É amigos! Pensaram que na maior cobertura independente da Copa, não teria texto no dia da "folga" de jogos? Pensaram errado, aqui é trabalho meus filhos! E trabalhamos no nosso quadro especial, falando hoje sobre cada um dos confrontos das Oitavas de final, sem pitonismo, o que vamos fazer é tentar analisar com a coerência que buscamos sempre, quem são os favoritos e quais as nuances dos confrontos, vamos juntos!


França x Argentina - Começamos com o duelo que abre (apesar da na tabela ser o segundo jogo) esta fase de Oitavas, com uma Argentina que não me surpreendeu em nada em seu pífio desempenho, um time não se faz com apenas um, dois ou três jogadores, cujo se dá a bola neles sem qualquer planejamento e sem esquema tático, sem defesa, sem nada. Um time se faz na qualidade coletiva, para que o talento individual, que no caso é Messi, possa desequilibrar.

Ah Garcia, então pra ti a França é favorita? Sim, é! Mas não com a margem que se imaginava antes do início desta Copa, a França esteve longe de jogar o que futebol que nós e todos esperavam, o que nos fez e a alguns outros, colocá-los junto a Alemanha (tchau) e a própria Seleção Brasileira na primeira prateleira do favoritismo para o título, longe disso, é um time que também apresenta um quase nulo jogo coletivo, apesar de ter passado sem dificuldades por seu fraco grupo.

Dito isto, o parecer para este duelo é de que sim, a seleção comandada por Deschamps é evidentemente favorita, por ter mais time, mas tem de apresentar isso em campo e não pode permitir a Argentina acordar, afinal, já na Copa passada estavam muito mal e foram até a final, quase surpreendendo a Alemanha (tchau).


Uruguai x Portugal - Outro confronto fortíssimo e controverso. Eu tenho feito críticas duras ao Uruguai, no que diz respeito a completa ausência de qualquer coisa parecida com o que se pode chamar de criação no meio campo, é um time que tem dois zagueiros fantásticos e dois atacantes extra série, mas apenas isso, o esquema se resume em "dar a bola na dupla de ataque e eles que se virem". Claro que isso não me agrada.

A meia portuguesa é um pouco melhor, mas não muito e fora o grande craque Cristiano Ronaldo, individualmente os jogadores não vivem seu melhor momento. É muito equilibrado, no coletivo eu até apostaria mais em Portugal, mas o Uruguai tem dois atacantes que podem decidir, uma zaga fortíssima e certamente deixará a bola com Portugal para tentar os contragolpes, confronto igual que será decidido nas individualidades.


Espanha x Rússia - O confronto que abre o domingo de Oitavas tem um claro favoritismo espanhol, houveram os "comentaristas de resultados" que questionaram o desempenho da Espanha ante Irã e principalmente Marrocos, mas a equipe jogou bem ambas as partidas não fugindo a seu estilo de jogo, é que enfrentou adversários bem armados, aguerridos e perigosos, que estivessem em outro grupo certamente teriam aumentadas as chances de classificação, a Espanha segue credenciada a ir longe na Copa.

Já a Rússia expôs suas fraquezas no duelo ante o Uruguai, tem uma defesa fragilíssima, onde a Espanha pode fazer a festa, os resultados dos dois primeiros jogos ante uma Arábia ingênua defensivamente e com pouca força física e um Egito de um baleado Salah enganaram, mas a realidade como já dissemos aqui, caiu como uma ducha de água fria nos anfitriões.


Croácia x Dinamarca - Este é outro confronto com um favoritismo muito claro, eu esperava um pouco mais da Dinamarca, apesar de crer que no grupo, tanto Peru quanto a Austrália tinham chances. Eriksen está muito sozinho e o meio campo deve ser dominado pelos Croatas, que aí podem decidir e avançar para as Quartas.


Brasil x México - Enfim chegamos ao desafio Brasileiro ante o selecionado mexicano. Vejam, muitos estão SE ILUDINDO com a derrota do time de Osorio frente a Suécia, acho que não é por aí que a banda toca e outra vez entraram em ação os "comentaristas de resultado" e não do que é o jogo. Futebol não é "2 + 2", o México teve quase 70% de posse de bola nesta partida e perdeu no jogo de força física, contragolpe e precisão sueca, ou seja, perdeu o jogo em características que não são as nossas. Então a comparação beira a estupidez.

Há duas alternativas para os mexicanos ante o Brasil, o jogo de trocação franca, onde podemos levar vantagem, ou o jogo taticamente mais inteligente, dando a bola para o nosso time e buscando explorar os nossos erros, se jogarem assim, podem realmente impor dificuldades importantes para o selecionado Brasileiro, embora claro, eu creia muito na classificação de Tite e seus comandados. Mas com um adendo, é preciso que o Brasil jogue mais coletivamente, esse jogo de "dar a bola em Neymar" ante um adversário bem armado defensivamente não vai funcionar.


Bélgica x Japão - Um confronto que no meu entender é ao lado do duelo que envolve a Espanha, o mais desequilibrado dessas Oitavas, salvo algo inexplicável, que a galera (eu não gosto disso) costuma chamar de amarelada ou pipocada, não dá pra crer na zebra, ainda mais ante a postura lamentável do Japão na partida final do grupo, onde o time parou de jogar futebol, esperando que a Colômbia não sofresse gol de Senegal, uma postura patética, que não combina com a esportividade e disciplina japonesas.

Em a Bélgica sendo assim tão favorita (claro, é futebol, tudo pode acontecer, mas...) eu me permito até já falar das Quartas (vai ter especial das Quartas também galera). Vejam, eu não gostei nada da estreia belga, me parecia um time muito desunido, com talentos individuais querendo jogar apenas pra si, bola longa em excesso, pouca colaboração coletiva. Mas nas duas partidas finais, tanto titulares como reservas jogaram como equipe, coletivamente, os talentos individuais assim apareceram com naturalidade a grande força foi demonstrada. Fora a falta de tradição de chegada, falando de jogo jogado, a manter tal desempenho e o Brasil a manter o desempenho da primeira fase, não é possível tecnicamente falando atribuir favoritismo ao Brasil no duelo.


Suécia x Suíça - Joguinho maravilhoso, quase estou arrependido de ter torcido contra a Alemanha (tchau). Mas falando sério, o consolo é que o confronto é equilibrado, o time vermelho é mais técnico, vai ter de propor o jogo e a Suécia então vai jogar como gosta e como jogou contra o México, buscando explorar o contragolpe com força e velocidade, leve favoritismo suíço, mas tudo pode acontecer.


Colômbia x Inglaterra - Encerrando as Oitavas com um duelo interessantíssimo entre estas duas seleções, a inglesa não me inspira confiança, apesar de ter bons nomes ofensivamente. A Colômbia se recente de não ter James Rodriguez nas suas melhores condições físicas, mas Quintero o tem suprido bem e Cuadrado tem muita qualidade, Falcão Garcia é um cara que pode decidir, assim como Mina na bola parada. Desagradou também a postura da Colômbia no jogo final de seu grupo, mas jogando a vera pode sim ter status de favoritos ante os ingleses, time ainda muito cru e com escassas peças de reposição no meio, como vimos na derrota ante a Bélgica. 



Agora é a vez de vocês, opinem, discordem, apontem. Respeitosamente, o nosso intuito é o debate! Pra vocês, quem passa? Quem está melhor na Copa em cada confronto? A bola é de vocês! 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours