Amigos! Amantes do Calcio Italiano e torcedores da Vecchia Signora. O calciomercato ainda não está a plenos vapores, em meio a um processo de transição de dono, o Milan acerta reforços a custo zero, a Internazionale assinou com Nainggolan, incertezas nos demais grandes, mas um movimento certamente causou grande impacto no futebol Italiano e mundial, a confirmação da transferência de Cristiano Ronaldo para a Juve, após nove temporadas de sucesso no Real Madrid, falaremos sobre os impactos disso no time e claro, na visibilidade do campeonato como um todo


Vejam, CR há algumas temporadas flertava com a saída do Real, foi vinculado várias vezes ao PSG (que ironia) como possível reforço. No final da atual temporada, após vencer o título pistolou no pós-jogo, não garantindo que seguiria no ex-clube, escancarando seu desejo de sair. Duas coisas então me ocorreram, primeiro o feeling de que dessa vez Perez não contornaria a situação e ele deixaria o Real. Segundo, seu fosse dirigente do clube merengue facilitaria sua saída, nem o momento de comemoração foi respeitado, já não havia clima.

Eis que o PSG novamente era o maior cogitado, até que há poucos dias, estoura a notícia de que com cifras exorbitantes (e eu não vou entrar em valores, pois isso é uma crônica e não uma reportagem) a Juventus, que assistia aliás seu grande ídolo ir para o próprio PSG sob a justificativa de "ter chance de vencer a Champions League", era colocada no páreo pelo gajo. Depois surge a lembrança da emoção de Ronaldo ao ser aplaudido pelos bianconeri após golaço pelo Real Madrid, crescem os rumores, faz-se vídeo promocional e depois se tira do Ar, até que já não era possível negar o acordo e o próprio Real Madrid anunciou antes mesmo do atleta e da Juventus.


Falando de campo e bola, é evidente que haverá ganho, a Juve está contratando nada menos que o Melhor do Mundo. O patamar cresce, há que ver se CR será centralizado na vaga de Higuain ou atuará pelo lado esquerdo do campo encostando em um centroavante. Uma coisa porém precisa ser observada, a Juve é evidentemente um time extraordinário, não a toa tem a dominância no futebol Italiano, mas nessa cobertura que faço, há cinco anos neste projeto e mais tantos outros noutros, sempre observei que faltava o diferencial no time, o cara pra quebrar a marcação, pra decidir em uma jogada, com isso, aliado a coletividade e a qualidade tática que o time tem demonstrado nesses anos de dominância, será muito difícil bater, até mesmo na desejada Champions. É isso que Cristiano precisa ser, o diferencial do time, mas não com o time subvertendo a tática coletiva pra jogar pra ele, se assim for, pode até atrapalhar, a força da Juve é coletiva, CR7 tem de ser "apenas" o elemento diferencial, e que diferencial.


No aspecto das coisas que envolvem o futebol fora do campo e bola, é claro que as atenções serão revertidas ao futebol Italiano e ao clube sobretudo, o número de seguidores no twitter oficial do clube já cresceu consideravelmente, mas há que separar as coisas. Primeiro que o clube já tinha, tem e terá uma torcida enorme com ou sem Cristiano, o clube já era gigantesco e essa chegada não muda em nada o tamanho em si do clube, muda a projeção mundial.

Tiro o Brasil por exemplo, a comunidade de torcedores no Brasil já era significativa, os fan-twitters do clube (a quem os administra eu mando um abraço) já tinham bom público e interação fiel, então, se irão surgir novos "bianconeri desde criancinha" é um movimento natural pelo tamanho que tem Cristiano Ronaldo, mas isso não pode ser confundido como um clube que não tinha torcida e tradição e agora cresce "do nada" com a chegada de Cristiano, tenham certeza, babacas farão essa ilação e ela tem de ser veementemente desconstruída e ridicularizada.

Ainda sob esse aspecto, falando agora da cobertura do Calcio Italiano, evidentemente ela vai crescer, vai aparecer novos fan-twitters, dezenas de sites e blogs, TVs interessadas em novo contrato, a TIM talvez queira correndo retomar o contrato que expirou com a Série A, enfim, mas eu cubro em veículos de mídia (sites/blogs) o Italiano desde 2002 e foi o primeiro campeonato europeu que acompanhei. Portanto aqui, neste projeto, nada muda, o foco nos grandes clubes da Itália será o mesmo que marca nossa cobertura com fiel público desde 2013, quando este projeto entrou no Ar.


Como disse mais acima, é uma ironia grande Buffon ter trocado a Juve onde é simbolo, pelo PSG, com o objetivo de vencer a Champions, ainda mais agora com a chegada de Cristiano.

A mim que acompanhei a minha vida toda o Calcio Italiano, é muito estranho ver Buffon com a camisa de outro grande clube europeu. Quando Buffon anunciou que deixaria a Juve, mas não exatamente pararia, eu imaginei uma China, uma Arábia, os EUA, mas ir pra um clube (hoje) de ponta, em que pode até enfrentar seu ex-clube de tantas temporadas, me causa espanto, estranheza e até alguma amargura enormes. Mas Buffon é um lord, é inteligentíssimo, sabe o que está fazendo. Parecem não ter ficado agruras em relação ao torcedor bianconeri, tal qual parecem não ter ficado em relação a Cristiano nos madrilenhos, resta desejar a ele sorte e lamentar não mais comentar suas defesas e sua liderança em campos italianos.


Uma grande temporada se avizinha, com um fato novo extraordinário. Esperamos que os demais grandes clubes busquem também se reforçar e que a próxima temporada será um grande espetáculo, até para se adequar a esse aumento de repercussão que o futebol Italiano vai ganhar. Vem muita "concorrência" por aqui, mas quem nos acompanha sabe que de futebol Italiano a gente entende, são anos de estrada, nada muda para nós e estamos prontos a receber o grande público de novos tiffosi que aí vem.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: Montagem internet, Reuters. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours