Amigos! Mais uma jornada da Liga Portugal, a meio de semana desta vez, dado o fim de semana livre para a realização da decisão da Taça da Liga, onde o Sporting sagrou-se campeão ao bater o Vitória de Setúbal, e uma semana muito positiva, o time aproveitou o tropeço do Porto e chegou á liderança. O Benfica também empatou seu duelo, com isso o Braga fez sua parte e diminuiu a desvantagem na luta para se colocar entre os grandes.

Belenenses 1 x 1 Benfica 

O Benfica parece não ter encontrado ainda o melhor jogo após a lesão de Krovinovic, que vinha sendo fundamental para a criação de jogadas do time, a equipe fez um jogo morno ante o Belenenses que quase venceu, sofrendo o gol dois minutos depois do término dos acréscimos inicialmente anunciados, para protestos dos torcedores rivais. 

Na etapa inicial equilíbrio, mas com a equipe da casa superior, mas pecando na falta de poder de definição.  primeira boa jogada começando com Diogo Viana pela esquerda do ataque e a finalização de Filipe Chaby para boa defesa do guarda redes Varela. Aos 39 Salvio finalizou e parou na boa defesa de Filipe Mandes e teve oportunidade desperdiçada também pelo outro ótimo argentino Cervi. 

Na etapa final o Benfica cresceu na partida e passou a exigir de Filipe Mendes várias intervenções. Até que aos 25 minutos Cervi, destaque benfiquista na partida foi derrubado na área por Gonçalo Silva. Na cobrança, Jonas bateu bem, no cantinho, mas o nome azul no jogo, Filipe Mendes pegou bem.

No Brasil existe uma força de expressão (não sei se fala-se isso em Portugal) que diz: "Quem não faz, toma", foi o que aconteceu, "a bola puniu" o Benfica quando este era muito superior, jogada pela esquerda do angolano Fredy, que tocou para Nathan, o jogador Brasileiro revelado pelo Atlético/PR e cedido ao time do Restelo pelo Chelsea que detém seu vínculo, bateu forte da entrada da área, no canto para vencer Varela. O Benfica então foi com tudo pra cima e já fora dos descontos de cinco minutos, Jonas foi derrubado na entrada da área e bateu a falta com perfeição, empatando a partida.

Castigo para o Belenenses, reclamações e teorias conspiratórias, mas no que cabe a si, o Benfica lutou pelo ponto e conseguiu, prejuízo em uma rodada que poderia como se verá em seguida valer a liderança, mas bom resultado para os encarnados dadas as circunstâncias.


Braga 2 x 0 Desportivo das Aves

O Braga fez a sua parte jogando na Pedreira para se aproximar do Benfica e consequentemente da luta inclusive pelo título da Liga Portugal, o time enfrentou o agora lanterna Desportivo das Aves, que foi presa fácil.

Controle total da partida, oportunidades criadas nos minutos iniciais até que aos sete minutos, em cobrança de escanteio de André Horta, o zagueiro Brasileiro Raúl Silva subiu mais que a defesa adversária para fazer o primeiro gol. Os adversários até tentaram algumas investidas ainda na etapa inicial, mas o Braga foi em vantagem para o intervalo.

Na volta, o gol que definiria o resultado saiu logo aos dois minutos, após perder oportunidade Esgaio recebeu novamente a bola após erro na saída de bola das Aves e aí sim não perdoou, definindo a importante vitória.


Moreirense 0 x 0 Porto

O FC Porto propiciou no encerramento da jornada a volta á liderança do campeonato para o Sporting, após um jogo onde o time criou muito, tanto na primeira, quanto na segunda parte da partida, mas acabou esbarrando em três fatores, os zagueiros adversários, o marroquino Aberhoun e o argelino Belkaroui, o segundo fator segue na defesa, a grande atuação do guarda-redes Brasileiro Jhonatan que foi alvo da reclamação portista por ter acertado o Brasileiro Felipe aos 20 da parte final, mas a penalidade não foi marcada. E o terceiro fator foi o declínio físico da equipe, que seguiu em cima e pressionando na etapa final, criando várias oportunidades, mas concluindo mal e perdendo por exemplo Aboubakar para o cansaço.

Criação o time teve, mesmo com esta queda física, na parte final foram várias oportunidades também, mal conclusas por Tiquinho Soares. Mas de toda forma, o declínio físico do time foi muito notado e isso precisa ser avaliado pela comissão técnica do Porto, o time precisa de chegada se quiser o título. A parte disso, vale parabenizar o Moreirense, que fez o que podia e saiu com o que podia da partida, um ponto precioso ante um gigante pode fazer toda a diferença nesta luta contra o descenso.


Sporting 1 x 0 Vitória de Guimarães

Após no final de semana vencer a Taça da Liga, quando derrotou nas penalidades o Vitória de Setúbal, o Sporting com os resultados da jornada, entrava em campo com a possibilidade e a responsabilidade de vencer e assim retomar a liderança da Liga Portugal, porém a proposta de jogo dos visitantes funcionou bem, na etapa inicial a posse de bola esteve sob o controle dos leões, mas nos contragolpes, quem teve as melhores oportunidades foi a equipe visitante.

Um desempenho abaixo para uma equipe que precisava dos três pontos, em uma rara oportunidade para voltar a ponta do campeonato. 

Na etapa final o roteiro seguiu similar, o treinador perdeu Dost após uma pancada na cabeça e incômodo muscular e já tinha voltado com Freddy Monteiro para tentar mais poder de criação ao time, o que não aconteceu, a última tentativa de Jorge Jesús colocou Bruno César na vaga de Battaglia, o time seguiu em cima, já havia parado com Doumbia em uma grande defesa do guarda-redes Brasileiro Douglas, lance onde o goleiro ficou com dores no tornozelo e a insistência se fez valer. Aos 33 minutos o alívio sportinguista falta cobrada rapidamente pela esquerda e cruzamento, onde Mathieu pegou com muita felicidade na bola para vencer Douglas. Gol de uma vitória suada para o Sporting, que volta a liderança do campeonato, mas precisa melhorar o desempenho criativo nas próximas partidas.


Demais Resultados

Paços Ferreira 2 x 1 Feirense
Portimonense 4 x 1 Rio Ave
Estoril Praia 3 x 0 Tondela
Boavista 2 x 1 Marítimo
Chaves 2 x 2 Vitória de Setúbal


Classificação





































Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: EFE, Kapta+, AFP, zerozero.pt (tabela) 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours