Amigos e amantes do Calcio! Finalmente estamos de volta para mais uma temporada, em meio a uma tragédia terrível em Gênova, o desabamento da Ponte Morandi, que totalizou a perda de 43 vidas, o adiamento das partidas das equipes da cidade é algo muito pequeno em meio a imensa dor que tomou conta do povo italiano e enfim, de todos que tenham humanidade.

No nosso espectro, há algo desportivamente e jornalisticamente trágico, até o presente momento, nenhuma emissora Brasileira acertou a compra dos direitos televisivos da competição, se a IMG está errada em encarecer o preço, se as TVs subestimam a Série A, a meu ver essa discussão que sempre existe de quem é o culpado está errada, há que solucionar o problema, que se dane quem seja o culpado.

Falando de bola rolando, dos principais favoritos que entraram em campo, nesta rodada marcada pela emoção nas homenagens, vimos os principais favoritos com muita dificuldade, três deles vencendo: Juve, Napoli (este em confronto ante outro grande, a Lazio) e Roma, já a Inter, com péssimo futebol, acabou dominada e merecidamente derrotada pelo Sassuolo. Vamos claro falar dos jogos, mas como sempre em todo início de temporada, de como as equipes tratadas no texto chegam para a temporada.


Chievo 2 x 3 Juventus

O mundo parou para ver a estreia de CR7 na Série A Itália com a camisa da Juve, mas, como em outras estreias, o português não marcou gol mesmo atuando efetivamente como centroavante da equipe (o que a menos a mim é questionável, mas disso a gente fala depois), o time enfrentou muitas dificuldades, mas na bacia das almas, conseguiu bater o Chievo fora de casa pra começar bem. 

Parecia que o jogo seria "fácil", com a Vecchia Signora abrindo o placar logo aos três minutos, falta pela direita sobre Cuadrado, que Pjanic levantou pra área com a maestria de sempre, Chiellini ajeitou no segundo pau para a bela batida de prima de Khedira. As melhores oportunidades que se seguiram foram claro, dos visitantes, que procuravam, evidentemente, muito Cristiano Ronaldo, que finalizou rente a trave em jogada individual de Cuadrado e fez menção de virar uma bicicleta sem êxito, ela sobrou na entrada da área para Douglas Costa pegar bonito e ela passar perto do ângulo. 

No entanto, quem chegou ao gol foi o time da casa, cruzamento da esquerda do experiente Giaccherini que encontrou entre os zagueiros o centroavante Stepinski que testou fora do alcance do compatriota polonês Szczesny para empatar aos 38 minutos. 

No começo da etapa final uma bomba da entrada da área do gajo foi defendida com os pés por Sorrentino. A virada do time da casa viria em penal, aos 10, João Cancelo contratado junto ao Valência e deixando a rival Inter cometeu pênalti tolo em Giaccherini, que deslocou totalmente o goleiro para virar a partida. Em desvantagem no placar, Cristiano passou a chamar mais o jogo, caindo pela ponta esquerda (que fatalmente é algo que ainda pode fazer e muito bem) e criou boas possibilidades por ali, mas o empate veio mesmo na bola parada, após escanteio, Bonucci comemorou, mas quem desvia para o gol é Bani, contra. 

Na pressão a polêmica da partida, Douglas Costa passa pela marcação pela esquerda e cruza, Cristiano sofre a carga por trás, mas toca com o braço na bola, que sobra para Mandzukic vindo do banco mandar pra rede, mas vendo o VAR, o árbitro marca a mão do português, uma das interpretações válidas do lance. Mas a pressão seguiu nos acréscimos e desta vez foi Alex Sandro chamado na primeira convocação pós-copa de Tite (clique) quem atormentou o lado direito da defesa gialla para tocar para Bernardeschi ser o heroi da tarde e garantir os três pontos inaugurais para a equipe bianconeri. 


Sobre a Juventus, já falamos muito sobre Cristiano e o impacto de ver Buffon com outra camisa europeia (clique), mas é muito interessante ver o quão cirúrgico foi o mercado, Szczesny naturalmente começa titular, mas tem um Perin apenas esperando qualquer eventualidade, a volta de Bonucci não é algo que agrade muito pela forma com que saiu, mas tecnicamente pode voltar a demonstrar a qualidade que não demonstrou no Milan. Além de aquisições cirúrgicas, a perda de Lichtsteiner foi reposta com muita qualidade por João Cancelo, Spinazzola foi muito bem na Atalanta e retorna de empréstimo e olho em Moise Kean, bom jogador de apenas 18 anos que fez boa temporada, apesar da queda com o Hellas Verona. 

Chievo também teve alguns reforços, mantendo a base, destacando as chegadas de Obi e Djordjevic, é um time que já mostrou que assim como nas temporadas anteriores, será uma pedra no sapato, sobretudo em seus domínios. 


Lazio 1 x 2 Napoli 

Logo na primeira rodada um grande jogo e de virada, o Napoli acabou levando a melhor dentro do Olímpico no início de uma nova era com Carlo Ancelotti, para insatisfação do torcedor laziale. 

O jogo começou morno, mas uma pintura o esquentou aos 25 minutos, lançamento magnífico de Acerbi encontrando Immobile que com um drible tira Koulibaly e Mário Rui da jogada pra finalizar, golaço. 

Depois de ficar atrás no placar, o Napoli cresceu na partida e criou possibilidades, até chegar ao empate com Milik que após cobrança de escanteio estava no lugar onde o centroavante tem de estar para pegar o rebote do goleiro Strakosha, porém o juiz anulou devido a falta de Koulibaly em Radu, para muita reclamação de Ancelotti. A pressão se intensificou no entanto e Milik seguia tentando, primeiro recebeu grande passe de Insgine e parou no goleiro albano, mas já nos acréscimos não deu pra segurar, mais uma vez Insigne pela esquerda com belo passe encontrando no segundo pau Callejón, que de prima achou no centro Milik para desta vez ninguém anular.

O Napoli voltou pressão total e virou o jogo aos 13 minutos, Hysaj lançou pra área, Allan (alô Tite) ajeitou e o craque do jogo Insigne surgiu livre para fuzilar. Depois disso a Lazio criou possibilidades para empatar, a maior delas com Acerbi testando escanteio na trave, mas a vitória foi mesmo para Nápoles. 


Vejam, o Napoli não teve reforços expressivos, mesmo no gol, onde contratou Ospina e o titular na estreia Karnezis, são nomes que podem ser ditos como reforços de expressão. Mas a base já existente é muito forte e coloca o time na briga, claro que a perda de Jorginho para o Chelsea, que ao lado de Allan fazia uma fantástica dupla é sentida, mas no primeiro jogo contra um grande adversário, Zielinski e o próprio Hamsik preencheram bem essa lacuna, o time conseguirá se virar sem o ítalo-Brasileiro. Verdi é um jogador interessante que chegou para a composição de grupo, mais duas reposições com Fábian Ruiz que chegou do Bétis e Malcuit lateral que chega do Lille para a direita, em tudo que se especulou na janela, é pouco, preocupa a questão de Milik, que apesar de ser muito bom, se lesiona muito, mas competitivo o time é, deve brigar novamente pelo título e novamente vejamos na hora que precisar do elenco. 

Este foi o clássico das torcidas insatisfeitas com (a falta de) reforços, o torcedor da Lazio está bastante desconfiado com a pouca ação no mercado da equipe, desconfiado da defesa, da falta de outra reposição além de Caicedo para Immobile, é um time que manteve a base, logo deve manter-se competitivo, a questão é o desequilíbrio entre setores, uns com maior número de peças, outros com baixa reposição. Nesta partida em particular o excesso de precaução defensiva atrapalhou, pois Cáceres nem marcou na segunda linha, muito menos impediu que na inversão, as costas de seu lado estivessem abertas. A grande aquisição da janela laziale foi Joaquin Correa que chega do Sevilla e deve ser titular, outra boa contratação foi de Acerbi, bom zagueiro, Berisha que chega do Red Bull Salzburg também qualifica o elenco. 


Torino 0 x 1 Roma 

O gol da vitória no fim, em um jogo fraco da Roma foi de Dzeko, mas o destaque vai para Justin Kluivert, que já chega com o pé na porta no Calcio. 

Foi um primeiro tempo de domínio giallorossi, com algumas possibilidades criadas, parando na trave e em Sirigu, em rápido contragolpe parou na trave também o Torino, na finalização de Tomás Rincón após rápida trama com Iago Falque. 

Falque que na etapa final teria gol anulado após consulta de VAR detectar impedimento na jogada de seu gol. O jogo caminhava para o fim com empate sem gols, quando Kluivert, que veio do banco, fez grande jogada individual e cruzou para encontrar Dzeko livre para garantir importantes pontos, ainda mais numa partida inaugural, que não foi das melhores. 

De uma coisa Monchi não pode ser acusado no mercado Romanista, ele arriscou, contratou Pastore, que é um risco grande, teve a questão Malcom (clique) que poderia jogar no lado oposto dessa grande contratação que eu cravo, será titular que é o Kluivert, tirou Marcano do Porto. É verdade que o time perdeu Nainggolan para a Inter, lucrou com a ida de Alisson para o Liverpool e trouxe Olsen, de boa jornada na Copa pela Suécia, mas a parte o início, é um time que tem muito para ao menos manter o nível, mesmo sem o belga. 

O Torino teve um mercado muito interessante, além de contratar pra compor grupo o zagueiro ex-Galo Bremer, trouxe dois nomes muito interessantes, Roberto Soriano e Simone Zaza, o primeiro fatalmente será titular, a ver a questão Belotti, será que o time cogita perder? Será que podem jogar juntos? A ver. 


Sassuolo 1 x 0 Internazionale

Quem acompanha o Calcio sabe que o retrospecto recente da Inter ante o Sassuolo é péssimo, são sete derrotas nos últimos oito jogos. A parte de ser o primeiro jogo, assustou a inoperância do time, uma pessoa que não conhecesse futebol, diria que o time da casa é melhor tecnicamente que a Inter, tal maneira se desenrolou a partida. 

O Sassuolo no início se impôs realmente, pressionou a Inter em busca do gol, sem grandes chances, mas com bom volume. Quando o jogo começava a se equilibrar, lambança, caquinha, pênalti tolo de Miranda em Di Francesco, que Berardi não desperdiçou. Nos minutos que sucederam o gol a Inter até tentou pressionar, mas logo arrefeceu e o maior perigo passaram a ser os contragolpes do time da casa. 

A entrada de Perisic no intervalo (e sabe-se lá por que foi banco) no lugar do Brasileiro Dalbert, abrindo o time deu mais qualidade a Inter e as principais chances saíram de seus pés, a maior delas em jogada pela ponta e cruzamento para Icardi que perdeu embaixo do gol. Mesmo com as entradas do novo contratado Baldé e de Karamoh, a inspiração era pouca e no final a sensação que se tinha é que o resultado era justo e poderia ter sido maior. 


Apesar do início ruim, a Internazionale teve um bom mercado, contratando Vrsaljko, tirando De Vrij da Lazio e Nainggolan da Roma, trazendo Keita Baldé e Politano estreante sem lei do ex e mantendo a base, é um time que pode vir a ser muito competitivo, trabalhou no mercado para isso, apesar de nomes de maior peso especulados não terem chegado, agora é com Spalletti. 

No calciomercato o Sassuolo mostrou que deseja fazer uma temporada novamente boa, trouxe Prince Boateng para reger o time (parece que quer jogar sério), pegou Locatelli emprestado do Milan, trouxe Djuricic, o promissor Boga, bastante elogiado por aqueles que o acompanharam na base do Chelsea, poderemos ver de novo aquele Sassuolo indigesto dos tempos de Di Francesco, agora com De Zerbi, que dentro do que podia fez um bom trabalho com o Benevento na temporada passada. 



Demais Resultados

Parma 2 x 2 Udinese
Empoli 2 x 0 Cagliari
Bologna 0 x 1 SPAL 
Atalanta 4 x 0 Frosinone 





Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: AFP e Getty


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours