Amigos e amantes do Calcio! Depois de algumas rodadas de ausência por questões de força maior estamos de volta e na rodada certa, com grandes vitórias dos postulantes a Champions, frustração Milanista e o grande desfecho do clássico que reabriu totalmente a luta pelo título, encerrando com chave de ouro a rodada.

SPAL 0 x 3 Roma

As vésperas de uma grande decisão pela Champions League, a Roma tinha pela frente uma SPAL em boa sequência de recuperação na competição, mas conseguiu uma vitória com autoridade para dar ainda mais confiança para o duelo ante o Liverpool. 

Os giallorossi dominaram a partida desde o início, com o adversário buscando os contragolpes. Porém estes são também especialidade da equipe Romanista, aproveitando vacilo da defesa adversária para que Strootmann e Pellegrini tabelassem e na jogada em velocidade o camisa 7 rolou pra dentro e antes da finalização do holandês, o zagueiro Vicari (que não é o Bruno) tocou pro fundo da rede.

Depois disso a Roma ampliou o seu domínio, a SPAL tem jogadas rápidas de contragolpe, onde nestas Alisson se portou muito bem quando exigido, até que na etapa final os visitantes ampliassem sua vantagem, logo aos seis minutos, com Nainggolan pegando bonito a sobra de bola na entrada da área, de prima para ampliar. O impeto adversário caiu e a Roma pouco depois ampliou na jogada curta de escanteio onde a bola foi levantada para encontrar Schick que desencantou e fez o gol derradeiro da partida, dai em diante foi administrar a ótima vitória para garantir uma rodada de "folga" na zona de classificação para a próxima Champions.


Milan 0 x 1 Benevento

Era um jogo fundamental para o Milan se consolidar na zona da Europa League, porém mais uma vez tudo deu errado e ante o Benevento o time somou uma derrota, perdendo cinco dos seis pontos que o duelo poderia trazer (ante os quatro somados pelo adversário) em uma partida que escancarou fragilidades ainda claras neste time, que sucumbiu com isso a garra adversária.

Os rossoneri dominaram a partida desde o princípio, mas faltou algo diferente para vencer a defesa adversária e criar reais grandes chances de gols. Aos visitantes ao contrário, foi preciso uma oportunidade para fazer, aos 28 minutos a combinação garra adversária vacilo defensivo permitiu que Viola apertasse e descolasse um passe extraordinário no costado da zaga para encontrar Iemmello que tocou na saída de Donnarumma. O lance foi muito difícil porém o VAR revelou a milimétrica validade do gol, o braço de Iemmello está em posição irregular, mas o braço não faz gol, então a posição era legal.

Depois disso o Milan seguiu tentando, mas padeceu de velhos problemas, que mostraram-se crônicos nesta partida. Na volta do intervalo Gattuso tentou consertar o erro da escalação inicial com a entrada de Suso (o mais diferente deste time) na vaga de Borini, mas o jogo do time da casa era extremamente previsível e desesperador para o torcedor local, de um lado o camisa 8 na sua rotina de cortar pra dentro e tentar bater cruzado, sem êxito desta vez, do outro lado do gramado, um Bonaventura pelo individualismo extremo, trazendo da esquerda pro centro e sem visão nenhuma, facilitando a vida do goleiro adversário com finalizações mal feitas da entrada da área.

Claro que as intenções eram ótimas, mas mais do que isso, é preciso eficiência para conseguir resultados e estas duas jogadinhas de eficientes não tiveram nada. Eis que o Milan tem sua condição de ir para a próxima Europa League numa posição extremamente ameaçada, enquanto o Benevento fez bem o seu papel com muita garra, mantendo uma chance matemática mínima de permanência que talvez nem mesmo a utopia alcance, mas garantindo a estes torcedores e atletas mais uma noite mágica de Série A, mais uma emoção de ser um gigante por 90 minutos.




Lazio 4 x 0 Sampdoria

A Sampdoria vive uma temporada muito difícil e times com organização e qualidade tem passado o carro sobre o time genovês, desta vez foi a Lazio que cumpriu bem o seu papel para manter-se na zona de classificação para a Champions League. 

As jogadas pela esquerda são uma arma fundamental laziale, a abertura do placar veio numa delas, aos 32 minutos na jogada com Lukaku, o lateral Radu levantou para como fosse centroavante Milinkovic-Savic antecipar-se ao marcador para abrir o placar. Dez minutos depois a vantagem aumentou, na cobrança de escanteio de Felipe Anderson, foi a vez de De Vrij antecipar-se a inerte defesa adversária e também mergulhar para fazer o seu. 

Na etapa final o domínio da equipe de Simone Inzaghi foi amplo porém somente perto do fim o placar foi ampliado, aos 40 na jogada de Milinkovic-Savic o artilheiro Immobile completou para o gol. Três minutos depois o artilheiro recebeu de Nani e tocou na saída do goleiro, fazendo o seu segundo e dando números finais a goleada. 


Chievo 1 x 2 Internazionale

Jogando fora de casa, a Inter teve muito trabalho para manter o bom momento, apesar de ainda estar fora da zona de classificação para a Champions League. 

Aproveitando-se de jogar em seus domínios, o Chievo deu muito trabalho nos minutos iniciais da partida. Posteriormente a Inter cresceu na partida por sua melhor qualidade e criou várias chances, sem conseguir abrir o placar, mas Handanovic foi ainda exigido em duas oportunidades do time local antes do intervalo. 

Na etapa final o time nerazzurri voltou decidido a resolver a partida e fez aos quatro minutos após D'Ambrosio aproveitar o rebote de Sorrentino e rolar para a chegada de trás de Icardi, a posição do camisa 33 foi consultada através do VAR, que possibilitou a arbitragem confirmar o gol. O time de Spalletti se manteve em cima e após perder algumas oportunidades chegou ao gol aos 15 minutos em uma jogada muito bem triangulada, Karamoh recebeu na direita e rolou pro meio da área onde Rafinha tocou para Perisic fazer o segundo. 

A Inter seguiu melhor na partida, mas quem diminuiu aos 44 minutos foi o Chievo, na jogada trabalhada e bola enfiada por Birsa para Stepinski tocar na saída do goleiro. Porém o resultado de vitória que mantém as esperanças do time de Milão de voltar a Champions foi garantido.


Juventus 0 x 1 Napoli

No jogo de maior importância do campeonato, muita tensão, clima de final de campeonato, estudo, reviravoltas, todos os ingredientes de uma decisão dura, não foi um jogo aberto, foi um jogo tenso, decisivo entre equipes sim, com nível parecido, apesar do estilo de jogo muito distinto. 

Foram vários os momentos em que pareceu que o placar seria inalterado, mas no fim, surgiu um herói de azul que deu fôlego total a luta pelo título, agora apenas um ponto separa a multicampeã Juve de quem mais tem se aproximado de encerrar sua sequência, o Napoli de Sarri. 

Na etapa inicial um domínio quase estéril dos visitantes, muita posse, muito estudo, o individualismo excessivo que por vezes atrapalha o Napoli foi deixado de lado, mas faltou incomodar muito mais pra quem fazia o jogo da vida e tinha a bola em seus pés na maior parte do tempo. 

Já no segundo tempo muitas variantes, as mudanças de Allegri pareciam ser melhores que as de Sarri, mas não surtiram efeito, o time buscava cada vez mais conservar o resultado, era cada vez mais raro o time descer e quando descia não concluía as jogadas. Por outro lado, não existia uma grande triangulação para penetrar a defesa bianconeri, Buffon passou a ser  mais exigido sim, fez ao menos duas grandes defesas, mas muito mais em finalizações de fora. 

Cada vez mais tudo indicava que seria o empate e o "fracasso" dos Partenopei no jogo e na luta pelo título, o empate manteria as chances matemáticas ainda vivas mas seria mais uma ducha de água fria, ainda mais dadas  as circunstâncias da partida, depois dos 40 a incisividade e a pressão visitantes aumentaram, ainda assim o indicativo era de placar inalterado quando aos 44 minutos, em cobrança de escanteio Callejón levantou para um verdadeiro chute de cabeça de Koulibaly que definiu o placar. Ao fim mais uma linda cena deste final de carreira de Buffon, a grandeza ao parabenizar cada jogador adversário, é um grande homem, independente do que se especule sobre sua visão política.

Agora o campeonato está totalmente em aberto, restando quatro rodadas um ponto apenas os separa e a Juventus tem pela frente em dois destes compromissos nada menos que Roma e Internazionale, equipes que vivem ótimo momento e lutam por coisas grandes ainda. Podemos estar testemunhando a história sendo reescrita, claro que não é nosso papel tomar partido, mas o próprio torcedor da Vecchia Signora imparcialmente falando deve reconhecer que um novo campeão seria interessante para o futebol italiano, para a forma como a liga é vista, para quebrar um paradigma que vem se estabelecendo. 

O resultado foi maravilhoso para o Napoli, a perspectiva que se abriu de titulo, fazer a festa dentro da casa adversária e com um símbolo adversário e do futebol Italiano e mundial reconhecendo e enaltecendo a importância disso, depois a recepção local do torcedor, foi incrível. Porém, tecnicamente falando não foi nenhuma revolução, soluções previsíveis e erradas nas mexidas e a falta de uma triangulação mais efetiva foram o que se viu, será preciso jogar mais e ter mais inteligência na beira do campo para não perder mais pontos e estragar este resultado em confronto direto. 

Pelo lado da Juve a exibição assustou, o time arrastou a partida em casa para não perder e perdeu no fim, o torcedor certamente não gostou nada, não pareceu aquele time que quase (e moralmente) eliminou o Real Madrid, inércia total. Um desempenho apenas suficiente se viu muitas vezes nesta temporada, mas para vencer sobretudo os dois duelos citados, o time terá de jogar no máximo de sua capacidade. 


Demais Resultados

Sassuolo 1 x 0 Fiorentina
Cagliari 0 x 0 Bologna
Atalanta 2 x 1 Torino
Udinese 1 x 2 Crotone
Genoa 3 x 1 Hellas Verona 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: AFP, Getty, EFE e Globoesporte. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours