...Marun na articulação dos esquemas pela reforma da previdência, aquela necessária para evitar o “colapso”, enquanto o Congresso acelera a doação natalina de 1 trilhão de reais às petroleiras estrangeiras


Já foram 18 meses sob o (des)governo Temer. Michel Elias Temer Lulia, considerado pela Procuradoria-Geral da República como sendo chefe do “Quadrilhão do PMDB” – organização criminosa formada por “grandes nomes do quadro político” do partido do “Movimento Democrático Brasileiro” -, está aproveitando sua passagem, insuperável no quesito impopularidade – é difícil batê-lo nas pesquisas de rejeição -, para colocar em prática as “obras” de sua “ponte para o futuro”. Contraditória e curiosamente, o futuro desta tal ponte é muito parecido com o passado. Situações e trejeitos de uma política que, para alguns, por conta das operações de investigação, pareciam ter ficado para trás, lá para trás, com a versão de um nosferatu tropical – Temer - ganharam nova roupagem e, pior, com apoio da mídia tradicional, são vendidas como pertinentes, ou seja, necessárias, quando não o são.
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Com o Projeto de Lei 15/2016, no Senado, Temer chegou tentando, sem êxito, alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal, que tinha “sustentado” o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Derrotado pela morosidade dada pelo Congresso ao projeto, que ainda aguarda apreciação do Senado, Temer não desanimou e na sequência, já com êxito, conseguiu estabelecer a conhecida “PEC do Fim do Mundo”, a Emenda à Constituição 95, que impõe teto para investimentos baseado na taxa de inflação do ano anterior; alterou a Lei que regula o trabalho terceirizado no País; sancionou o desmonte de mais de 100 pontos das CLTs com a reforma trabalhista; e agora, tenta emplacar a “menina dos olhos” do (des)governo com a “contrarreforma da previdência” – pelo meu editor-chefe -, o presente sórdido para este Natal prometido ao menos pelos deputados federais – por questão de tempo, caso aprovada na Câmara, os senadores só debruçarão sobre o tema na volta dos “trabalhos” parlamentares, em fevereiro.
 
Imagem: Charge / Ricardo Soares

Deputado pelo PMDB-MS, Carlos Marun, enfim assumiu a Secretaria de Governo do (des)governo Temer, pasta que só existe para manter firme os obscuros esquemas entre a turma palaciana e o mais corrupto Congresso da Nova República. Ele chega depois que o deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) deixou o cargo na semana em que seu partido, o “tucanistão”, realizou sua convenção nacional e decidiu por desembarcar do (des)governo. 


Carlos Marun é peça chave na articulação pela aprovação da“contrarreforma da previdência” no Congresso. Ele representa o chamado “baixo clero” da Câmara dos deputados, aquele unificado no fisiológico até os dentes “Centrão”, fundado pelo deputado cassado, preso e aliadíssimo de Marun, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 


De acordo com alguns jornais da mídia tradicional, o (des)governo está distante do número mínimo para a aprovação das mudanças em plenário, sendo em dois turnos, na Câmara. Alguns levantamentos dão conta que Temer e Meirelles – patrono das reformas e parceiro íntimo do mercado financeiro-, teriam no máximo 300 deputados dispostos a votar favorável ao texto que impõe idade mínima para ter direito ao beneficio da aposentadoria, condicionada a 15 anos de contribuição ao INSS. O (des)governo precisa de, no mínimo, 308 votos em duas votações para aprovar o texto-base da “contrarreforma”.


Em frente às câmeras e nas tribunas, a justificativa para as mudanças no regime previdenciário é um eventual colapso da economia. Nos bastidores, o mérito, a necessidade dessa “contrarreforma da previdência” e seus efeitos práticos, nunca estiveram em pauta. Os muitos cafés-da-manhã, almoços e jantares promovidos no “Bom Prato”, posto Palácio da Alvorada, eram sempre animados com pedidos por cargos, repasses de emendas parlamentares e escambo com projetos de lei. 
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)


Só na última semana, o (des)governo não hesitou em usar sua “bitcoin” em mais alguns perdões de dívida, as já famosas anistias fiscais que começaram com os 338 milhões e 25 bilhões de reais aos bancos Santander e Itaú, respectivamente; passou pelos ruralistas do “Agro é Pop”, o agronegócio, com o perdão na casa de 5 bilhões de reais, e chegou às petrolíferas estrangeiras, que de uma vez só, se livrando de 54 bilhões em dívidas contraídas entre 1997 e 2014, e estão levando pouco mais de 1 trilhão de reais, em 22 anos de incentivos e isenções fiscais pela Medida Provisória 795, aprovada pela Câmara no último dia 06 de dezembro, e tratada com grau de urgência no Senado.   
 

Os mesmos bancos que receberam anistia fiscal, ou seja, perdão de suas dívidas, e a classe empresarial, são os fiadores da “contrarreforma da previdência”. Os bancos, por vislumbrar um campo mercadológico sem o INSS e a chance de emplacar seus planos de previdência privada. A classe empresarial, pelo maior perdão fiscal de todos, a própria “contrarreforma da previdência”, já que o único déficit encontrado pela CPI, instaurada no Senado, é a dívida bilionária deixada pelo calote que muitas das grandes empresas brasileiras, algumas já falidas, deram – e dão – a Previdência Social.


Entre as empresas, a J&F dos empresários presos Joesley e Wesley Batista lidera o pelotão de PJs – Pessoas Jurídicas – ainda em funcionamento, que não deram abertura de falência, com 2,39 bilhões de reais em dívidas com a Previdência Social. O hoje patrono da “contrarreforma”, ministro Henrique Meirelles, curiosamente integrou – chegando a presidir - o conselho-administrativo da empresa dos batistas e, certamente, sabia – e sabe – do calote que a empresa dava – e dá – a mesma Previdência Social que hoje ele alardeia estar “preocupado”.


O (des)governo e o Congresso pensavam em votar a “contrarreforma” na segunda-feira (18), mas, de acordo com o líder do (des)governo no Senado, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o da "suruba", só deve ser pautada no plenário da Câmara no retorno do recesso parlamentar, em fevereiro.

As centrais sindicais e os movimentos organizados estão atentos às movimentações do (des)governo e planejam atos para o dia em que a Câmara pautar a votação das mudanças no regime previdenciário.

Pressão popular, ao menos nas redes sociais, e o medo em não alcançar o número mínimo de votos para a aprovação, fizeram o (des)governo dar aquela "arregada".


Assim como aceitamos (e precisamos de) críticas e sugestões, por isso a importância de se comentar sua opinião, seja sobre o conteúdo ou o artigo, da forma que for mais conveniente, pedimos que, também, compartilhe, retweete, republique nosso material pelas redes sociais!
 



  
Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours