Jimmy Garoppolo chegou aos 49ers e parece ter mudado completamente o espírito da equipe. Desde sua estreia, foram quatro jogos em que Jimmy estava em campo e nos últimos 3, San Francisco saiu com a vitória. Na semana 15, Garoppolo ganhou destaque junto com Gurley como jogadores ofensivos. 

Pode ser precipitado afirmar isso após 3 jogos como titular em Santa Clara, mas Jimmy Garoppolo será um dos grandes da história. Escrevi isso por volta de meia noite, da madrugada do dia 22 de dezembro de 2017. O texto foi publicado nesse mesmo dia. Qualquer coisa poderia acontecer: Jimmy se lesionar, ser trocado, ir ao banco ou pendurar as chuteiras precocemente. Contudo, com a amostra que deu e as informações que tenhoproponhoGaroppolo levará os Niners às glórias novamente. 

Se formos falar de números, em seus quatro jogos iniciais, Jimmy passou 115 vezes, acertando 79 (68,6%).  Garoppolo, por enquanto, supera a porcentagem que Montana e Young tiveram em suas primeiras temporadas como titulares. Foram 64,5% e 52,2%, respectivamente. A média de jardas por passes completos dos primeiros 14 jogos de Montana foi de 9,8, a de Young foi 7,7 e a de Garoppolo está sendo 7,6. São números parecidos. Se seguir os números, Jimmy G. tem tudo para estar entre os grandes de San Francisco. Contudo, os números podem ser mentirosos – chegou um momento em que Colin Kaepernick tinha números melhores que Steve Young. 

Deixando os números de lado e analisando o contexto, San Francisco vem de uma enorme crise. Desde o Super Bowl perdido para os Ravens na temporada de 2012, os 49ers vêm fazendo um carrossel de quarterbacks: Colin KaepernickBlaine Gabbert, Brian Hoyer e C.J. Beathard. Nenhum deles correspondeu: um virou reserva em Phoenix, outro voltou a ser reserva de Brady, o outro perdeu lugar para Jimmy e Kaepernick sequer está empregado. Jimmy Garoppolo mudou isso.  

Em poucas semanas, transformou um time desacreditado em uma equipe promissora. Está na mão de Kyle Shanahan, um grande treinador. Será respaldado com reforços de escolhas altas no Draft e, finalmente, fez San Francisco vencer três partidas seguidas. Se Garoppolo, com toda sua juventude, consegue fazer os 49ers sonharem de novo, apagando um dos maiores incêndios da franquia, o que acham que irá acontecer quando ele ganhar mais experiências e tiver o respaldo necessário para competir em alto nível? 

Não estou dizendo que Jimmy Garoppolo é o novo Peyton Manning, o novo Tom Brady, o novo Steve Young ou o novo Joe Montana, mas é um quarterback que está no radar para ser um dos grandes. Se Jimmy seguir nesse mesmo trilho e manter esse trem andando, não vejo motivos para não acreditar que o camisa 10 repetirá os feitos da camisa 16 e 8 de San Francisco. Garoppolo é o presente, Garoppolo é o futuro. Esperem e vejam. 


Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours