Amigos! Estamos de volta após a brilhante análise do companheiro Mario Magalhães da vitória de Portugal ante Marrocos (clique), chegamos com um jogo morno e de pouquíssima qualidade, mas dada a fragilidade do adversário, acabou classificando o Uruguai para a fase de Oitavas, com vitória garantida no gol deste aí, o Freddy Mercury do Barça Suarez, vitória por 1 x 0 que acabou despachando a seleção da Arábia Saudita e com isso definindo as classificações de Rússia, a anfitriã e do próprio time de Tabarez, que se enfrentam pelo primeiro lugar do grupo na rodada final, com nossa cobertura, claro


O jogo começou com um cenário que já vimos no duelo ante o Egito, se repetiu e tende a se repetir até o fim da participação da equipe na competição (que não deve ser tão longa, sinceramente), um time que vive da tática bola em Suarez e Cavani, algumas oportunidades ofensivas foram criadas dessa maneira, com o time tendo minimamente mais posse de bola, mas mostrando até menos organização no meio que a Arábia, porém o gol saiu cedo, eram apenas 22 minutos de jogo, quando na cobrança de escanteio do pretendido pelo Santos, camisa 5 Sánchez, apareceu ele, El Pistolero para aproveitar falha na saída de gol do arqueiro Al-Owais, que substituiu o goleiro titular da estreia Al-Maiouf e completar para a rede, marcando seu gol 52, no centésimo jogo com a camisa uruguaia.

Depois disso, a Arábia teve algumas chegadas boas ao ataque, com aquela organização na transição no meio que chegamos a ver na primeira parte do duelo da estreia, mas sem qualquer qualidade pra finalizar, fez falta o artilheiro das eliminatórias asiáticas, camisa 10 Al-Sahlawi que também foi punido com o banco por determinação da federação árabe, após a derrota ante a Rússia.


Na etapa final, o Uruguai seguia perdendo em volume de jogo no meio para o time saudita, com isso, o treinador uruguaio resolveu mexer, tirando os inoperantes Vecino e Cebola Rodriguez, para as entradas de Torreira e do bom lateral e ponta do Genoa, o camisa 17 Laxalt. Um lance é sintomático, Cavani preparando jogada para finalização de Sánchez que perde. É isso, no meio pra frente, quem tem qualidade no time uruguaio são os dois atacantes, que tem de preparar a jogada sempre, ou pra si mesmos, ou pra quem chega de trás.

Cavani teve duas oportunidades para fazer o seu primeiro gol na competição, primeiro desviando chute de Torreira e ela passando caprichosamente, depois em jogada individual bem defendida por Al-Owais, que pegou redondo essa. No fim o time uruguaio segurou o resultado ante um já cansado adversário.


Duas vitórias pela contagem mínima, classificação garantida na segunda rodada, ok. Mas o desempenho uruguaio é no meu entendimento péssimo, um time sem absolutamente nenhuma qualidade no meio, a ligação é direta e como já dito, os atacantes (que são muito acima da média) tem de fazer tudo, tem de criar e é um jogo muito feio, muito desagradável de se assistir. Se tu tira do time estes dois caras, a impressão é que a Arábia Saudita mede forças com o Uruguai, horrível.

Uma pena para os jogadores e o povo da Arábia, mas o time além das próprias limitações é muito mal administrado, a Federação anunciou que "puniria" três jogadores pela derrota ante a Rússia, como se fosse deles a responsabilidade pela inferior qualidade da equipe e acabou punindo o time, tirando o goleiro titular e o artilheiro do time da partida que ratificou a eliminação da equipe. O time já é ruim e eles não se ajudam, péssimos. Pizzi certamente será demitido, essa é a peculiar postura deles, mas se tivessem um pouco de senso crítico, colocariam também o cargo á disposição.


Já pensando na fase eliminatória e voltando a falar deste Uruguai, o duelo ante a Rússia será decisivo, o meio russo tem mais qualidade, na empolgação, se o Uruguai não ficar esperto pode amargar a derrota, mesmo com dois zagueiros e dois atacantes acima da média. E o cenário que se apresenta para as Oitavas é ruim, Portugal tem também problemas importantes no meio e a Espanha toma conta do meio campo co com muita maestria. Creio que em ambos os jogos, ao menos o Uruguai vai jogar do jeito que gosta, se fechando e esticando para os dois atacantes, sem a necessidade de criar efetivamente,que foi a rande dificuldade nestes dois jogos iniciais da competição.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: Reuters. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours