A tarde deste domingo foi marcada pelo jogo de vida ou morte para Polônia e Colômbia pelo grupo H

O pré-jogo foi marcado pelas diversas mudanças em ambos os times, os polacos decidiram mudar o esquema tático partindo para o 3-4-3 tentando dar munição ao craque Lewandowski, os colombianos confiantes na sua forma de jogo optaram apesar pela substituição de peças, Murillo que teve atuação abaixo do esperado, Mina foi o zagueiro escolhido, a outra alteração foi o meio atacante Izquierdo para a entrada de James Rodríguez.

O jogo começou tenso e muito disputado, muitas divididas e erros de passe, com a evolução do jogo o futebol apresentado foi melhorando e a Colômbia tomou conta do jogo e imprimiu seu ritmo, deixando o jogo quente e fazendo o esquema polonês ir afundando pouco a pouco.


Aos 30 minutos o drama colombiano continuou e uma alteração foi obrigatória o volante Aguillar se contundiu e Uribe entrou no jogo, o ritmo não foi afetado com a mudança, diversas chances foram criadas pelos sul americanos, mas o ultimo passe não entrava e os poloneses cada vez mais retrancados por não conseguirem ir ao ataque.

Escanteio aos 40 minutos, Cuadrado espertamente cobrou para James, um passe pra Quintero que enfiou uma bola precisa na lateral direita da área e mesmo James com um tapa preciso colocou a bola na cabeça de Yerry Mina que com faro de zagueiro artilheiro tirou o primeiro zero do placar e a Frost Free que cada jogador colombiano carregava nas costas.




A segunda etapa começou com uma Polônia mais contundente em campo, com toque de bola rápido tentando confundir a marcação colombiana, Lewa viu a oportunidade de ser mais requisitado no jogo, mas seus companheiros não conseguiam acertar o último passe talvez por afobação ou por falta de técnica, na única bola que chegou clara de um lançamento Lewandowski foi barrado pela barriga de Ospina que amorteceu o chute do artilheiro.
Emoção do primeiro gol  em copa do mundo depois de 5 anos de luta

Os polacos cometeram um erro fatal, deixaram o meio campo Quintero sem marcação, foi ele quem mandou os europeus para o fundo do poço quando em um passe espetacular achou Falcão Garcia livre entre a linha de 3 homens, ai meu amigo artilheiro nato meteu um  “trei dedo na bola ala Gerson” tirando de Szczesny e aumentando a vantagem  dos amarelos na partida, brincadeiras a parte foi um lance de muita emoção, pois foi o primeiro gol de Falcão em copas do mundo e pode significar a volta do craque as suas grandes performances.

O tilt tomou conta dos poloneses que atordoados viram James fazer bela jogada pelo lado esquerdo da intermediaria e dar um belo passe novamente entre os três zagueiros encontrando Cuadrado livre, leve e solto para o mano a mano com o goleiro, um chute colocado sem chances colocou os Colombianos na briga por uma vaga novamente na próxima fase.

O jogo foi entrando em sua reta final, fluindo de forma tranquila para os sul-americanos, novas chances de gol foram criadas, mas agora sem muita precisão, os polacos sentiram o golpe fatal, o terceiro gol selou o destino “Vamos no próximo expresso para Varsóvia”, o time não conseguiu se achar em campo, alterações realizadas pelo técnico Adam Nawalka foram inúteis, aliás o comandante demorou muito para perceber que o esquema tático foi ineficaz.

O isolamento foi gritante, você é mais do que esse time merece
E o Lewa como ficou? Pobre Robert ficou atordoado tentou desesperadamente buscar a bola fora da área resolver com seu talento, porém jogar sozinho é complicado, ninguém apareceu pra receber, ninguém infiltrou no espaço que ele conseguiu encontrar, pedia aos céus para que uns de seus companheiros de Bayern brotasse do chão com a camisa branca e shorts vermelho...




Talvez a expectativa fosse exagerada na Polônia que não estava em nível de ser tão cogitada ao favoritismo, existe uma grande limitação técnica no time, não foi o melhor momento vivido por Blaszczykowski  e Zielinski,os dois únicos homens que poderiam dar repertório ao artilheiro Lewandowski.

O que matou de fato o time hoje foi a loucura do técnico Nawalka inspirada em Sampaoli de mudar o esquema do time, 3 zagueiros contra os pontas colombianos foi suicídio, os dois alas que fizeram a tentativa de colocar o time com uma postura ofensiva acabaram se tornando laterais devido a forte pressão que o time adversário, fazer que esses caras corressem mais da metade do campo sem ser a característica dos jogadores que exerciam a função foi algo imperdoável na tática do futebol, o resultado está ai com os três gols sofridos e o desempenhos pífio do time.


Pékerman,a mente por trás do sucesso colombiano


Por sua vez méritos do José Pékerman que confiou em todo seu trabalho e entendeu que o jogo contra o Japão foi uma fatalidade, treinou essa semana e colocou o time nos eixos, deu a moral necessária para que Quintero jogasse a partida e fosse o melhor jogador em campo, podemos esperar uma nova Colômbia de hoje em diante, o futebol bem jogado está voltando gradativamente e vai surpreender muito os adversários nesta fase de grupos e provavelmente nas oitavas de final do torneio.







Curta nossa página: Jovens Cronistas (Clique)




Imagens: Reuters, AFP




Compartilhe:

Victor Ricardo

Apaixonado por esporte. Adoro ler,assistir e escrever. Minha maior satisfação é levar conhecimento sobre o futebol para você, meu caro amigo. Curta o nosso trabalho e estou à disposição para qualquer dúvida, elogio ou crítica. Forte abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours