Amigos e adeptos, mais uma jornada da Liga Portugal, a 21ª e diretamente do Brasil, voltamos a trazer a nossa Visão Brasileira da competição, uma jornada em que o Benfica reafirmou sua força ao vencer e testou uma nova alternativa para substituir Krovinovic com êxito. O Porto tinha uma prova de fogo ante o Braga depois do empate ante o Moreirense, onde o declínio físico do time ficou bastante evidente, mas desta vez foi diferente, com as jogadas aéreas a funcionar e uma grande vitória ante um adversário de respeito. E o Sporting que foi surpreendido fora de casa pelo Estoril, deixando assim a liderança novamente para os Dragões.


Benfica 5 x 1 Rio Ave

Jogando na Luz, o Benfica se viu surpreendido pelo Rio Ave, que ainda tenta lutar pela Europa League, nos minutos iniciais de jogo, mas na etapa final resolveu com primor a partida. 

Aos 8 minutos, após rebote ofensivo em cobrança de escanteio, Geraldes fez a jogada invadindo a área e cruzando na cabeça de Guedes para abrir o placar para os visitantes que lutam contra a queda, mas o Benfica não se abalou, goleou na etapa final após os minutos seguintes de bom desempenho dos adversários, com o time vindo a crescer somente nos momentos finais da etapa inicial. 

Na segunda parte, a atitude Benfiquista mudou e logo no início se viu o resultado. Na cobrança de escanteio de Cervi, o zagueiro e capitão Brasileiro Jardel, completando 200 jogos com a camisa do Benfica, subiu muito mais que a defesa adversária e empatou a partida. Aos 17, jogada pela esquerda, bola rolada por Jonas para Pizzi que colocou os Encarnados na frente. Aos 25 minutos, outro escanteio na esquerda com Cervi, outra vez Jardel sobe, mas desta vez ajeita para Jonas, que em posição legal, marca para o time de Rui Vitória. 

A bola aérea foi uma grande arma, também o quarto gol saiu em cobrança de escanteio, desta vez do lado direito com Pizzi e bater e em velocidade um chute de testa de Rúben Dias. E para fechar o massacre no segundo tempo, uma jogada de dois que vieram do banco, Rafa Silva arrancou pela direita e rolou no meio para um típico gol de centroavante de Raúl Jimenez. Grande vitória do Benfica que segue no retrovisor dos líderes. 


Porto 3 x 1 Braga

Como dito no início, o FC Porto precisava dar uma resposta a seus adeptos e a todos, após o empate ante o Moreirense, que teve muitos erros nas conclusões e um declínio físico incrível, essa resposta veio em um lado e um nome, o lado esquerdo com o Brasileiro Alex Telles, foram dele as três assistências para os gols que garantiram a vitória Portista no Dragão. 

Aos 13, um cruzamento preciso para Sérgio Oliveira inaugurar o marcador. Aos 30 minutos, escanteio pela direita do ataque do Braga e um gol com assinatura Brasileira, Jefferson cobrou, grande movimentação e toque de calcanhar do zagueiro Raúl Silva para o gol e muita vibração dos jogadores. Mas a alegria durou pouco, sete minutos depois a cobrança de escanteio do lateral encontrou a cabeça de Diego Reyes para recolocar o Porto a frente do placar. 

Na etapa final o Braga teve a oportunidade de ficar em igualdade no placar novamente e foi parado por José Sá e aos 27 minutos o gol que definiu o jogo, outra assistência de Telles, agora na cabeça do matador Aboubakar, agora com os mesmos 15 gols na Liga que Marega. O Braga ainda tentou, cresceu na partida, o Porto recuou, cedeu terreno, talvez sentindo fisicamente, mas não foi incomodado de forma a ter sua grande vitória ameaçada. Grande resposta, ante um adversário fortíssimo como o Braga. E acompanhando agora com afinco também o futebol português. 

Me arrisco a dizer que Tite não deveria apenas ter Filipe Luís e Alex Sandro como opções para a reserva de Marcelo, Alex Telles se coloca como ótima opção, apesar de, Filipe Luís ser um jogador de característica diferente dos dois outros postulantes e do próprio Marcelo, o que dá ao treinador da Seleção Brasileira uma variação de jogo, podendo tornar o time mais sólido defensivamente, caso necessário. 


Estoril Praia 2 x 0 Porto

Pressionado pela vitória Portista no Sábado, o Sporting de Jorge Jesus entrou em campo neste domingo sem o seu artilheiro Dost lesionado e teve um adversário também duríssimo pela frente, o Estoril na Amoreira, dos ex-São Paulo FC Renan Ribeiro e Lucas Evangelista, um time que tem talentos e que luta bravamente contra a queda para a Liga Pro. 

Destemidos, os donos da casa fizeram um grande jogo, de igual para igual ante os Leões e foram mais felizes nas conclusões, conquistando com isso uma grande vitória, o FC Porto com isso agradeceu e retomou a liderança da competição. 

Tanto Rui Patrício como Renan já haviam sido forçados a trabalhar duro nos minutos iniciais, em um jogo muito rápido, com ataques muito potentes. Porém, aos 26 minutos o ataque do time da casa mostrou-se mais preciso, após cobrança de escanteio Fábio Coentrão salvou embaixo da baliza na primeira, mas na finalização do cipriota Kyriakou não conseguiu impedir o gol. 

Na jogada seguinte de ataque, novamente pela esquerda, um gol Brasileiro e com a atuação correta do VAR. Passe do lateral Ailton Silva, cria da base do Fluminense, deu um passe perfeito, o corta-luz do companheiro e a bola chegou para Ewandro, revelado também pelo São Paulo FC e com passagem pelo Atlético Paranaense tocar para o gol, a polêmica é que o gol havia sido anulado porque um jogador na ponta esquerda estava impedido, porém, ao consultar o VAR, o árbitro Manuel Mota decidiu, corretamente, por validar o gol. 

O Sporting perdeu grandes oportunidades nos minutos iniciais da segunda parte. Já o Estoril chegou ao terceiro gol, mas desta vez Ewandro estava fora de jogo e o gol foi corretamente invalidado com o auxílio novamente do VAR, para protestos da torcida local. O Sporting atacava inteiro e o time local passou a ser muito perigoso nos contragolpes, aos 37 jogada pela direita em velocidade, onde Rui Patrício salvou na finalização do também Brasileiro Bruno Gomes que entrou na parte final, na sobra Lucas Evangelista mandou por cima. 

Aos 43 minutos foi a vez de Renan Ribeiro fazer uma grande defesa, na finalização de fora de Mathieu. Nos acréscimos duas grandes possibilidades, uma para cada lado, novamente o camisa 9 do Estoril Bruno Gomes saiu cara a cara com o goleiro da Seleção de Portugal e foi novamente parado. E uma falta lateral cometida em Rúben Ribeiro foi o que gerou o último lance de perigo da partida, o colombiano Fredy Montero marcou o gol de cabeça, mas estava adiantado e com o auxílio mais uma vez do VAR, o gol foi corretamente anulado. Fim de jogo, uma derrota onde se viram muito erros do Sporting e a falta que Dost faz ao time, um duro baque para a equipe, perder mais uma vez a liderança em seguida de sua conquista. 


Demais Resultados

Tondela 1 x 2 Moreirense
Feirense 1 x 2 Chaves
Vitória de Guimarães 3 x 2 Paços Ferreira

Marítimo x Portimonense (05/02 - 17h Brasília / 19h Lisboa) 
Vitória de Setúbal x Belenenses (05/02 - 19h Brasília / 21h Lisboa) 
Desportiva das Aves x Bozavista (06/02 - 20h Brasília / 22h Lisboa) 


Classificação






































Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: EFE, AFP e zerozero.pt (Tabela) 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours