Amigos e adeptos! Enfim estamos de volta para acompanharmos mais uma época do futebol em Portugal, com maior ênfase á Liga Portugal, onde neste primeiro texto como fazemos todos os anos já na nossa cobertura da Série A Itália (clique) e desde que nos propomos a atender todos os povos que falam português, na cobertura da liga da terra matriz. Vamos juntos então com os principais jogos e abaixo deles, a análise das equipes.


Benfica 3 x 2 Vitória de Guimarães

Na abertura do campeonato na última sexta (10) uma grande exibição de Pizzi com três gols na primeira parte que faziam crer que a vitória seria fácil, mas quase os visitantes complicaram na parte final. 

O primeiro saiu aos 10, após falha na saída de bola dos visitantes, o garoto que subiu ao time profissional nesta temporada Gedson Fernandes de apenas 19 anos e natural de São Tomé e Príncipe (mas que joga na base da Seleção Portuguesa) arrancou e cruzou para a área, nova falha da defesa ao afastar e Pizzi completou para as redes. Instantes depois o Benfica teve a chance de ampliar em penalidade, mas Facundo Ferreyra que chegou do Shakhtar Donestk parou na defesa do experiente guarda-redes Brasileiro Douglas que salvou na sobra mais uma vez, assim como os defensores na terceira chance do lance, grande momento

Antes ainda de ampliar o placar, o Vitória teve grande chance de igualar o confronto, com falha na saída benfiquista e a finalização de João Teixeira belamente defendida pelo novo contratado da baliza da equipe, o greco-alemão Vlachodimos, que chegou junto ao Panathinaikos, na sobra Boyd parou na baliza. O Benfica fez o segundo aos 30 em grande trama pela direita com Sálvio, que culminou com o passe de André Almeida para Pizzi concluir para o gol. Já a jogada do terceiro foi entre Cervi e Grimaldo, conclusa sem chance de defesa por Pizzi aos 38 minutos. 

Crendo que o resultado já era suficiente e já num ritmo menor visando a partida de volta do playoff pela Champions League na próxima terça ante o Fenerbahce (a equipe fez a vantagem mínima de 1 x 0 em casa e viaja a Turquia) o ritmo foi bastante diminuído por parte do Benfica, o que permitiu ao time de Guimarães crescer na partida e criar oportunidades, incomodando o guarda-redes. Aos 31 minutos o primeiro gol dos visitantes, boa jogada pela esquerda e o Brasileiro Davidson, que apesar de carioca foi revelado e atuou no Brasil por clubes da região nordeste e chegou vindo do Desp. Chaves, rolou para André que regressa ao clube após atuar pelo Porto, girar bonito para o gol. Cinco minutos depois em contragolpe foi dele o passe para o gol do colombiano Celis que veio do banco. Mas então o Benfica reorganizou-se e conseguiu garantir a vitória nos mais de dez minutos que restaram de jogo. 

Vejam, mesmo com o crescimento do Vitória de Guimarães na parte final não é um desempenho que assusta ante o contexto já apresentado. O Benfica tem como grande "reforço" a manutenção de seus principais jogadores, o principal dele sendo Jonas que foi envolvido em especulações sobre o futebol Árabe e até mesmo sobre uma volta ao Brasil, então mesmo ainda sem condições de jogo este é um grande reforço, mas também chegaram contratações importantes como as citadas, Vlachodimos chega para trazer segurança a baliza benfiquista após muitos questionamentos em relação a Varela, me parece faltar ainda mais experiência no gol, poderiam ter ido atrás de um nome de maior rodagem, mas ainda assim foi um bom reforço e Ferreyra é um grande atacante e vai certamente ser até mais útil ao elenco do que foi Raúl Jimenez, agora no Wolverhampton. Em resumo, é um Benfica que chega sim em condições de duelar pelo título. 

Em relação ao Vitória, na época passada a equipe viveu algumas turbulências, mas parece chegar forte, teve o retorno como já dito de André, teve a vinda de Ola John do Benfica, o retorno de Boyd nomes que já figuram entre os 11 e podem levar o time de Guimarães a novamente brigar por Europa League, que tem sido a briga da equipe nas últimas épocas. 


Porto 5 x 0 Desportivo Chaves

Também jogando em seus domínios, o atual campeão Porto foi completamente dominante em relação ao Desp. Chaves, uma goleada para marcar posição como força que vai em busca do título. 

Os Dragões foram dominantes desde o começo, aos sete Aboubakar ganhou da defesa e embaixo do gol cabeceou por cima, mas aos 13 não houve jeito, o Brasileiro Otávio revelado no Inter ganhou na ponta esquerda do centroavante armênio Ghazarian que "ajudava" a defesa e falhou tremendamente, a bola foi lançada por baixo para a área e Aboubakar não perdoou, limpou a marcação e finalizou.

Aos 19 grande jogada, onde Aboubakar  foi deixado livre, com o gol vazio a sua frente por Otávio em grande movimentação agora pelo outro lado para fazer o segundo. Depois sucederam-se várias grandes oportunidades perdidas, o domínio portista era total, o terceiro saiu apenas aos 44, agora Aboubakar serviu na tabela com Brahimi, que finalizou após grande jogada individual. 

Na parte final mais domínio, mais chances desperdiçadas pelo Porto, o quarto gol veio aos 25 minutos em erro horrendo do Brasileiro Bruno Gallo ao tentar a invertida de bola, Jesus Corona que veio do banco na vaga de André Pereira arrancou para finalizar para a rede. Aos 34, com o auxílio do VAR, João Teixeira que tinha acabado de entrar acabou expulso, após entrar por cima em Sérgio Oliveira, desatino bem punido pela arbitragem. Sairia ainda perto do fim o quinto gol, com bela jogada até o cruzamento de Maxi Pereira, Sérgio tentou a bicicleta e a bola sobrou para Marius atacante de 20 anos natural de Chade e que chega diretamente do futebol camaronês, cabecear e rebolar na comemoração. 

Vejam, adversário a parte, foi uma atuação esplêndida do Porto, aqui no Brasil diríamos que o Desp. Chaves "não viu a cor da bola" Casillas que substitui Jose Sá nem foi exigido na partida. O mesmo dito para o rival Benfica vale para o Porto, o maior reforço foi a manutenção da base vencedora. Os Dragões porém adquiriram junto ao São Paulo o polivalente Eder Militão, que não estava ainda relacionado para esta partida, mas que pode contribuir muito para o elenco. 

Já em relação ao Desp. Chaves, mostrou fragilidade, o objetivo para esta época é o mesmo da passada, permanecer na elite. A campanha na época passada superou a expectativa, foi muito boa, vejamos se conseguem algo próximo, o primeiro jogo não foi um indicativo disso. 


Moreirense 1 x 3 Sporting

Já o Sporting depois de todo o entrevero após a invasão e o fim da Era Bruno de Carvalho no clube, que agora é presidido por Sousa Cintra, a equipe que conseguiu manter relativa base, estreou fora de casa no acanhado estádio de Moreira de Cónegos e conseguiu o resultado positivo. 

Os donos da casa abriram o placar aos cinco minutos de jogo com Heriberto Tavares que livre na segunda baliza recebeu o cruzamento de João Aurélio e tocou para vencer o agora (ao menos por enquanto) titular Romain Salin. A igualdade veio dez minutos depois, Ristovski avançou pela direita e tocou para dentro da área, onde estava Bruno Fernandes, que passou pela marcação e fez belo gol. O Sporting poderia ter ficado a frente já aos 24 minutos, mas Dost inacreditavelmente perdeu embaixo do gol em bola aérea. Dez minutos depois foi a vez de Salin fazer grande defesa em bola lançada para Chiquinho. 

A parte final teve o mesmo cenário, Sporting superior, mas o time da casa assustava e fazia também Salin trabalhar, foram duas oportunidades seguidas após os vinte minutos, onde o guarda-redes teve de fazer boas defesas. Porém, aos 27 o cabo-verdiano Jovane Cabral foi derrubado na área por Heriberto Tavares, o artilheiro Dost não desperdiçou a cobrança. A tranquilidade definitiva veio nos acréscimos, quando Bruno Fernandes deu um passe fantástico encontrando Dost nas costas da defesa, na cara do Brasileiro Jhonatan Luiz, para encobri-lo e assim garantir a vitória. 

Vejam, eu tenho de reportar e sobretudo comentar a realidade, muitos imaginaram que ocorreria uma verdadeira debandada do Sporting após os incidentes do final da temporada passada, ainda mais quando o grande ídolo da equipe, Rui Patrício se coloca como decidido a sair. Mas felizmente as atitudes corretas foram tomadas, a diretoria mudou como já dito, José Peseiro é o comandante e a manutenção de toda a base praticamente, destaque para Bruno Fernandes que é diferenciado e para Dost que é um artilheiro de primeira classe fazem com que a equipe siga muito competitiva. 

Vejamos se Nani que retorna consegue ainda atuar em alto nível, vejamos como ficará o gol da equipe, Salin foi bem, mas chegaram dois outros guarda-redes, o italiano Emiliano Viviano, experiente, 32 anos, dois anos mais jovem que o francês e acredite o torcedor do São Paulo se quiser, ele mesmo, Renan Ribeiro, que fez apesar do rebaixamento uma grande temporada no Estoril e tem agora essa chance, opções Peseiro tem de sobra e em nível similar, não são um Rui Patrício, mas o Sporting é maior que um atleta com certeza. 

Sobre o Moreirense, fez bom jogo dentro de suas limitações e mais uma vez vai usar sua casa como grande arma para tentar fugir do descenso, tal qual na temporada passada onde lutou muito e obteve exito, o objetivo segue o mesmo. 


Braga 4 x 2 Nacional

O Braga também mostrou força em casa, com show da dupla Ricardo Horta (que perdeu a companhia do irmão que foi para a MLS) e do Brasileiro Dyego Souza que foram os nomes da vitória bracarense ante o Nacional. 

Logo aos 3 minutos, Fransérgio descolou belo passe para Dyego Sousa abrir o placar. O Nacional chegou ao empate com o nome da sua equipe na partida, o hondurenho Bryan Rochez cobrou pênalti no ângulo aos 22 para empatar a partida. Mas menos de dez minutos depois em lindo lance individual, novamente Dyego colocou a equipe da casa na frente em vacilo na saída de bola da defesa do Nacional. Mas valente, aos 37 o Nacional chegou novamente ao empate, cruzamento venenoso de Vitor Gonçalves, o guarda-redes Brasileiro Matheus falha e Diogo Coelho ajeitou para novamente Rochez marcar. O Braga teve chance de passar a frente ainda na primeira parte, mas parou em Daniel também Brasileiro. 

Mas o controle bracarense do jogo foi estabelecido na parte final, logo aos dois minutos, jogada de Dyego para Ricardo Horta girar para o gol.  O Braga apertava, Daniel aparecia, mas aos 26 não houve jeito, Diogo Figueiras foi lançado e dentro da área ajeitou para a finalização de Ricardo Horta que definiu o jogo. Depois do quarto gol só deu Braga e foram ao menos mais cinco grandes oportunidades, onde Daniel Guimarães parou o ataque da equipe da casa e fez grande defesa, boa atuação. 

E o Braga é isto, uma equipe muito bem comandada por Abel Ferreira, que apesar de perder um titular como André Horta, manteve a base do elenco e segue na luta por incomodar os três maiores e luta na quinta para garantir vaga na fase de grupos da Europa League ante os ucranianos do Zorya, com quem empataram fora de casa em 1 x 1 na ida. 

O Nacional por sua vez mostrou qualidades, vem da LigaPro (Série B) na temporada passada, mas não é time de ficar subindo e descendo, que possa se estabelecer na elite nesta temporada. 



Demais Resultados

Vitória de Setubal 2 x 0 Desportivo das Aves
Tondela 0 x 1 Belenenses
Marítimo 1 x 0 Santa Clara
Feirense 2 x 0 Rio Ave
Portimonense 0 x 2 Boavista 




Quais as expectativas de vocês para esta época? Opinem! 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Imagens: AFP, EFE e Kapta+



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours