Caros palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, vamos repercutir aqui a classificação do Palmeiras ante o Santos pela semifinal do Campeonato Paulista de 2018. Jogo realizado no Estádio do Pacaembu, mas dessa vez apenas com torcedores do verdão, visto que o mando era do time. Muito tinha sido falado que o jogo e a classificação já estavam ganhos, mas do outro lado havia um Santos valente, dedicado, que por muito pouco não complicou a vida alviverde. Mas o goleiro Jailson brilhou mais uma vez e o verdão avançou a mais uma decisão estadual.

Palmeiras foi a campo com Jailson, Tchê Tchê, Antônio Carlos, Thiago Martins, Victor Luís, Felipe Melo, Bruno Henrique, Lucas Lima, Dudu, Keno e Willian. Palmeiras até que começou chegando no campo de ataque com algumas investidas de Keno, em uma delas a bola foi muito forte e por cima do gol de Vanderlei. Já o Santos estava acuado, esperando o Palmeiras para uma armadilha; e ela veio em contragolpe que terminou em cabeçada de Eduardo Sasha para fazer 1x0. Palmeiras não se assustou e conseguiu o empate 6 minutos mais tarde com Bruno Henrique acertando belo chute de fora, se consolidando ainda mais no time titular. O jogo ficou bem dinâmico depois do empate e o Palmeiras voltou a assustar a equipe do Santos. Mas uma bobeada da marcação alviverde deixou Rodrygo ficar na cara de Jailson e (meio na sorte, para falar a verdade) marcar o gol que colocou o Santos em vantagem. Ainda no primeiro tempo, Antônio Carlos perdeu um gol na pequena área santista, mandando a bola por cima.

Veio a segunda etapa e o Palmeiras tentou mostrar a que veio logo de cara em cabeçada de Willian; a bola saiu à esquerda do gol de Vanderlei. Palmeiras passou a ter muitas dificuldades para entrar na marcação santista, portanto Roger tentou algumas mexidas; Guerra entrou no lugar de Lucas Lima, mas não acrescentou em muita coisa. Minutos mais tarde, o apagado Willian deu lugar para Deyverson que retornou de lesão. Aqui a intenção foi de forçar mais jogadas pelo alto, já que pelo chão estava difícil. Sem muitos resultados, Roger tentou reforçar o meio colocando Moisés no lugar do Bruno Henrique, mas o Palmeiras, no fim das contas foi um pouco bagunçado para o ataque, muito cruzamento, pouco resultado e o jogo terminou indo para as penalidades.

Abrindo a série para o Verdão, o capitão Dudu converteu a cobrança em que Vanderlei quase pegou. Na sequência, Gabriel Barbosa deslocou Jailson para fazer 1x1. Tchê Tchê, com categoria, colocou o verdão na dianteira. Jean Motta deslocou Jailson para igualar o marcador. Victor Luís bateu forte, mesmo com Vanderlei acertando o canto, para fazer 3x2. Diogo Vitor foi para a bola e Jailson voou certeiro para pegar a cobrança. Na sequência, Moisés em entrevista disse que queria bater rasteiro, mas a sorte fez ele bater meio alto para converter a cobrança, caso contrário, Vanderlei pegaria: 4x2. Arthur Gomes converteu para os santistas e jogou a responsabilidade sobre o venezuelano Guerra. Ele, como bom gringo e "macaco velho" de decisão de pênaltis foi lá e deu a famosa "chumbada" no meio do gol para sacramentar a classificação alviverde.

Essa classificação já foi melhor que todo ano de 2017. Poderia ter sido sem sofrimento, mas também, analisando por outro lado, o Palmeiras fez uma boa partida contra um Santos que teve uma enorme competência. Contudo, para a final, alguns ajustes precisam ser feitos: bola aérea na defesa está muito fraca. Tem time que pode chegar na final que não vai perder a quantidade de gols que o Santos perdeu no primeiro jogo. Principalmente um zagueiro paraguaio! Abre o olho aí, Roger! Já não é o primeiro jogo que acontece isso: Palmeiras começa em cima, fazendo pressão, tocando bem a bola e depois de uns 20 a 25 minutos, o time cansa. Cadê nosso preparo físico? Não adianta ter bons jogadores, um bom técnico, um bom esquema de jogo se nosso preparo físico está morto! Vamos arrumar isso!

De resto, por mais esses detalhes, Dudu só apareceu na hora dos pênaltis - tem que aparecer mais na partida e com a qualidade que o palmeirense está acostumado. Willian muito abaixo novamente, Keno bem marcado pouco rendeu e Lucas Lima apareceu poucas vezes no ataque oferecendo opção para o passe. Mas repito, mesmo com essas atuações abaixo, não foi uma partida ruim do Palmeiras ante um Santos que jogou com tudo que tinha e mais um pouco. Mas palmeirense quer taça e para a final, essa turma que citei, fora os outros fatores precisam ser ajustados o mais rápido possível. É final, libertadores, final de novo e libertadores. Tem condição sim de sair vitorioso nessa sequência.

Interessante também é ver como o Roger não "desiste" de jogador. Mexeu quando foi preciso no time, melhorou o Palmeiras sacando Michel Bastos e Tchê Tchê, mas no caso do volante, não desistiu dele; está tentando encaixar na lateral, onde não vem atuando mal. Claro que o titular é o Marcos Rocha, mas essa atitude do Roger acredito que não fará jogadores do Palmeiras se perderem com vaidade, etc. Portanto, espero que em caso de revés na decisão, não detonem o trabalho como um todo do Machado porque ele vem bem sim no Palmeiras. Então, jogadores, sabem aquele cansaço que vocês estão? Agora é esquecer isso e entrar com o coração nessa final! Vamos!
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours