linebacker do Miami Dolphins, Kiko Alonso, tirou Joe Flacco da partida do Thursday Night Football. O quarterback do Baltimore Ravens saiu com uma concussão após uma pancada do jogador dos Dolphins. 

No momento, os árbitros marcaram falta e primeira descida automática para Baltimore. Eu acompanhei as reações nas mídias sociais, especialmente no Twitter. Quando o lance ocorreu, Alonso foi criticado pela maioria. Não podemos condenar o jogador e vou explicar para vocês o porquê. 

Vamos considerar uma coisa: dois corpos em movimento, em alta velocidade, indo para o mesmo ponto futuro é certeza de colisão. A colisão iria acontecer de qualquer maneira. Alonso foi duro em seu contato com o quarterback? Sim, assim como seria duro em seu contato com o recebedor ou o corredor.  

Avaliando pela regra, a partir do momento que Joe Flacco coloca a bola de baixo de seu braço e começa a correr as jardas que faltam para a primeira descida, ele deixa de ser um passador. Não existem regras específicas para proteger ele, apenas as mesmas para as demais posições.  

Flacco e Alonso corriam em alta velocidade e, se observar bem o vídeo do lance, Kiko daria o tackle exatamente onde estaria a cintura de Flacco. Em questão de meio segundo, não dá para mudar completamente um movimento, quase que instintivo, do jogador de defesa. Ele não tinha como saber que o camisa 5 iria para o slide. Não é culpa do Flacco, mas também não é culpa de Alonso. 

Foi falta? Foi. Afinal, a pancada foi no capacete, o que caracteriza a regra do "Crown-of-Helmet" e o tackle foi fora da "tackle box" (área do corpo permitida a receber tackles). Foi maldade? Não. Alonso estava fazendo o trabalho dele e seria injusto condená-lo. Espero que não ocorra a punição para o defensor de Miami e espero que o jogador de Baltimore também se recupere da concussão. 

Kiko Alonso estava defendendo seu território, enquanto Flacco usava suas armas para invadi-lo. Se, em uma guerra, soldados inimigos marcharem até sua base com armas nas mãos, não os receba com flores. 


Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours