Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.




46ª Semana De Congresso com os “parças” à contradições de praxe




Dória, garoto-propaganda – espécie de bonecão de posto do Liberalismo brasileiro, dedicou o sábado (11) para o 3º Congresso do dito Movimento Brasil Livre – livre deles, espero. Lá, o prefeito, sob muitos aplausos, reforçou falácias que ele tem dedicado aos paulistanos desde o início do ano. Entre “gestão eficiente” e o clichê do neoliberalismo, a “enxugamento da Máquina Pública”, Dória passou uma tarde agradável entre os seus e, em suas redes sociais, fez um convite para os brasileiros, em sua maioria pobres por conta da desigualdade, produto das práticas liberais, para que eles compreendessem a necessidade de políticas liberais para o País. “Para defender uma política liberal para o Brasil. Privatização, controle da economia feito pelo mercado e não por interesses políticos ou partidários e discutir o Brasil que vai cuidar dos mais pobres, dos mais humildes, daqueles que mais precisam de ajuda e apoio”, comentou Dória que, num lapso de desconectividade, próprio de quem acompanha os noticiários apenas quando falam bem de si, afirmou que os garotos do MBL, os mesmos que pautam o Brasil com discussões desnecessárias e retrógradas, “refrescam” o País. “Os jovens que fazem parte do MBL ajudam a refrescar o Brasil. Ajudam a colocar ideias novas. Ajudam a colocar as bandeiras dessas ideias liberais, pró-mercado.”
  Vídeo: Reprodução / Canal "João Doria News" no Youtube


No domingo, dia de GP do Brasil, no autódromo de Interlagos, Dória não deixou de ir para mais uma etapa de seu programa de zeladoria, o Cidade Linda e seus filhotes como Bairro Lindo, desta vez em São Miguel Paulista, na Zona Leste. O prefeito, que seria presença vip no Grande Prêmio, não usou o traje, já gasto, de gari ou a camiseta do programa para visitar o bairro da Zona Leste. Como estaria em Interlagos pouco assim que saísse da ZL, Dória trajou uma camisa social branca e, preocupado com ela – vai que suja a camisa -, pouco participou das ações no bairro. Em Interlagos, tanto ele como o “ex-atual-padrinho” político, governador Geraldo Alckmin, tiveram que dar explicações para a falta de segurança nos entorno do autódromo. Reivindicação antiga dos morados, a incidência de roubos na região precisou “atacar” equipes de grandes montadoras, participantes da F1, para ganhar visibilidade e, agora, dar esperança de que terá uma atenção diferente.
 
Vídeo: Reprodução / Canal "João Doria News" no Youtube

Num daqueles fóruns intitulados com “liberdade” e “democracia”, de poucos representantes da classe menos afortunada da sociedade, Dória participou do “4º Fórum Liberdade e Democracia”. Lá, sobre um palco, o prefeito reforçou seu posicionamento contrário à descriminalização das drogas e, aproveitando-se das convulsões pró-armamentistas, disse que não importa-se com o armamento da população. Até parece, prefeito!


O Edifício Matarazzo desta administração deixa muitos escritórios de paisagistas e urbanistas no chão. Quase todas as reuniões envolvendo o prefeito João Dória tem relação com algum projeto novo de revitalizar, curiosamente, sem revitalização. Alterando calçamento como na região central e as pedras portuguesas, agora, ameaçadas por grandes placas cinza, como as da Paulista, ou desejando revitalizar a região do Bom Retiro, no Centro, em parceria com a comunidade sul-coreana, Dória e sua equipe parecem não enxergar os reais problemas estruturais de São Paulo, como o andamento de obras de hospitais e CEUs, e focam em “boulevards” para seus parceiros empresários estamparem suas marcas.
 Vídeo: Reprodução / Canal "João Doria News" no Youtube

Ainda na semana, Dória enterrou de vez o assunto farinata. Sob muitas “pazadas”, a mais de 7 palmos abaixo da terra,  a ração foi substituída pelo mais novo programa da Prefeitura, o “Alimento Saudável”, comandado pela secretaria de educação, do secretário Alexandre Schneider - o mesmo que tinha pedido demissão em abril após sofrer ataques dos parceiros de Dória citados no primeiro parágrafo deste artigo. A Prefeitura formalizará parcerias com pequenos produtores de alimentos orgânicos – hortaliças, verduras, legumes, frutas e grãos – e distribui-los na merenda escolar da rede municipal de ensino.
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Na polêmica da vez, o prefeito não gostou, nem um pouco, de ouvir reclamações, sinceras, do prefeito regional da Casa Verde/Vila Nova Cachoeirinha, Paulo Cahim, sobre a falta de subsídios para a limpeza e manutenção de piscinões, e o exonerou do cargo sob a arrogância de que em sua administração, a tal “gestão”, os servidores não devem reclamar, mas sim trabalhar, mesmo quando as reclamações forem cabíveis e pertinentes. Após o prefeito disparar o “não reclamem, trabalhem”, enquanto inaugurava o primeiro trecho de recapeamento feito com dinheiro de multas – diferente de Haddad, que também tentou emplacar um programa de recapeamento de vias com o uso de dinheiro gerado com multas, Dória teve aval dos órgãos para tal - , o prefeito regional, e aqui faço dele minhas palavras, disparou que Dória trabalha somando “milhas”. “O prefeito João trabalhou muito, mas somando milhas voando pelo mundo. Na Casa Verde eu rodei todas as vilas, ruas, praças, becos e vielas, especialmente no fundão da periferia. Não! O sermão [“não reclamem, trabalhem” de Dória] não cabe à mim ”, escreveu o ex-prefeito regional em sua rede social.
  Vídeo: Reprodução / Canal "João Doria News" no Youtube


O prefeito amanheceu, na sexta (17), numa “canoa” motorizada no rio Pinheiros, participando de uma das etapas de pulverização contra o mosquito Aedes aegypti. Trajado com uma espessa jaqueta e acompanhado do secretário da saúde, Wilson Pollara, igualmente vestido com uma boa jaqueta, ambos esguicharam um tipo de veneno que inibe a presença do mosquito transmissor de doenças como, no caso por ser região urbana, a febre amarela, epidemia que tem assolado Zonas Norte e Leste da cidade. 


Dória voltou a divulgar números da área da saúde. Desta vez, os números dito atualizados, são referentes ao programa “Dr. Saúde”. De acordo com o prefeito, sem confirmação oficial da secretaria de saúde, o programa beneficiou 19.568 pacientes que tiveram seus procedimentos agendados 14.133 foram atendidos. 


O prefeito encerrou a semana participando do programa “Mariana Godoy Entrevista”, que faz uma série de entrevistas especiais com possíveis presidenciáveis. Dória, entrevistado como sendo um dos possíveis candidatos à Presidência da República, negou uma eventual candidatura e disse ter errado em viajar muito durante este ano, primeiro à frente da Prefeitura. “Em relação às viagens eu já diminui. De fato, elas, talvez em excesso, tenham prejudicado e essa sensação de ausência, embora não proceda, mas a sensibilidade e a humildade determinam é melhor ouvir a voz das ruas e ter a humildade de corrigir e eu já posicionei isso, então estamos viajando menos e trabalhando mais”, disse Dória em um trecho da entrevista. Ainda na entrevista, o “não presidenciável”, falou que o País tem de privatizar suas empresas estatais e, sim, reformar a previdência social. Dória só não se contradiz mais por falta de tempo acumulando milhas com suas viagens. 


Assim como aceitamos ( e precisamos) críticas e sugestões, por isso a importância de se comentar sua opinião, seja sobre o conteúdo ou o artigo, da forma que for mais conveniente, pedimos que, também, compartilhe, retweete, republique nosso material pelas redes sociais!
Em parceria com o projeto cultural Cine Favela, lá da Rua do Pacificador Nº 288 (clique!), em Heliópolis, região do Sacomã, na Zona Sul da cidade, a Coluna Mais SP  exibe 13 anos de produções, de trabalho intenso do grupo. Linkaremos curtas, documentários e reproduções de peças teatrais com os nossos artigos. As produções são autorais e desenvolvidas com a colaboração, maciça, de moradores daquela comunidade.
Vídeo: Reprodução / Canal "Cine Favela" no Youtube 


Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours