Salve, amigos! Hoje o assunto nos Jovens Cronistas é futebol amador. Sim! Em novembro do ano que passou (2017) tivemos a terceira Copa 4-3-3-SP e neste sábado (28) tivemos a quarta edição. Uma edição especial, em parceria com o Blog 4-3-3 e com o Appito, que contou com participantes de diversas localidades do país como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás. Foi um mega evento realizado na Arena Fut 7 do Nacional da Barra Funda-SP, em comemoração aos 100 mil seguidores da página do Blog 4-3-3. E como foi toda essa peleja? Já aviso aqui: teve campeão invicto, teve time sem perder nenhum jogo em duas Copas, teve até fotógrafo! Agradeço desde já ao fotógrafo Edson Guedes. Bom, vamos aos jogos.

Fase de Grupos

A Copa 4-3-3 100K contou com dois grupos de quatro equipes. Grupo A com Dedesportivo La Coruña (campeão da edição anterior), Ji Sung Park the Bus, Goestozinhos no Azeite e Baile de Monique. Já o Grupo B contou com o Uruguaianazes, Shakhtar dos Lek, La Casa de Chapéu e Al-Cool. Detalhe que para esta Copa havia sido convidado o freestyler Luis Henrique Blanco, o "Lucaneta", mas não pôde comparecer, dando a vaga no time do Ji Sung para Tulinho, filho do Túlio Maravilha. Mas então... quem se classificou? Como foram os jogos? Siga com a gente!

Grupo A

O jogo de abertura foi Dedesportivo La Coruña x Baile de Monique. Favorito ao jogo, Dedesportivo encontrou um pouco de dificuldade no começo e o Baile só se defendia. Caique, do Baile, exigiu uma pequena intervenção de Carrazza. Mas de resto, só deu Dedesportivo. Dedé (que dá nome ao time) abriu o marcador. Igor Schmitz e Eduardo trataram de deixar o placar por 4x0 em uma boa estreia.

Eduardo (amarelo) ganha de Caique (preto). Foto: Edson Guedes
No outro jogo, Ji Sung Park the Bus e Goestozinhos fizeram um duelo de equipes fortes e favoritas à disputa da classificação com o Dedesportivo. Quem se deu melhor foi a equipe de Ji Sung que contou com dois gols e a equipe do Goestozinhos apenas descontou com Giovanni Rubinatti. 

Na segunda rodada, Dedesportivo mediu forças diante do Ji Sung, o que foi um jogo bem truncado. Vale ressaltar que Carrazza (goleiro do Dedesportivo) e Igor Oliveira (goleiro do Ji Sung) saíram ilesos deste 0x0. Mas vale frisar que Igor precisou fazer uma belíssima defesa no contrapé na finalização de Alexsandro do La Coruña. 0x0.

Favoritismo não ganha jogo. Isso vale até para futebol amador. Baile de Monique precisava jogar a vida diante do Goestozinhos e vice versa. Machucados pela derrota na partida anterior, o Baile jogou um pouco mais fechado para dificultar a ação do Goestozinhos. Por incrível que pareça, o Baile, dentro de todas suas limitações, superou o adversário melhor no papel. Era o fim do sonho para o Goestozinhos e uma esperança para o Baile, comandado por Bruno Ferreira (foto).

Bruno em ação pelo Baile de Monique. Foto: Edson Guedes
Na última rodada do Grupo A, Dedesportivo passou com tranquilidade 3x0 sobre o Goestozinhos, mas o jogo que valeu a classificação terminou melhor para a equipe do Ji Sung. Bem que o Baile complicou. Segurou até onde pôde. Mas faltando pouco menos de cinco minutos para terminar o jogo, o Baile desandou e o Ji Sung conseguiu o placar de 3x0, se classificando em segundo lugar. Deste grupo, passaram Dedesportivo em primeiro, Ji Sung Park the Bus em segundo.

Grupo B

Antecipo aqui que apenas um time teve vida tranquila no Grupo B: Uruguaianazes. De resto, foi emoção até o fim quando o assunto foi classificação. A abertura deste grupo foi com La Casa de Chapéu comandada por Dejair Brito contra Al-Cool comandado por Jabson Souza (Jabs), artilheiro da edição anterior da Copa 4-3-3. O resultado foi de 1x1.

Dejair (à esquerda) pelo La Casa de Chapéu. Foto: Edson Guedes
Jabson em ação pelo Al-Cool. Foto: Edson Guedes
 O resultado de 1x1 deixava caminho parcialmente aberto para quem vencesse o jogo seguinte entre Uruguaianazes e Shakhtar dos Lek. Fato que o Uruguaianazes era favorito ante o Shakhtar, mas no começo, algo assustou. Felipe Miranda, conhecido como "Sócrates" pela sua aparência física com o ex-jogador do Corinthians, travou uma dura dividida com o goleiro do Uruguaianazes Ailson. O jogador precisou até de atendimento dentro da quadra, mas depois conseguiu seguir na partida. O Uruguaianazes saiu vitorioso pelo placar de 2x0, gols de Durante e João.

Durante comemora primeiro gol do Uruguaianazes. Foto: Edson Guedes
A rodada seguinte ficou marcada pelo empate 0x0 entre Shakhtar dos Lek e La Casa de Chapéu. Resultado que complicava as duas equipes. Mas o Uruguaianazes confirmava seu favoritismo e contou com doblete de Douglas Ponte para vencer o Al-Cool também pelo placar de 2x0. O Al-Cool estava se complicando de vez na Copa.

A última rodada foi recheada de emoções. O Shakhtar com a classificação perigando enfrentou o Al-Cool que precisava vencer a todo custo também. O time Dos Lek venceu pelo placar de 2x0, mas não dependia apenas deles próprios. O La Casa de Chapéu não podia vencer a equipe do Uruguaianazes. O jogo começou com 1x1 e bem aberto. Mas o time de Douglas Ponte fez logo 3x1 o que parecia tranquilizar a felicidade da turma dos Lek. Mas não, La Casa chegou a igualar o marcador por 3x3 e quase tirou o gostinho da classificação. Quase. Uruguaianazes passou em primeiro, Shakhtar em segundo.

Segue a tabela completa da fase de grupos:


Semifinal: Dedesportivo La Coruña 1 (2)x(3) 1 Shakhtar dos Lek

Pois é. Dizem que em mata-mata o favoritismo não vence. Exatamente o que aconteceu. Dedesportivo veio com a melhor campanha, sem tomar gols, etc., e o Shakhtar "comendo pelas beiradas", classificando no sufoco, o que dava a entender que o Dedesportivo era o favorito. Até era quando Igor abriu o marcador para o então campeão da edição passada. Mas em uma saída de bola errada, Mateus Ponte foi interceptado, Jhuan não parou a bola e ela foi chutada, mascada, mas o suficiente para sobrar para Felipe Parra empurrar para dentro para fazer o 1x1, quebrar a cleansheet do La Coruña e levar para os penais.

Nas cobranças, Edu abriu o placar para o La Coruña ao deslocar o goleiro Colomé. Em seguida, Will bateu no meio enquanto Carrazza caiu para a esquerda. No penal seguinte, Igor Schmitz até deslocou Colomé, mas a bola foi por cima. Ramon bateu alto, um pouco para a direita, mesmo com Carrazza voando certo, a bola entrou. Nas últimas penalidades, Alexsandro converteu para o Dedesportivo. Parra bateu rasteiro, no canto direito. Carrazza pulou certo, mas a bola bateu na trave e morreu na rede. Era o fim do sonho do Bi para o La Coruña.

Shakhtar dos Lek comemorando passagem para a final. Foto: Edson Guedes.
Detalhe que o La Coruña deixou a Copa 4-3-3 sem perder um jogo. Somando as duas Copas que disputou foram 9 vitórias, 2 empates e 0 derrotas. Ao todo, 23 gols marcados e apenas 4 sofridos. Uma pena, mas o esporte tem dessas. Méritos para o Shakhtar que foi para a decisão.

Semifinal: Uruguaianazes 1 (0)x(1) 1 Ji Sung Park the Bus

Uruguaianazes era um dos times mais fortes da Copa. Por outro lado, o Ji-Sung já havia mostrado forças no grupo em que se classificou, batendo de frente com favoritos à taça. Fato é que o time do Grupo B saiu na frente do marcador com gol do Vinícius Novaes (conhecido como "Belga"). Mas quando tudo caminhava para a classificação da equipe, Marcos Monte pegou rebote de cabeça e marcou um belo gol de empate para a equipe do Ji Sung. Eram penais mais uma vez.

Se na outra semifinal as equipes foram bem nas penalidades, desta vez, não pode se dizer o mesmo. Tulinho abriu o marcador para a equipe do Ji Sung. Sim, pelo placar do subtítulo vocês já devem ter percebido: os demais batedores erraram TODOS. Destaque para o goleiro Igor Oliveira que defendeu uma cobrança e para Douglas que desperdiçou a última do Uruguaianazes. Ji Sung caminhou para a decisão diante do Shakhtar dos Lek.

Douglas e Ailson (Uruguaianazes) antes das cobranças. Foto: Edson Guedes
Final: Ji Sung Park the Bus 0 (3)x(1) 0 Shakhtar dos Lek

Uma final que durante o tempo normal foi um pouco decepcionante. Praticamente nenhum goleiro foi exigido, tanto Colomé do Shakhtar quanto Igor do Ji Sung. A decisão foi encaminhada para as penalidades mais uma vez.

Se todo grande time tem que começar por um grande goleiro, o Ji Sung contou com essa máxima. Igor Oliveira apareceu para brilhar na decisão de penais. Pelo Ji Sung, Tulinho, Lucas Lopes (Lulo) e Marcos Monte apareceram para converter as três cobranças e dar o título à equipe. Pelo Shakhtar, Will desperdiçou uma cobrança o que comprometeu a equipe que ficou com o vice. De qualquer forma, o Ji Sung foi campeão invicto com segundo melhor ataque e defesa, melhor jogador da Copa e artilheiro também. Isso é assunto para o que vem a seguir: premiações!

Ji Sung Park the Bus campeão! Foto: Edson Guedes

Premiações

A Comissão organizadora da Copa 4-3-3 100K se reuniu no final para definir as seguintes premiações: melhor da Copa, garçom (mais assistências), melhor defensor e melhor goleiro. Vamos passar um por um.

Melhores da Copa

No caso, houve uma divisão pela parceria do Appito. Pela Copa em si, o melhor eleito foi Tulinho Maravilha que foi bem em todos os jogos mesmo. Como premiação do Appito, o outro melhor da Copa foi Marcos Monte, também da equipe do Ji Sung Park the Bus.

Tulinho recebendo o troféu de David. Foto: Edson Guedes.
Marcos Monte e a chuteira do Appito. Foto: Edson Guedes.
Melhor goleiro

Quem vos está escrevendo fazia parte da comissão organizadora e será dita uma coisa aqui: essa foi unanimidade na escolha. Esse goleiro brilhou demais tanto no tempo corrido, quanto nas penalidades e, acima de tudo terminou campeão. Foi bastante exigido e estava lá para corresponder, portanto, vai o melhor goleiro para Igor Oliveira do Ji Sung Park the Bus.

Igor Oliveira recebe troféu de melhor goleiro de Rodrigo Schmitz (melhor da edição anterior). Foto: Edson Guedes.
Melhor defensor e garçom

O melhor defensor brilhou. Foi incisivo na retaguarda do Dedesportivo La Coruña e ajudou demais a equipe a sair com um número muito baixo de gols sofridos. Igor Schmitz, o cara do setor defensivo, ainda apareceu bem na frente para deixar seus gols. Quem disse que zagueiro tem apenas que defender? Já o garçom foi Eduardo, com quatro assistências ao todo. Melhor jogador da edição anterior, desta vez brilhou como garçom, servindo seus companheiros e ajudando nas campanhas do Dedesportivo.

Eduardo e Igor com suas premiações. Foto: Edson Guedes.
Seleção da Copa

Como toda boa Copa, sempre haverá a seleção dos melhores. Ficou assim:

Igor Oliveira (Ji Sung Park the Bus)
Igor Schmitz (Dedesportivo La Coruña)
Marcos Monte (Ji Sung Park the Bus)
Sócrates (Shakhtar dos Lek)
Eduardo (Dedesportivo La Coruña)
Tulinho (Ji Sung Park the Bus)
Lulo (Ji Sung Park the Bus)

Agradecimentos:

O agradecimento vai para toda a comissão organizadora: Douglas Ponte e Michael Gavião pela logística e parte financeira. Vai mais um agradecimento a David Fernandes que correu atrás das premiações, valores, etc.

Quero agradecer também ao fotógrafo Edson Guedes pela colaboração e fotos que ficaram sensacionais. Além disso ao pessoal que hospedou a turma que veio de fora de São Paulo prestigiar o evento.

Agradeço também aos chefes do Blog 4-3-3 Andrew Sousa, Renan Castro, Leonardo Tudela, Pedro Gautério, Leonny, entre muitos que sem eles esse evento não teria sido possível. Muito obrigado a todos pela colaboração e que venham mais eventos como esse. Novembro é logo ali!

Partcicipantes da Copa 4-3-3 100K. Foto: Edson Guedes

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours