Olá fãs da velocidade! Segundo domingo seguido com Fórmula 1, dessa vez no circuito de Shangai, na China. A prova que podia ser a consolidação da excelente fase vivida pela Ferrari, e especialmente por Vettel, acabou como um pesadelo para o alemão. Quem não tem nada a ver com isso foi Daniel Ricciardo: o sorridente australiano teve ainda mais motivos pra sorrir na madrugada desse domingo. Contando com a excelente estratégia da Red Bull, Daniel foi cirúrgico e escalou o pelotão para vencer sua sexta corrida na carreira. Confira tudo o que de melhor rolou no GP chinês na nossa crônica desse fim de semana.

Já na largada, Vettel foi agressivo, fechando o companheiro de equipe Kimi Räikkönen, que partira do segundo lugar. A manobra deu oportunidade para Valtteri Bottas encontrar um espaço do lado de fora da curva e saltar para a segunda posição. Max Verstappen também se aproveitou da perda de ritmo do finlandês, colocando lado a lado e pulando para a terceira posição. Hamilton se manteve em quinto, seguido por Ricciardo.

Ainda nas primeiras voltas, o pelotão de frente estava bem espaçado, sem brigas propriamente ditas. Hamilton sentia dificuldade em se aproximar de Räikkönen, ao passo que Valtteri Bottas também não conseguia pressionar Sebastian Vettel. Porém, o cenário da prova mudaria em breve...

Contrariando as indicações da Pirelli, a Mercedes chamou Hamilton na volta 21 e colocou pneus médios no carro do inglês, deixando clara a intenção de uma fazer apenas parada. Na volta seguinte, foi a vez Bottas trocar para o composto mais duro do fim de semana. Na liderança, Vettel parecia ter as coisas sob controle, porém a Ferrari demorou para responder ao undercut das flechas de prata, e quando o tentou, já era tarde demais. Bottas conseguiu andar rápido o suficiente para voltar poucos metros à frente do alemão e assumir o virtual primeiro lugar a prova (já que Räikkönen seguia sem pit-stops). Mais atrás, Hamilton se aproximava rapidamente de Verstappen, dando pinta de que teríamos uma revanche do ocorrido semana passada, no Bahrein.

Enquanto Hamilton vinha babando pra cima de Max, Bottas tinha que lidar com o atrasado Kimi Räikkönen. Procurando não perder tempo, Valtteri aproveitou da melhor aderência de seus pneus novos para colocar por fora na curva 1 e fazer uma linda ultrapassagem! Kimi tentou dificultar ao máximo, e Vettel procurou se aproveitar da situação, tentando retomar a ponta. Valtteri manteve-se firme no primeiro lugar, não dando espaços ao alemão. Grande manobra de Bottas, possivelmente o destaque da corrida até aí.


Poucas voltas depois, finalmente ocorre o momento-chave que mudaria o destino da prova e desencadearia os lances mais polêmicos do fim de semana. Fazendo uma corrida bem aquém da última prova no Bahrein, a Toro Rosso viu seus dois pilotos se chocarem no hairpin, deixando pedaços e mais pedaços de carro na pista. Sobre o incidente, não há o que discutir: Gasly (que vinha atrás) perdeu a concentração e passou um pouco do ponto de freada. Sem ter pra onde ir, acabou jogando o carro em cima de Hartley, que nada pode fazer. Péssimo fim de semana para o destaque da última corrida. Ainda há um longo caminho para o jovem francês trilhar até se tornar merecedor de um bom cockpit.

Pulando essa discussão, os detritos do incidente acabaram por ocasionar um safety-car, que juntou todo os pilotos na pista. Aí, dois pontos a serem destacados: a agilidade da Red Bull, que chamou rapidamente seus dois pilotos prqa colocarem os pneus macios, e a gafe da Mercedes, que esqueceu de Lewis Hamilton e o deixou na pista com pneus médios usados! O time alemão nunca foi grande estrategista, mas é fato que também nunca precisou contar com esse fator, devido à ampla dominância dos últimos anos. Talvez seja hora de se reinventar, ou pelo menos, se ligar um pouco mais nas ações dentro de pista...

Resultado de imagem para hamilton china 2018Com a parada de Max, Hamilton foi pra terceiro, porém com pneus mais duros e mais velhos, defender-se seria missão quase impossível. Pois bem, quase... Mesmo sendo visivelmente mais veloz, Verstappen não teve a calma que se espera de um futuro campeão mundial, tentando uma ultrapassagem por fora numa sequência de curvas de alta (diferentemente de Bottas, que arriscou nas curvas 1 e 2, notoriamente mais lentas). O resultado foi uma escapada e a perda de posições pra Raikkönen e Ricciardo. À essa altura, o australiano já havia ultrapassado Kimi, e agora à frente de seu companheiro e único piloto em condições iguais, via real e chance de sair com algo a mais de Shangai.


E foi a partir daí que começou o show de Daniel. O primeiro foi Lewis Hamilton, que foi surpreendido no hairpin. Ricciardo retardou a freada com maestria, como de costume, para assumir a terceira posição. Logo depois, Verstappen reencontrou Lewis, e dessa vez foi mais comedido. Colocou por dentro na curva 4 e tomou a posição do inglês sem maiores problemas, como deveria ter feito voltas atrás.

Mesmo com o erro, o holandês seguia mirando Daniel Ricciardo, e acreditando que podia superá-lo. O australiano vinha numa forte escalada, e já na volta 42 ultrapassou Vettel para o segundo lugar! As chances de vitória para a Red Bull pareciam crescer a cada metro, e Max seguia mirando o topo. Porém a ambição custou caro. Num erro muito parecido com o de Pierre Gasly, Max perdeu o ponto de freada no hairpin, e acertou Vettel, fazendo ambos rodarem na pista.

É realmente uma fase muito complicada para o prodígio holandês. Já em seu terceiro ano de equipe, Max não conseguiu passar um fim de semana sem se envolver em incidentes neste ano. Não há dúvidas quanto seu talento e sua velocidade, mas não é só disso que um campeão é feito (vide Rosberg vs. Hamilton em 2016). Ao que parece, Max já colocou sua cabeça no lugar e pediu desculpas a Sebastian. Tudo bem, erros acontecem. O mais importante (inclusive para a carreira do holandês) é o que acontecerá na sequência desse ano. Além de resultados, será interessante analisar o comportamento de Max diante de situações semelhantes como a de hoje. Não é hora de repreender o instinto de Verstappen, mas apenas aprender a como lidar com ele. Muitos jovens com esse estereótipo já passaram pela Fórmula 1, veremos se a carreira de Max toma os rumos de um Grosjean ou de um Hamilton.


Depois da catástrofe provocada por Verstappen, Vettel ficou literalmente sem pneus e não foi páreo para Hülkenberg, caindo ao sétimo lugar. Max foi justamente punido com 10 segundos a serem acrescidos ao seu tempo final de prova, enquanto Hamilton e Raikkönen subiram na classificação. Vindo logo atrás de Max, o finlandês fez a curva por dentro, enquanto Hamilton foi obrigado a desviar dos carros. Kimi subiu ao terceiro lugar, enquanto Hamilton ocupava a quarta posição.

Resultado de imagem para verstappen china 2018
Poucas voltas depois, Max novamente reencontrou Lewis, reassumindo a quarta posição (que de nada adiantava, tendo em conta os 10 segundos de punição). Cabe uma ressalva ao desempenho do inglês: Hamilton teve um fim de semana muito discreto em Shangai. Não superou o companheiro de equipe nos treinos e em nenhum momento da corrida conseguiu aproximar-se de Valtteri. Com exceção do breve período antes do SC, Hamilton pouco pressionou durante a prova, e ao que parece, não sente-se confortável com o bólido. Mesmo com duas exibições um tanto quanto apagadas, Lewis segue poucos pontos atrás de Vettel, e precisa aproveitar o momento para recuperar a boa forma, coisa que Bottas parece estar conseguindo alcançar.

Falando em Bottas, o finlandês era líder da prova, e tinha um determinado Ricciardo em seu cangote. Embalado pelos pneus macios e pelas ultrapassagens anteriores, era certo que Dani viria pra cima, porém não se sabia onde. E foi mesmo na curva 4, onde Max escapou na luta com Hamilton, que Ricciardo ganhou a corrida. Daniel se jogou por dentro, Bottas tentou fechar, mas foi respeitoso e evitou o toque. Com mais aderência, Ricciardo tracionou melhor e contornou perfeitamente a saída da curva para ficar com a primeira posição!


Com pneus velhos, Bottas teve ainda que lidar com a pressão de Räikkönen, que por pouco não tomou o segundo lugar. Vitória surpreendente de Ricciardo, numa exibição que, acima de tudo, eleva muito a moral do australiano dentro da equipe. Rápido, consistente, e cirúrgico nas manobras, Ricciardo viveu um domingo praticamente perfeito, em contraste com o companheiro de time, um tanto quanto irresponsável em suas manobras. Resultado que dá moral para a sequência do campeonato e o coloca numa situação privilegiada vislumbrando a "silly season", já que o contrato do australiano termina neste fim de temporada.

Depois do GP chinês, Vettel viu sua vantagem para Hamilton no Mundial ser reduzida à apenas 9 pontos (54 a 45), com Bottas e até mesmo Ricciardo chegando próximos (40 pontos para o finlandês e 37 para o australiano. Nos construtores, fim de semana ótimo para a Mercedes, que reassume a liderança por um ponto (85 a 84), com a Ferrari na segunda posição. A Red Bull também teve o que comemorar, tomando com vantagem a 3ª posição da McLaren (55 a 28 para os austríacos).


Confira a classificação do GP da China:
Classificação final do GP da China (Foto: F1.com)

Por hoje é isso pessoal! Voltamos daqui aduas semanas com o GP do Azerbaijão. Abraços e até lá!




Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours