Amigos! Após algumas semanas estamos de volta com a 4ª  edição do Fala Fanático neste retorno. E desta vez a conversá é sobre o Rubro Negro Baiano, o Esporte Clube Vitória. Conversamos com José Milton Galindo Ramos Filho, ou simplesmente Milton Filho, 18 anos, de Aracaju/SE.


Se recorda o primeiro momento em que se sentiu torcedor do Vitória? 

Não. Comecei a torcer pro Vitória desde que sou criança, mas sequer me recordo a primeira vez que fui no estádio, mesmo sabendo que foi em 2003. Comecei a me apegar mais com o clube na Série B de 2011.


E como foi sentir-se torcedor, justo em um momento onde o time não estava na elite?


Apesar da frustração de não ter subido no fim do ano, foi gratificante ter acompanhado o clube de uma forma que eu jamais tinha feito.  Assistindo jogo a jogo e vivendo o Vitória no dia-a-dia.


Tu torce pro Vitória, mas é de SE, como foi isso em casa, a família já torcia? 


Eu morei em quatro cidades diferentes. Nasci aqui em Aracaju mas a maior parte de minha infância eu vivi em Salvador. E então fui influenciado por meu padrinho que é Vitória doente.


Era o seu padrinho o torcedor do Vitória então? Chegou a ter outras influências, "briga" pra determinar teu time?


Sim, ele que me levava pra ver jogo no Barradão. Em minha casa ninguém era tão apegado com futebol. Então foi o Vitória e ponto.

E qual foi seu momento mais gratificante in loco com o Vitória? 

Creio que em 2006, pois estávamos na Série C e foi um dos períodos que eu tive mais assiduidade no Barradão. Me fiz Vitória.


E o momento mais doloroso? 

A era Carlos Sérgio Falcão. 2014 até o início de 2015.


Quem foi o seu grande ídolo com a camisa do Vitória? 

Viáfara. Defendia muito, e achei injusta a forma como tiraram ele do elenco. Culparam ele pela perca do baiano em 2011, de forma injusta.


E quem tu não queria ver de jeito nenhum mais no Vitória, seja jogador, dirigente, técnico? 

Paulo Carneiro. Além de ter metido o Vitória na Série C, vestiu a camisa do rival e processou o clube com documentos falsos na justiça. Isso pra mim deslegitima ele.


Tu crê que o futebol nordestino em particular poderia ser melhor desenvolvido não fosse o amadorismo dos cartolas? 

Com certeza. O futebol dos estados "menores" inclusive já teve muito potencial. Mas não jogo somente na costas dos cartolas, a mídia tem muito dedo também.


O Esporte Interativo rompeu um pouco isso com a Copa do Nordeste. O que acha dessa iniciativa? 

É um passo, mas existe monopólio ainda. Os dirigentes do Vitória e do Sport por exemplo renovaram com a Globo. E a disparidade na distribuição das cotas de TV é que mais me incomoda nisso.


Mas tu enxerga essa decisão como acertada de Vitória e Sport ou crê numa subserviência dos dirigentes em relação a emissora que detém o monopólio do futebol no Brasil?

Os clubes são muito ligados a essas emissoras. Apesar do Vitória nunca ter se dado bem com a Rede Bahia, filial da Globo, segue fazendo esse papel de bons amigos com a emissora.


Você tem a página EC Vitória - Fotos Históricas (Facebook) e o blog Memórias do EC Vitória (Clique), que trazem um pouco da memória do clube e já trabalhou em outros projetos de "Memória esportiva". Conta pra gente um pouco do seu fascínio por esse lado do futebol e se há uma lacuna nesse segmento?
Comecei a curtir essas fotografias antigas do futebol acompanhando uma página de imagens clássicas do Botafogo. Depois conheci um blog chamado Tardes de Pacaembu que me inspirou a fazer o meu sobre o Vitória.







Dejan Petkovic

Gosto da história dele como pessoa e como jogador. Admiro muito. Não é porquê se deu mal como dirigente que eu vou crucificá-lo. Pra mim continua sendo ídolo do Vitória. Difícil dizer que coloco a mão no fogo por alguém, mas acho que sim.


André Lima

Talvez tivesse dado certo em 2013. Pena que se contundiu no primeiro jogo. Agora em 2017 já não era a mesma coisa.



Mário Sérgio Pontes de Paiva

Se tem uma frase que eu li de um torcedor e que nunca vou esquecer é: "meu pai não era torcedor do Vitória, meu pai era torcedor de Mário Sérgio". O Vitória é muito grato a ele. Não seria exagero ter uma estátua ou busto no Barradão em sua homenagem. Então tu poria no fogo por ele mais que a mão? Claro, apesar da personalidade forte era um cara admirável. 


Alexi Portela Júnior

Não coloco por ele a mão no fogo não. Apesar de ter tido alguns feitos, como nos levar a final da Copa do Brasil em 2010 e o bom Brasileiro de 2013, ele é uma figura autoritária que rejeita a democracia no clube. Seu sucessor, apoiado por ele, desgraçou demais o clube também.


Raimundo Dias Viana

Está no meio político-futebolístico desde os anos 70, envolvido com algumas coisas suspeitas. Por pouco não levou o clube pra Série B em 2016.


Ivã de Almeida

Teria votado nele nas últimas eleições por causa da chapa, mas ele em si, depois dessa desastrosa gestão, acho que dispense comentários.


Vágner Mancini

Não o considero ídolo, mas também não posso apagar a história dele no Vitória, pois é o treinador que mais comandou o time. As vezes acho que a culpa cai demais pra ele. Colocaria a mão no fogo por ele? Não, a mão no fogo eu não coloco por ele. Em o Vitória caindo, a "culpa" é mais de Mancini ou de Ivã de Almeida? Com certeza o Ivã. 


Você crê na salvação do time, como está o coração nesse aspecto?

Infelizmente acabo esperando o pior. Sempre que vi o Vitória disputar pra não cair, ele caiu, exceto ano passado. Mas ainda acredito que possamos nos salvar. Ou seja, se o time cair não será surpresa, tudo levou a isso. 


Alguma pergunta que tu gostaria que tivesse feito e não fiz?

Não. Gostei das perguntas. 


Seu recado final pro torcedor e pro clube? 

Que há uma frase interessante: "quem não conhece sua história, está condenado a repeti-la". Espero que isso jamais se aplique ao Vitória e que o torcedor rubro-negro não caia na onda da cartolagem.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours