Reuters
Salve, pessoal, que sufoco! Vamos repercutir a classificação da seleção brasileira para as quartas de final da Copa do Mundo de 2018. A classificação veio com uma vitória diante da valente seleção mexicana pelo placar de 2x0, mas o jogo foi uma verdadeira "novela mexicana". Sofrimento, angústia, sufoco, etc. Mas no final, o Brasil se classificou, sendo pontualmente decisivo no ataque e contou com um zagueiro muito iluminado atrás: sabe quem? Fique com a gente!

Tite mandou a campo a seleção escalada com Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda, Filipe Luís, Casemiro, Paulinho, Willian, Philippe Coutinho, Neymar, Gabriel Jesus. A primeira chegada foi do México com Lozano carimbando a defesa brasileira. Neymar respondeu em sequência para defesa do "encapetado" Ochoa. Mas quem mandou na primeira etapa até os 30 minutos foi praticamente a seleção mexicana: Hernández não aproveitou boa bola de Vela e Alisson ficou com ela. Em outro ataque, Alisson saiu mal, mas havia sido marcada irregularidade no lance. Aos 33 minutos, Gabriel Jesus faz boa jogada e ele, Ochoa, apareceu de novo para defender. Coutinho teve outra oportunidade mas acabou finalizando em cima da marcação mexicana.

Veio a segunda etapa e nada de modificações. Dessa vez o Brasil começou melhor com Coutinho exigindo boa intervenção de Ochoa mais uma vez. Em sequência, Gallardo recebeu a bola na frente do gol e mandou por cima. Willian, criticado até então, resolveu aparecer. Neymar conduziu bem a bola pelo meio da intermediária, pela marcação mexicana e rolou para Willian. O camisa 17 prosseguiu na jogada, saindo da direita, indo para a esquerda e só rolou no meio da pequena área para Neymar cutucar a bola para dentro do gol. Começava a novela mexicana para os mexicanos.

Reuters
Willian não se cansou depois da bela jogada para o gol. Começou a costurar a defesa mexicana e ainda arrancou um amarelo para Herrera. Aos 13 minutos, Paulinho aparecendo de surpresa chutou para mais uma intervenção importante de Ochoa. Willian agora partiu do lado direito do campo em direção a área e chutou para o arqueiro mexicano interceptar a redonda mais uma vez. Aos 23 minutos, Gabriel Jesus tem seu chute travado, mas mesmo assim a bola passou muito perto do gol mexicano.

Bem verdade que o México melhorou muito seu futebol. Mas melhorou a arte de bater fora do lance também e o tal do VAR foi seletivo. Layun pisou em Neymar fora do campo (que fez um drama exagerado também), mas poderiam tomar outras medidas. Herrera parou ao menos dois ataques do Brasil em lances que poderiam lhe render o segundo amarelo, mas o juiz italiano estava comendo uma verdadeira lasanha durante o jogo. Tite vendo o time cair de rendimento fisicamente coloca Fernandinho no lugar de Paulinho. Aos 40 minutos, Philippe Coutinho, cansado, deu lugar a Roberto Firmino (sim, Firmino e Jesus podem jogar juntos). E quem diria! Neymar faz boa jogada pelo lado direito após receber passe de Fernandinho e rola para Firmino empurrar para o gol. Era o fim do drama brasileiro. E final triste para a novela mexicana. Fim de papo!

Reuters
Brasil sofreu na primeira etapa. Muitas críticas ao Fagner, mas vale lembrar que tecnicamente falando, não temos muitas opções para a lateral direita, visto que Dani Alves e Danilo estão lesionados. Fagner está se esforçando e merece apoio da torcida brasileira. Primeira etapa em que o Brasil sofreu com as duas laterais: nem mesmo Filipe Luís conseguia sair do campo. Pelo meio, o México adiantou a marcação e bloqueou a saída com Paulinho e Casemiro, o que dificultava até mesmo a armação de contragolpes da seleção brasileira. Quando o México "cansou", o Brasil começou a exigir do Ochoa que fez mais uma brilhante partida diante da seleção brasileira. O cronista está comprando pomada para queimadura na língua e nos dedos, pois hoje foi mais uma partida MONSTRUOSA de Thiago Silva! Está literalmente queimando línguas e dedos depois de 2014. Que continue assim mesmo! O treinador do México, Juan Carlos Osorio, abriu o time para a segunda etapa acreditando friamente na vitória, mas Willian deu as caras, chamou a responsa e foi importantíssimo, visto que Coutinho não estava em seus melhores dias. Idem para Neymar! Não fez aquela partida plástica que se espera dele, mas apareceu em momentos cruciais e decisivos: incisividade (certo, Tite?). Firmino entrou sendo decisivo, cabe uma vaga de titular? Aqui vem sendo defendido isso, mas cabe ao treinador, por mais que o Jesus tenha seu bom papel tático.

Próximo jogo do Brasil será sexta feira diante do vencedor de Japão x Bélgica. provavelmente será a famosa geração belga. Lateral direita tem sido nosso ponto fraco, mas cada jogo é um jogo e é preciso saber jogar cada um. Quando o México sentiu aquele gosto de estar melhor na partida, o Brasil matou. É por aí. Bélgica prega ofensividade, etc, e cabe ao Brasil não ter a famosa "Coragem do Felipão" de 2014. Saber jogar cada jogo. Se superar. Por enquanto, está dando certo. Mas olho nessa lateral direita. Casemiro está suspenso para o próximo jogo e fará falta. Cabe a Tite escolher entre Renato Augusto ou Fernandinho.

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours