Amigos! Amantes do Calcio! O assunto hoje é Coppa Itália, ou Copa da Itália para os Brasileiros. Onde tivemos os quatro jogos que nesta semana concluíram a fase de Oitavas de final. Na semana passada já haviam se classificado Milan e Inter que fazem um dos duelos e o outro feito por Lazio e Fiorentina. Vamos juntos conferir os quatro classificados que fazem os dois últimos duelos das quartas. Teve "zebra".



Napoli 1 x 0 Udinese

Uma característica até um tanto irritante da competição é o uso de equipes mistas pelos principais times. Foi assim que foram á campo Napoli e Udinese que acabaram assim fazendo um jogo morno. O Napoli dominava a partida, mas a Udinese acabava até chegando de forma mais aguda e objetiva. 

Na etapa final as equipes começaram a lançar seus titulares para tentar definir a partida, nos primeiros minutos os visitantes até cresceram no jogo, mas as opções titulares de Sarri fizeram a diferença, foi com passe de Mertens para Insigne que os azzurri fizeram o gol que garantiu a classificação. Um parêntese rápido, no time de Copa o titular no gol é geralmente o reserva imediato e o goleiro Rafael Cabral (ex-Santos e Seleção Brasileira de base) é suplantado por Luigi Sepe. Será que o Brasileiro está feliz com o banco? Será que seu plano é ser um "novo Rubinho"? Só que há que pensar que Rubinho tinha "planos menores" na carreira e era reserva de Buffon e por ora Storari, ser reserva de Sepe? Enfim, chega uma hora que é preciso ter algum sangue nas veias e buscar um novo clube. Á propósito, hoje Rubinho foi goleiro do Como, da Lega Pró (3ª Divisão) na temporada passada e na segunda metade integrou novamente o elenco do Genoa e hoje está sem clube. 


Roma 1 x 2 Torino 

Os mistões de Roma e Torino fizeram também um grande jogo, aberto, com inúmeras possibilidades. Valeu a superação do time de Mihajlovic que jogou de igual pra igual ou até melhor durante praticamente toda a partida e fez por merecer o resultado, quando pressionado, o time contou com o jovem goleiro sérvio Savic de apenas 20 anos e 2.02m que parou o ataque da Roma reforçado pelos titulares na etapa final. 

Aos 38, no momento em que a Roma era mais perigosa, cobrança de escanteio para os Toros, cabeçada de Belotti e defesaça de Skorupski, que não conseguiu se recuperar no rebote que foi finalizado por De Silvestri. O jogo seguiu na etapa final com o mesmo roteiro, a Roma até dominava e chegava, mas o Torino era muito agudo quando ia á frente e com isso fez o segundo, novamente em momento onde mais aparecia o goleiro, jogada pela esquerda, cruzamento de Berenguer que achou Edera se antecipando ao defensor na segunda trave pra mandar pra rede. Aos 30, Moretti comete pênalti sobre Schick, na cobrança Dzeko que entrou parou no herói da partida. Aos 39 Schick diminuiu, a Roma ainda tentou empatar, mas seguiu parando no camisa 32 do Torino, que enfrenta a rival Juve nas quartas. 


Atalanta 2 x 1 Sassuolo

A Atalanta fez valer a força de sua casa em Bergamo para avançar e encarar o Napoli nas quartas. Aos 15, lindo lançamento em profundidade para o centroavante dinamarquês Cornelius, que pela esquerda da grande área bateu para vencer o goleiro Pegolo. 

Após pressionar bastante, em escanteio o time da casa chegou ao segundo, cobrança de escanteio da direita e o ex-São Paulo, zagueiro Rafael Tolói cabeceou para fazer o segundo, eram jogados 32 minutos. Na etapa final, aos 28, jogada pela direita, cruzamento e o mesmo Tolói fez, só que contra o partimônio. O gol animou o Sassuolo que criou possibilidades de empatar, mas acabou eliminado. Destaque para a expulsão do bom Kurtic nos minutos finais após se desentender com adversário em uma falta sofrida e para os minutos que teve em campo o também ex-Tricolor João Schmidt pela Atalanta. 


Juventus 2 x 0 Genoa

Reserva a cabeça de Allegri, o argentino Dybala foi peça chave na vitória do mistão da Juve ante o aplicado Genoa. Com um gol e uma assistência para o artilheiro Higuain que entrou na etapa final, o camisa 10 foi o cara da partida, que coloque dúvidas na mente do treinador. 

O domínio da Vecchia Signora era latente, a impressão é que "o tempo" se encaminharia de resolver a parada e foi meio o que aconteceu, no finalzinho da etapa inicial, aos 41, passe de Marchisio, lindo corta luz de Lichtsteiner e o camisa 10 girou sobre a marcação pra fazer o primeiro. Na etapa final o Genoa não tinha outra opção a não ser tentar crescer na partida e buscar o empate, até o fez, mas quem fez o gol foi novamente o time da casa aos 30, em jogada passe de Dybala para o camisa 9 guardar, jogo definido, a partir daí a diferença entre as equipes ficou ainda mais nítida. No meu entendimento pessoal, decisão errada da arbitragem estimulada pelo VAR quando aos 36 minutos o árbitro marca o pênalti após uma brincadeira de Marchisio e Asamoah (mamãe) na saída de bola, o lateral deixa o braço no rosto de Pellegri que entrara na etapa final, mas vá entender o que o árbitro viu na TV, no final, vitória tranquila da Juve. 

Dois comentários rápidos, Dybala não pode ser reserva e excelente a atuação de Bernardeschi, um autêntico "camisa 10" de muita qualidade. Vejamos se no Derby della Mole, o Torino conseguirá engrossar pra cima da rival. 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: AFP, Getty, LaPresse, Acervo (Logo), 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours