Amigos! Começando a temporada do nosso Corinthians, que ao que tudo indica, vai repetir o que temos visto nos últimos anos, desde que a chapa "Renovação & 'Transparência'" assumiu o clube, dentro de campo um time competitivo, que honra o manto, estruturalmente crescimento inegável, mas, em termos de gestão com confusões e erros. Ao menos em campo o time parece que vai se virar bem.



Sobre a Florida Cup, é um grave erro se analisar resultado em um torneio amistoso como esse, o time estava até outro dia de férias, mexe o time todo no intervalo, não tem como se pensar dessa forma. Há que se avaliar desempenho e o desempenho do time que vai jogar. E vimos o time base, o time que em grande parte será o titular (salvo contratações e uma ou outra disputa, como na esquerda) em 45 minutos de cada jogo, ante PSV, líder da Eredivisie (Campeonato Holandês) e Rangers, tradicionalíssimo escocês.

O que se viu portanto nesses pouco mais de 90 minutos dessas duas partidas foi muito bom, um time que voltou em forma, com o mesmo espírito de competição, um esquema retomado, mas conhecido e o mesmo foco, ou seja, esse time, essa formação base parece chegar pronta pro Paulista, o que é importante, afinal, antes mesmo da bola começar a rolar já via críticas desesperadas a Carille nas Redes Sociais, para meia dúzia, o "Estadual não vale nada" mas quando rola a bola, até para os que dizem essa frase a realidade é que vale sim e estadual gera birra com jogador, derruba técnico, como qualquer outro campeonato.

A ausência de Jô evidentemente se fez sentir, o esquema voltou ao 4-1-4-1 e se destacaram Jadson e Rodrigo, o ultravalioso Fabinho Capixaba mostrou personalidade, que assim seja por toda a temporada. Guilherme Romão ganhou chance na esquerda visto que o lateral ex-Bahia não poderá estrear no Paulista, mostrou bom futebol com a bola nos pés, mas é jovem, bateu demais nos adversários, demonstrou ainda sentir muito a pressão da camisa. Pedro Henrique foi bem e mostrou sua utilidade no elenco, mas quem eu mais gostaria de destacar nestes dois jogos é o goleiro Caíque França, muito bem, entrou na fogueira do time reserva nos dois jogos e fez excelente papel, temos três ótimos goleiros, a parte de ter sido moeda de troca de Capixaba, foi o melhor pra carreira de Douglas ter ido pro Bahia. 

Como dito, pouco importam os resultados, importa o desempenho dos titulares e este agradou, o time já estreia na quarta ante a Ponte Preta pelo Paulista, um grande, um rival, um adversário que sempre dá muito trabalho, jogo no velho Paca, haverá tempo pra recuperar da viagem, talvez não pra treinar adequadamente, mas o time campineiro vem em reconstrução, difícil sempre é, mas o time demonstra condições de fazer uma boa exibição e começar oficialmente a temporada com vitória.



Muito da polêmica e das dores de cabeça desse final da gestão de Roberto de Andrade, está na questão da substituição de Jô. O nome de Henrique Dourado foi bem recebido por grande parte da torcida (inclusive por mim) e mesmo por aqueles que não tinham recebido bem o nome, o jogo virou quando o Presidente disse que "por ética" estava abandonando as negociações pelo avante também artilheiro do último Brasileiro ao lado de Jô, sobretudo quando foi ventilado que Gilberto (que defendeu o SPFC na última temporada) seria o novo alvo para defender o clube e vestir a camisa 9. Aí muitas mensagens negativas, como fosse Henrique um craque e Gilberto uma naba.


Particularmente penso que nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. Se fala bastante que essa declaração de Andrade pode ser um blefe, que já teria ocorrido em relação a Henrique (o zagueiro) para levar o jogador, afinal, o Fluminense não tem pago os direitos de imagem de seus atletas (o que corresponde a maior parte do salário em contrato) e isso faz com que eles estejam aptos a acionarem a justiça e terem grandes chances de ganho de causa, logo, liberar por um valor acordado seria o melhor para o clube das Laranjeiras, visto que haveria a compensação financeira que aliviaria os cofres do clube, além do fato de que são altos salários que oneram a folha e o mais determinante, são atletas que já não querem atuar pelo clube.


Mas se não for o tal do blefe, entra (o Presidente também negou) o nome de Gilberto na jogada, um atacante que viria a custo zero e provavelmente nem exigiria um grande salário.

É um jogador rodado, um jogador que teve altos e baixos, mas que nas chances que teve no rival foi bem, foi bem neste da foto, é um atacante de características totalmente diferentes das de Jô, ele não faria pivô, nem corpo pra isso tem, mas tem capacidade pra ser referência sim. Vi muita gente criticando, até xingando o jogador e a diretoria ante a possibilidade com pouco argumento. O jogador é ruim? Ele tem um gol a menos que Pratto na temporada, isso jogando muito menos. Com respeito a todos, me pareceu que o problema é ele ter atuado no rival, ora, for por isso vamos "rasgar" a história que Danilo e Jadson construíram no clube, que bobagem.



Polêmica também nas eleições do clube, há cerca de um mês do pleito há total indefinição. Além das naturais reservas em relação aos mais famosos candidatos na disputa, hoje três deles podem simplesmente terem suas candidaturas impugnadas.

Segundo os sites Globoesporte.com e Meu Timão. A candidatura deste aí da foto e de Paulo Garcia (ex-aliado de Sanchez) pode ser impugnada por acusação de "indireta compra de votos", visto que os candidatos teriam (isso está sendo investigado) quitado dívidas de sócios para viabilizar que eles se tornem votantes na eleição (com que objetivo? Hehe). Já a figura Antônio Roque Citadini pode ser impedido pela sua atuação no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o que poderia ser um impedimento, mas fica claro que é um caso menos duro do que o dos dois primeiros. Rapidamente, não torço contra (quase) ninguém, o que torço é que só possa ser votado o candidato que tenha total transparência e ética no pleito e em suas ações, quem não cumprir este requisito, não importa a fama, a história e o cartaz que tenha, não pode estar apto a assumir ou reassumir o clube.

Vamos juntos aqui acompanhar os movimentos dessa eleição. Bem como toda a temporada do que interessa, que é bola rolando.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: Divulgação, Acervo JC. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours