Amigos! Mais uma edição neste retorno do Fala Fanático, a oitava neste retorno após dez anos e seguindo nossa série com os clubes do Rio, desta vez é o Clube de Regatas Vasco da Gama, representado por Luciano Amaral, de Volta Redonda/RJ, 32 anos, funcionário dos Correios. Não faltam temas espinhosos relacionados ao Cruzmaltino, mas ele não se furtou do desafio. 



Qual foi o primeiro momento em que tu sentiu que era Vascaíno?


No dia 02 de outubro de 1996, meu pai me levou para assistir Vasco da Gama x Flamengo e Edmundo, endiabrado, fez um hat trick (3 gols) e junto com Macedo, comandou a goleada vascaína no dia. 4x1 para o Vasco da Gama!!!


Então tu deu a sorte de nascer numa casa onde todos torcem pelo mesmo clube?

Não, só eu sou Vascaíno aqui.


 Opa, seu pai te levou pra ver o Mengo e tu se apaixonou pelo Vasco?


Exatamente! Como eu estava começando a entender o futebol, passei a gostar do Grêmio, na época (1995), campeão da Libertadores. Meu pai me levou para assistir esse clássico, com o intuito de eu largar o Grêmio, bom...Deu certo, mas não do jeito que ele queria (risos).


E como ficou a sua relação em casa, sobretudo com seu pai? 


Meu pai me deu livre arbítrio, nós nos damos muito bem. De fato, quando assistimos ao clássico juntos, há algumas discussões, normais. Mas, quando o jogo acaba, as discussões acabam junto.


Você é um torcedor de estádio? Se sim, crê que é fundamental estar lá pra ser considerado fanático ou não necessariamente?

Fui até 2010. Hoje, quando o Vasco da Gama vem em Volta Redonda, o acompanho. Mas creio que para ser fanático, não precisa ser de ir 100% aos jogos, eu sou sócio do clube, só compro produtos originais, assino o PFC, sabendo que alguma parte irá para ele, enfim...Ir pra São Januário, hoje em dia, além de ser perigoso, requer um gasto a mais ...


Tu falou de São Januário, pra ti a coisa de ser hostil apenas para os adversários é mais uma bravata das muitas que são ditas usando o microfone cruzmaltino nos últimos anos? 

Ultimamente, a meu ver, São Januário tem sido hostil para todos, inclusive ao próprio Vasco da Gama, o clássico contra o Flamengo, eu fiquei muito triste.


E pra ti qual seria a melhor alternativa para o Caldeirão?

Se for pra ter clássicos lá, que seja apenas com ingressos disponíveis para a torcida vascaína. Agora, jogos contra outras equipes, que sejam 90% pro Vasco da Gama e 10% pro visitante. 


Fale sobre o jogo que pra ti foi mais marcante como torcedor do Vasco? 

Ah, com certeza, a decisão da Copa Mercosul de 2000 contra o Palmeiras. Terminar o primeiro tempo perdendo por 3 x 0, na casa do adversário, quando encostamos no placar, ficamos com um jogador a menos e mesmo assim, conseguimos a virada, mágico demais...


Esse emblemático (em um dos jogos mais emblemáticos da história não apenas do Vasco, mas do futebol mundial) título marcou um hiato de dez anos sem grandes conquistas além estado e rebaixamentos. O que mudou daquele time campeão, para o Vasco de hoje? 

Tenho pra mim, que a partir do momento em que Eurico Miranda assumiu a presidência do clube, a casa desandou, inúmeros atletas foram patrocinados pelo clube durante os jogos olímpicos de 2000 e não receberam, daí vieram processos, em campo, muitos investidores nos largaram, muitos jogadores não quiseram vir pro Vasco da Gama...Enfim. 


Fale sobre seu maior ídolo com a camisa do Vasco? 

Eu não costumo dizer ídolos, mas, dos que me deram mais alegrias, é o Edmundo, com certeza. 


E fale sobre aquele (pode ser jogador, técnico ou dirigente) que não gostaria de ver nunca mais na Colina? 

Além de Eurico Miranda???? Celso Roth, talvez... Mas, queria que Eurico Miranda sumisse do Vasco da Gama, de verdade!!!


Já que Eurico Miranda já entrou na roda pela terceira vez. Vamos adiantar um dos temas mais fortes da entrevista pra aproveitar o gancho. Fale sobre Eurico Miranda? Ele fez bem em algum momento ao Vasco? Quando isso virou e quando pra ti ele se notabilizou como um ditador?

De fato, a única coisa que eu gosto nele, é que a favor do Vasco da Gama, ele bota o peito na frente mesmo, já tirou o time de campo em partida de Campeonato Brasileiro, já peitou o governador do Rio de Janeiro (na época), colocou clássicos (com mandos do Vasco da Gama) em São Januário. De resto, acho ele um arrogante, não aceita opiniões, não atualiza as suas gestões, não aceita perder, enfim.

Sobre ele se tornar um ditador, pra mim, começou em 2000, quando ele chuta um ídolo recente (Edmundo), que tinha nos dado um Campeonato Brasileiro, jogando um absurdo, pra ficar com Romário, chutado pelo maior rival.


Mas tu não acha que a coisa de ele ser "a favor do Vasco" sempre foi uma coisa de ser a favor dos próprios interesses? Até que ponto ele sugou do Vasco, ao invés de dar a ele?

Então, esse lado a favor do Vasco da Gama dele, só nos prejudicou, hoje, muitos adversários tem raiva do Vasco da Gama, por essas e outras coisas mais, que ele aprontou. Sobre sugar o Vasco da Gama, de 2001 pra cá, perdemos muitos investimentos, muitos contatos, muitos jogadores, por causa dessa arrogância e prepotência dele.


Sobre fazer as coisas "pelo Vasco", a manobra com Campello, foi pelo Vasco ou por ele na sua visão? E há chance real da dinastia Miranda ter um fim no clube? 

Foi por ele, ele não larga o osso, não aceita perder. Ficou muito claro que Campello será a marionete dele na presidência do Vasco da Gama. E eu também acho que ele se aproveita do clube, o seu patrimônio é muito por causa do Vasco. Acho que essa dinastia só acaba quando a nossa justiça intervir, ou seja, não tão cedo. 


Pra encerrar sobre Miranda, acha que o filho dele terá força pra seguir com a caneta no Vasco após Eurico encerrar sua trajetória? 

Espero que os torcedores que acompanharam a última eleição, tenham discernimento e entendam que não. Creio eu que não, eram inúmeras faixas ou gritos de "Fora Eurico" ecoando em grande parte dos jogos do Vasco da Gama, sejam no Rio de Janeiro ou fora ... Acho que após essa eleição, se não tiver a safadeza, como foi a última, já era!


Ainda sobre esse tema, chegou a ter início uma campanha de boicote ao clube após a manobra que fez com que em eleições indiretas, Campello fosse alçado ao poder. O que tu achou disso? 

Eu já estava comemorando a saída de Eurico Miranda e sua trupe, mas quando vi uma reportagem no site do Globo Esporte dizendo que ele não havia descartado, temi o pior e aconteceu...O que me "confortou", é que não atingiu em campo, o Vasco da Gama foi mal na Taça Guanabara (1º turno do Campeonato Carioca), porque, Zé Ricardo achou melhor focar a Pré-Libertadores (e eu concordei com ele) e o Vasco da Gama rodou, por combinações de resultados, nada, até então, abalou o time.

(A eleição) Foi feita de última hora, de maneira errada, feriu os estatutos do Vasco da Gama, desrespeitou demais os sócios.


Bom, falamos acima do momento mais marcante e qual o pior momento que tu viveu como torcedor do Vasco? 

Com certeza, o primeiro rebaixamento. Foi tão dolorido, que eu só fui me dar conta, quando começou a série B em 2009. 


O Vasco é Bicampeão Mundial?

Não, aqueles, eram torneios intercontinentais, não existiam Libertadores e Champions League (creio eu) em 1953 e 1957. (JCA primeira edição, ainda um esboço do que a competição é hoje, foi disputada em 1955, mas mesmo após isso, os torneios interclubes foram disputados entre campeões nacionais e em alguns casos, até mesmo regionais/estaduais no caso de clubes Brasileiros).



Falamos de passagem acima, mas o Vasco apesar de não ter ido bem na primeira fase do Estadual, passou com facilidade pelo Universidad Concepción e encaminhou a classificação ante o Jorge Wilstermann que tem crescido a cada edição da competição. O que esperar do Vasco em campo, neste 2018?

Sinceramente. O trabalho de Zé Ricardo é muito bom, deixou sair os medalhões e está aproveitando a garotada. Eu disse ao meu pai, hoje pela manhã, que não cobraria nada dele, apenas que mantesse o Vasco da Gama na série A e sem sustos. O meu medo, é vir algum clube europeu e com uma quantia que seja vista com bons olhos para Eurico Miranda e sua trupe e houver negociação e atrapalhar o trabalho de Zé Ricardo. Mas, caso não aconteça, tenho para mim, que o Vasco da Gama fará, novamente um bom Campeonato Brasileiro, sem sustos. Campeão Carioca, talvez, da Copa do Brasil, também, já Libertadores e Campeonato Brasileiro, impossível, pelo menos pra mim.


Mas tu fala em lutar pelo Carioca ou pra ti o clube pode bater de frente com o rival por este título? E qual um percentual que tu daria pro Vasco na Copa do Brasil? Quem tu vê na frente hoje? 

Ah, sobre o estadual, não creio que pelo fato do Flamengo ter um time melhor, ele possa ser de fato, o campeão, no tri campeonato deles em cima do Vasco da Gama em 1999/2000 e 2001, nos três, o elenco do Vasco da Gama era bem melhor e eles ganharam. O Campeonato Carioca honra o ditado de que "o futebol é uma caixinha de surpresas". Digamos que temos grandes chances, ainda mais com esse regulamento idiota que fizeram. Já na Copa do Brasil, vai depender muito, dos adversários, vai depender do time, se continuaremos com os garotos, quem vem pra somar, enfim. Nossos caminhos podem se complicar se pegarmos um Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Santos, Palmeiras ou Grêmio. De resto, vejo que está tudo parelho.


Você falou de "medalhão", a passagem de Luís Fabiano foi frustrante ou vale um desconto pela questão das lesões? 

Frustração total, o cara não teve pré temporada, veio de um campeonato onde ele jogava uma semana e descansava na outra, totalmente sem ritmo e lesionado





Alexandre Campello

Marionete de Eurico Miranda e sua trupe, vi algo sobre ele ser flamenguista, sendo sócio do Flamengo, entre outras coisas mais, nada contra a instituição do Clube de Regatas do Flamengo e seus adeptos, maaaaaaaas...


Fernando Horta

Outra marionete de Eurico Miranda, até o dia das eleições, foi contra o Eurico Miranda, no meio, "desistiu" e com a fraude, estava lá ao lado dele, gritando o Casaca (grito de guerra do Vasco da Gama).


Júlio Brant

Tendo em vista tudo o que tem para melhorar o Vasco da Gama, pra nós ajudar, não só financeiramente, mas em todos os aspectos, reconhece os nossos ídolos, aceita idéias, ouve o torcedor. Ponho a mão no fogo!



Rodrigo, o zagueiro

Um cara que eu conheci, mostrou ter carisma, tinha tudo pra ser um de nossos líderes, se perdeu no personagem. O 3º rebaixamento, eu divido em 33% pra Celso Roth, 33% pra ele e 34% pro Eurico Miranda.


Milton Mendes, o técnico

Como pessoa, uma inteligência e uma educação fora do normal. Mas, também foi outro que caiu no personagem, não aceitava opiniões contrárias, era brigão com todo mundo. O que tu tem a declarar sobre a agressão do Rodrigo contra ele e a (falta de) atitude dos jogadores do Vasco á época? Foi um misto de omissão, com sei lá ...Digamos que talvez realmente não tenham visto, apesar do "disse me disse" de que viram e não quiseram abafar o caso, outros falaram que viram e deram gargalhadas...Não sei de fato o que aconteceu, tampouco o que dizer sobre isso.


Euller

Nos deu muitas alegrias, não fazia corpo mole, era tático demais, cumpria o seu papel dentro de campo. Ponho a mão no fogo!


Pedrinho

Um dos jogadores mais vencedores de nosso Vasco da Gama, habilidoso, tinha uma visão de jogo muito boa, bom demais nas bolas paradas. Pena que se lesionava muito, mas honrou a cruz de malta, seu choro, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, foi convicto. É vascaíno de verdade!!! Ponho a mão no fogo por ele!



Romário

Tenho pra mim que ele é muito ingrato com o Vasco da Gama. O Vasco da Gama foi o clube que o colocou no cenário do futebol brasileiro e mundial, você nunca o viu agradecendo ao Vasco da Gama por isso. Seu único título no futebol nacional, a mesma coisa, como disse acima, saiu chutado pela porta dos fundos pelo maior rival, fazendo o clube dispensar um ídolo recente, sua única vez, artilheiro do Campeonato Brasileiro, ídem. 

O Vasco da Gama, quando ninguém o queria mais, fez um projeto para o seu 1000º gol, deu estátua, aposentou, ainda que momentaneamente, a camisa 11, coisas estas, que nem Barbosa, Roberto Dinamite, Edmundo, Juninho Pernambucano tiveram e além disso, você não o vê agradecendo ao Vasco da Gama. A única coisa que eu vi ele falando em respeito ao Vasco da Gama, é que final da Copa Mercosul de 2000, pra ele, é a melhor partida que ele fez na carreira, envolvendo todos os clubes nos quais jogou. Mas, mesmo assim, porquê é algo mais pessoal, do que com o clube. Me deu inúmeras alegrias com as camisas do Vasco da Gama e da seleção brasileira, mas não o tenho como um cara a ter o meu carinho e admiração. Não ponho a mão no fogo por ele.



Juninho Pernambucano

Ótimo ser humano, apesar de ter alguns litígios com Eurico Miranda, desde a sua saída em 2001. Poderia ter voltado mais cedo ao clube, quando acabou o seu contrato com o Lyon em 2008, preferiu o Al-Gharafa. Mas, quando voltou, mesmo com uma idade avançada, a cada jogo, se dedicava muito. Sem contar as suas grandes entrevistas pós jogos, dava a cara a tapa, sem medo de cara feia. Por tudo o que conquistou aqui e no Lyon, pelo caráter que tem. Ponho a mão no fogo!



Carlos Germano

Junto com Juninho Pernambucano, Edmundo, Mauro Galvão, Felipe, Luisinho, creio que está, na verdade, está mesmo, no rol de jogadores que eu mais me identifiquei com a camisa do Vasco da Gama. Em 1996, no início de nossa conversa, quando disse, como escolhi o Vasco da Gama, ele era um dos que eu mais me identifiquei, catava muito, foi multicampeão por aqui...Marcou época e marcou o seu nome nas minhas admirações. Tanto que quando eu era pequeno, sempre quis ser goleiro e do Vasco da Gama, muito, devido a ele. Ponho a mão no fogo por ele!


Roberto Dinamite

Uma ótima pessoa, o maior que já passou pelo Vasco da Gama. Educado. De longe, o menos culpado, no segundo rebaixamento. Torcerei sempre por ele. Admiro muito a educação dele, o pouco que eu conversei com ele, senti isso, é um cara do bem. O que ele fez por mim, foi demais. Ponho não só a mão, se paaaaa, eu me jogo no fogo por ele!! 

Fale mais sobre essa experiência com ele? E o jornalista e deputado Jorge Kajuru (que inspira este quadro aliás) amigo pessoal de Dinamite, diz que ele e a esposa o alertaram que ele não assumisse, pois "não sabia nem cuidar dos próprios negócios". Ele "se queimou" ou correu risco disso ao assumir um Vasco dilacerado por Eurico? 

Foi aqui em minha cidade, não sei se ele vai se lembrar, mas estava descendo das tribunas junto com Rodrigo Caetano, após uma vitória do Vasco da Gama, contra o Volta Redonda, eu o parei e disse: "Presidente, o senhor é o menos culpado dessa crise e de mais um rebaixamento, você vai sair dessa". Ele sorriu e me agradeceu, após isso, me pediu pra aguardar e após um tempo, me deu uma camisa do Vasco da Gama, em mãos. Foi algo muito marcante. De fato, ele se queimou e muito. Tanto que é odiado por muitos adeptos por causa disso, mas, antes disso, eu respeito e muito a sua história no Vasco da Gama e principalmente a pessoa que é.


Zé Ricardo 

Está a fazer um ótimo trabalho. Apostando na garotada, que pra mim é o mais certo a se fazer. Já que dinheiro lá não é viável, que taque a molecada. É um cara íntegro, inteligente. Torço muito por ele. No começo, confesso, as críticas vieram, mas quem não quebrou a cara com ele né???? Quem diria que um cara chutado do Flamengo, seria a solução para o Vasco da Gama???? Ponho a mão no fogo por ele e torço por dias melhores!!!



Alguma pergunta que gostaria que tivesse feito e não fiz? Caso não, seu recado final para o torcedor, o clube? 

Não, nada de mais. O meu recado é para que o torcedor não se empolgue, que esteja com o Vasco da Gama em todos os momentos, sejam eles de alegrias ou não, que dias melhores virão e que lotem São Januário, com a intenção de ajudar o Vasco da Gama, violência, que joguem ela pra longe, de preferência, pra um lugar onde nenhum ser humano habite!!!






Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours