar ou cometer erros sob pressão, Hamilton faz um campeonato digno de campeão do mundo, enquanto Seb parece ter amadurecido muito pouco nesses quase 4 anos de Ferrari.

Olhando um pouco para o meio do grid, destaque para Romain Grosjean, melhor do resto nesse domingo. O francês levou a Haas a um interessante sexto lugar, e já se aproxima do companheiro Kevin Magnussen no mundial de pilotos. Logo atrás, as duas Force India completaram em sétimo e oitavo lugares, Com Ocon à frente de Pérez. Um sinal de que o único problema do time rosa era mesmo a falta de dinheiro, algo que parece sanado com a chegada de Lawrence Stroll. Pena que o Ocon tenha que sair, mas é o preço que a equipe teve que pagar pela própria sobrevivência. Substituto do francês, Lance Stroll aproveitou-se do motor Mercedes para somar mais um pontinho no campeonato, apenas o quinto da limitada Williams. Ao menos Lance vem batendo o novato Sirotkin, porém ainda tem muito o que provar para sair da sombra do dinheiro do pai.

Ainda antes do fim da prova, outra manobra que causou discussão: a fechada de Max Verstappen sobre Valtteri Bottas. O holandês praticamente ignorou o movimento que Bottas fez na entrada da curva 1, tomando o traçado normal de pista e enchendo a roda da Mercedes #77, quase acabando com a corrida de ambos. Max acabou punido com 5 segundos, o que o relegou da terceira para a quinta posição. Vejo o incidente da mesma forma que os comissários, com Max desrespeitando as regras ao não notar a presença de Valtteri e tomar o traçado normal, consequentemente não dando espaço para o finlandês. Punição justa, por mais que não seja bacana ver a direção de prova interferindo no pódio.

Nas próximas voltas, nada mudou e Lewis Hamilton confirmou sua quinta vitória no traçado italiano, com Räikkönen em segundo e Bottas herdando o terceiro lugar de Verstappen. Vettel ainda alcançou o quarto lugar, somando 12 pontos importantes na luta pelo título.

Hamilton agora lidera o campeonato de pilotos com 256 pontos contra 226 de Vettel. Em terceiro, Räikkönen aparece com 164 contra 159 de Bottas. Verstappen se aproveitou de mais um abandono de Ricciardo para aumentar a vantagem no quinto lugar, enquanto Hülkenberg segue como o melhor do resto.

Nos construtores, a Mercedes leva agora 25 pontos de vantagem sobre a Ferrari (415 a 390), enquanto o sexto lugar de Grosjean levou a Haas ao quarto lugar, empatada com a Renault! Uma briga que vai esquentar muito até o fim do ano... Um pouco mais atrás, a Force India segue sua retomada e já ultrapassou a Sauber, assumindo a oitava posição.

Confira como ficou a classificação do GP da Itália:


Por hoje é só! Espero vocês daqui a duas semanas para o GP de Cingapura. Até lá!!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours