Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.





44ª Semana De rabeira em pesquisa de intenções de voto a mudanças no secretariado




O prefeito João Dória, mesmo com todo o seu aporte de big data, vem se consolidando na rabeira dos lembrados nas pesquisas de intenção de voto. Na última divulgada, a primeira pesquisa realizada pelo IBOPE, Dória empata com o seu padrinho político, governador Geraldo Alckmin, entre 8% e 10% dos entrevistados pelo instituto. Na outra ponta, disparado em todos os cenários à frente de outros possíveis presidenciáveis, o ex-presidente Lula acumula entre 33% e 35% dos mesmos entrevistados. Aliás, o segundo colocado nas pesquisas, não diferente agora na do IBOPE, aparece sempre muito distante do petista e só tem chances de sair com a faixa presidencial caso o ex-presidente seja impedido de participar do pleito.


Descontente com as pesquisas, Dória parte a viajar como maneira de mudar a chave e, mesmo não sendo a ex-prefeita Marta Suplicy, “relaxar”. O prefeito, que inaugurou o 8º Centro Temporário de Acolhimento na segunda-feira (30), na Lapa, voltou a viajar e passou a terça-feira (31) em solo carioca. Na “cidade maravilha, capital da beleza e do caos”, Dória foi à sede do jornal O Globo e se reuniu com o prefeito e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcelo Crivella, para acordos de parceria entre as prefeituras. Dória e Crivella andam se falando muito. Para os mais atentos, o prefeito tucano tenta, desesperadamente, emplacar uma honraria de cidadão na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O prefeito ainda aproveitou a visita ao Rio de Janeiro para tentar lançar uma frente que reúna todos os partidos ditos de “centro-direita” na escolha de um nome para bater de frente com o que ele considera “extremistas”, Lula à esquerda e o militar da reserva à direita.


Ainda sobre terras cariocas, Dória ousou dizer que as próximas eleições, por conta do conturbado momento político, não permite “outsiders”, ou seja, pessoas não políticas, de fora do mundo político, assim como ele vendia há pouco mais de um ano. O disparate de Dória é uma contraofensiva a figuras como a do apresentador Luciano Huck que, nas ultimas pesquisas de intenção de votos, aparece à frente de Dória. Será que caiu o “gestor, não político” de Dória? Teremos de mudar o nome do quadro?  


De volta à cidade, o prefeito fez mais algumas alterações em seu secretariado. Desta vez, não houve demissões, mas remanejamentos “pontuais” e que, a olhos vistos, gerou certo “climão” entre ele e seu vice Bruno Covas que, até quarta-feira (01), chefiava a secretaria de prefeituras regionais, responsável pelos projetos de zeladoria da cidade, principal razão para a má avaliação de Dória pelos paulistanos no ultimo levantamento do Datafolha. 


O prefeito tirou – para não usar demitiu - Bruno Covas da chefia das prefeituras regionais e criou uma nova pasta, a Casa-civil, para ajustar o vice-prefeito. Covas, agora, estará à frente das negociações políticas do Governo Dória. As velhas negociatas políticas. A curiosidade ficou por conta da forte presença de convidados – convocados – para demonstrar apoio ao vice-prefeito, fortemente criticado na administração. Os correligionários gritavam, como torcidas de futebol, por Bruno Covas no auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo.  Em meio a isso, Dória ficou constrangido e correu a gravar um vídeo com o vice-prefeito reafirmando a boa relação de ambos. Mas, pelo gesto “acelera” pouco sincronizado, a relação entre eles não andam lá essas coisas.


No lugar de Covas, o prefeito realocou Cláudio Carvalho, até então secretário de Investimento Social – pasta agora extinta, e agora à frente da coordenação das Prefeituras Regionais. Cláudio é “ex-executivo” da Cyrela, construtora, e a pasta de Prefeituras Regionais, mesmo em tempos de subprefeituras, sempre foi cheque assinado e em branco para negociações com a Câmara dos vereadores.  A empresa representada por Cláudio, novo secretário-chefe das Prefeituras Regionais, a Cyrela, está à frente das obras do Parque Augusta, imbróglio que Dória teria resolvido com permutas.


Dória, em suas redes sociais, anunciou números atualizados do Corujão da Cirurgia. De acordo como o prefeito, o programa já realizou 11.474 procedimentos desde junho.  Tentamos especificar os tais procedimentos, mas, pelo site da secretaria de Saúde, não obtivemos nenhuma informação. Dória tem essa mania de anunciar coisas sem muito apreço a dados. Entramos em contato com a secretaria de Saúde, mas, até o fechamento deste artigo, eles não responderam.


O prefeito encerrou a semana trajado de sua camiseta com um coração e os dizeres "SP Cidade Linda" estampados, em mais uma etapa do Cidade Linda, desta vez, no bairro da Pompeia, Zona Oeste da cidade. 


Assim como aceitamos ( e precisamos) críticas e sugestões, por isso a importância de se comentar sua opinião, seja sobre o conteúdo ou o artigo, da forma que for mais conveniente, pedimos que, também, compartilhe, retweete, republique nosso material pelas redes sociais!
Em parceria com o projeto cultural Cine Favela, lá da Rua do Pacificador Nº 288 (clique!), em Heliópolis, região do Sacomã, na Zona Sul da cidade, a Coluna Mais SP  exibe 13 anos de produções, de trabalho intenso do grupo. Linkaremos curtas, documentários e reproduções de peças teatrais com os nossos artigos. As produções são autorais e desenvolvidas com a colaboração, maciça, de moradores daquela comunidade.
 Vídeo: Reprodução / Canal "Cine Favela" no Youtube




Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours