Amigos e adeptos, tivemos nesta 30ª jornada da Liga Portugal momentos extraordinários, com boas vitórias de Braga e Sporting  abrir e fechar a jornada, mas o grande destaque vai para o clássico na Luz, onde o Benfica tinha a possibilidade de dar um largo passo rumo ao título com resultado de vitória, mas como em enredo de filme, nos instantes finais perdeu ao grande rival Porto, que retomou a liderança, vamos aos jogos.


Paços Ferreira 1 x 5 Braga

Se é difícil sobretudo para as equipes maiores defrontar o Paços Ferreira em seus domínios, o Braga tomou a melhor decisão e também a que mais tem a ver com seu DNA, a de sufocar desde os minutos iniciais.  

Assim o time criou possibilidades nos primeiros minutos dando muito trabalho ao guarda-redes local e conseguindo em uma destas oportunidades um pênalti de João Góis em Paulinho, que culminou na expulsão do defensor do Paços. Porém Paulinho mandou na baliza a cobrança. Mas isto acabou por não fazer falta, oito minutos depois, o faz tudo Raúl Silva levantou da esquerda e achou a conclusão de Wilson Eduardo. Lance que três minutos depois viria a se repetir, desta vez no passe rasteiro, limpar da marcação e finalização precisa do número 7 Bracarense. 

Na parte final a equipe da casa conseguiu diminuir, o Brasileiro Luiz Phelyppe marcou aos 11 minutos e pouco depois o time do Paços teve a chance de igualar o marcador. Foi então o momento em que o Braga sentiu que deveria definir  o jogo e foi o que fez, chegando ao terceiro aos 16 minutos com Ricardo Horta. Dez minutos depois, após cobrança de escanteio de Jefferson, Danilo Silva marcou de cabeça o quarto gol.  Apesar da resistência no início da parte final mesmo cum um a menos, após os dois gols a mais de frente o domínio era total dos visitantes, que perderam mais algumas oportunidades até fazerem o derradeiro gol já nos acréscimos com Dyego Sousa. Bom resultado fora para o Braga dormindo na terceira posição e apesar do placar, demonstrou garra e resistência o Paços, a expulsão nos minutos iniciais prejudicou muito o plano de jogo da equipe.



Benfica 0 x 1 Porto

Foi uma partida de tempos distintos e apesar de durante boa parte do tempo as defesas terem prevalecido sobre as linhas de frente, várias oportunidades foram criadas até o enredo final, de superação para os visitantes e de um sentimento terrível para os mandantes em perder no minuto final e deixar a ponta da competição. 

Na primeira parte o Benfica teve mais finalizações, mas o Porto chegou também com perigo, a chance mais gritante porém foi dos donos da cada no finalizinho, parada por Casillas com maestria, a parte final no entanto, reservaria uma inversão destes papéis. 

Na parte final, os Encarnados passaram a administrar mais a vantagem, enquanto os Dragões aproveitavam-se disso e cresciam, o volume de jogo dos visitantes foi crescendo e quando no minuto final do tempo regulamentar, quando o Benfica já esboçava comemorar a manutenção da vantagem na tabela, veio o gol de muita felicidade de Hector Herrera, no  ângulo de Varela que decretou o resultado final. Nos acréscimos a reclamação de pênalti não marcado para o Benfica, lance difícil, provavelmente a arbitragem entendeu que se buscou o contato para conseguir a marcação, uma das margens válidas de opinião, mas marcar também não seria absurdo, visto que houve de fato o contato.

Frustração dos adeptos na Luz e a mudança de posições na tabela. Nada está ainda decidido, mas é um resultado com efeito motivante para o Porto e com reflexos negativos, por todo o enredo do jogo, para o Benfica. 



Belenenses 3 x 4 Sporting

Foi um jogo com muitas alternativas e variantes, onde o Sporting apesar de alguns erros, os Leões assim como a meio de semana pela Europa League, mais uma vez responderam em campo as duras críticas ao coletivo de jogadores feitas por Bruno de Carvalho, mostraram muito brio e conseguiram a vitória que recolocou isoladamente a equipe no terceiro posto.

Aos três minutos de jogo em bola levantada, a arbitragem enxergou pênalti de Rui Patrício em Yazalde após consultar o VAR. Na cobrança Yebda abriu o marcador para os donos da casa. Mas a resposta veio seis minutos após, em contragolpe com um lançamento espetacular de Bruno Fernandes, que encontrou Dost para igualar a partida. A primeira vantagem Sportinguista no placar veio pouco depois, com mais uma assistência do número 8, desta vez a encontrar Gelson Martins, em mais uma jogada rápida.

A partir de então houveram chances de parte e parte, com o Belenenses imprimindo um ritmo forte em busca da igualdade enquanto seguia com ataques bem tramados o Sporting. Mas o time de Jorge Jesus ampliou após jogada da direita conclusa em posição regular por Acuña aos 40 minutos.

Na parte final porém, esta vantagem sólida acabaria por ruir em um espaço de cinco minutos e os Leões tiveram de novamente buscar a vitória com maior impeto, obtendo sucesso. Aos 19 minutos bela jogada pela esquerda do time azul e o passe para a área encontrando Licá. Depois Acuña cometeu pênalti tolo em Licá, desta vez cobrado por Fredy, igualando o marcador. Mas da mesma forma em que em cinco minutos a vantagem se desfez, foram precisos dez minutos e da forma peculiar ao adversário no jogo, para que se estabelecesse o resultado de vitória para o Sporting. Assim como no de Rui Patrício, outro lance confuso de bola aérea, onde Yebda acabou expulso. Na cobrança, Bruno Fernandes fez o da vitória para o Sporting. Jogo confuso, com erros, mas com muita determinação de ambas as parte em busca da vitória, que foi para os Leões merecidamente.


Demais Resultados

Portimonense 0 x 1 Estoril
Desportivo das Aves 1 x 0 Feirense
Boavista 3 x 3 Chaves
Vitória de Guimarães 1 x 1 Vitória de Setúbal
Marítimo 1 x 1 Moreirense

Rio Ave 1 x 1 Tondela 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: Kapta+ e AFP




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours