Olá fãs da velocidade! Quem disse que domingo não é dia de acordar cedo? Ou então dormir só depois que o sol raiar?? Pois bem, na última edição do GP da Malásia, todo fã de Fórmula 1 ficou 'no pique' durante a madrugada desse domingo, e com certeza, não se decepcionou! Com Vettel forçando muito, Ricciardo em um grande dia e Max Verstappen inspirado, Sepang se despediu em grande estilo da Fórmula 1, e com certeza vai deixar muitas saudades...


Mais uma vez, a ação começou antes mesmo da largada para o GP. No caminho para o grid, Kimi Räikkönen ficou sem potência no seu motor Ferrari e a equipe teve de correr para tentar aprontar o carro a tempo. Mesmo com todo o esforço dos mecânicos, o problema não foi resolvido e o carro recolhido para a garagem. Mais um abandono para a conta de Raïkkönen, que também vem sofrendo muito com a falta de sorte nas últimas provas. Péssimo resultado também para o time Ferrari, vislumbrando a briga pelo mundial de construtores, que agora aparece já bem encaminhado para a equipe Mercedes.

Na largada, cabe destacar a grande exibição do mexicano Sergio Pérez, que se deu bem na saída da curva 2 e pulou para o sexto lugar, ganhando 3 posições. Outro que se destacou muito foi Stoffel Vandoorne, que terminou o primeiro giro num impressionante 5º lugar! Na frente, Bottas forçou bastante nas primeiras curvas e ultrapassou Ricciardo. O finlandês sentiu o bom momento e ficou lado a lado com Max Verstappen, mas o holandês foi habilidoso e se manteve à frente.


Resultado de imagem para ricciardo vs bottas malaysiaNos primeiros momentos da prova, ficou claro que Hamilton e Verstappen estavam em um ritmo melhor que os demais, tanto que em poucos instantes abriram uma vantagem de seis segundos para Bottas, que era agora pressionado por Ricciardo. A consolidação do bom desempenho das Red Bull veio na volta 4, com os pilotos quase que simultaneamente buscando as ultrapassagens. Primeiro, Max forçou pra cima de Hamilton na curva 1, retardando a freada e colocando por dentro. O inglês até tentou fechar a porta, mas preferiu ser conservador e não comprou a briga com o menino. Logo depois, foi a vez de Ricciardo dividir roda com roda quase todo o primeiro setor com Valtteri Bottas, para completar a ultrapassagem apenas no final da curva 3! Um grande momento da corrida, que mostrou a qualidade de ambos os pilotos quando colocados sob pressão.

Uma vez no terceiro lugar, Ricciardo encontrou seu ritmo e partiu à caça de Hamilton, enquanto Verstappen corria sossegado na ponta. Cabe aqui uma ressalva ao desempenho de Bottas. Em ambas as ocasiões em que Valtteri esteve brigando por posições, mostrou culhões e vontade de vencer, de conquistar ou não ceder a ultrapassagem. O problema foi seu ritmo durante toda a corrida. Muito apático, Bottas parece que não se adaptou ao carro, e quem sabe, ao calor malaio, perdendo sempre muitos décimos de segundo para Sebastian Vettel, que vinha em escalada pelo pelotão.

Seb passou facilmente pela parte de baixo do grid, até encontrar resistência para ultrapassar Fernando Alonso e adentrar na zona de pontuação. Assim que conseguiu superar o espanhol, Vettel não teve problemas para chegar no quinto lugar, para então pensar em atacar o finlandês da Mercedes.

Antes de Vettel chegar em Bottas, uma série de incidentes e disputas na curva 1 fizeram a corrida ainda mais emocionante. Primeiro, Stroll resolveu dar o troco em cima de Felipe Massa, que o havia ultrapassado na volta anterior, exatamente no momento em que Stoffel Vandoorne saía dos boxes. Os três quase se engalfinharam na luta pelo virtual sétimo lugar, porém o belga foi habilidoso com o volante e se defendeu bem dos ímpetos do canadense. Para Massa, acabou sobrando o nono lugar, nada mal depois do toque sofrido ainda na primeira curva pela Force India de Esteban Ocon.

Quem resolveu aprontar de novo na curva 1 foi o francês da Force India, que ao disputar posição com Carlos Sainz, engatou a roda traseira na dianteira do espanhol, e foi parar na área de escape. Mais tarde, foi Jolyon Palmer que escorregou na primeira curva, acertando Kevin Magnussen e tirando um fino de Max Verstappen! Interessante destacar que não há necessidade de procurar culpados em nenhum desses incidentes citados. Talvez Palmer tenha pisado na bola ao deixar o carro fugir do comando, mas o inglês estava disputando posição com K-Mag, ou seja, precisa ir ao limite. Ponto para a direção de prova, que vem tomando decisões corretas nesse sentido e propiciando um excelente espetáculo em 2017.

Voltando ao pelotão de frente, Vettel encostara de vez em Bottas e fez-se valer do melhor ritmo para conseguir a ultrapassagem. O alemão vinha numa balada alucinante, tanto que chegou a quebrar o recorde de pista, inclusive por duas vezes! O próximo alvo era agora Daniel Ricciardo, que mantinha uma confortável posição no terceiro lugar.

Tirando quase um segundo por volta, Vettel chegou facilmente em Ricciardo, porém nesse momento os compostos supermacios de Seb começaram a sofrer um maior desgaste, o que deixou Dani em situação confortável para defender sua posição. Vettel acabou jogando tudo na curva 1, quando ainda restavam 5 voltas, mas Ricciardo estava atento e fechou bem o alemão, que (com os pneus já beirando as 30 voltas) não teve mais como acompanhar o ritmo do adversário.

No final, vitória de um Max Verstappen diferente, que atacou quando preciso, mas principalmente, administrou como um campeão uma vantagem de segurança para Lewis Hamilton. O inglês chegou em segundo, numa situação de corrida realmente desfavorável a Mercedes: muito calor e curvas de alta. Mesmo com Vettel terminando em quarto, dezesseis posições à frente da de largada, pode-se dizer que, devido à essas circunstâncias, Hamilton é o vencedor do final de semana na luta pelo campeonato. E antes de mais nada, ficam as menções honrosas para Pérez, o melhor do resto, Vandoorne, com sua segunda corrida seguida no sétimo lugar e ultrapassando Alonso no mundial de pilotos, e a dupla da Williams, que teve um rendimento bom e acabou levando pontos importantes na briga com a STR no mundial de construtores.

Resultado de imagem para vettel malaysia
Logo após o final da corrida, um acidente bizarro acabou envolvendo Sebastian Vettel e Lance Stroll. Já relaxados (e exaustos obviamente) após a corrida, os pilotos acabaram se encontrando enquanto levavam os carros aos boxes, com Vettel levando a pior e perdendo a roda traseira esquerda. O alemão acabou largando sua Ferrari ali mesmo e voltou de carona na Sauber de Pascal Wehrlein, momento único na F1 atual!

Após a despedida oficial do GP da Malásia da Fórmula 1, vamos ver como ficou o mundial de pilotos: Hamilton abriu mais 6 pontinhos de vantagem, liderando agora com 34 pontos de folga para Vettel (281 a 247), restando 5 corridas, ou seja, 125 pontos em disputa. Um pouco mais atrás, aparece Valtteri Bottas, que mesmo decepcionando bastante na  segunda metade, está apenas 25 pontos atrás de Vettel, com 222.

Nos construtores, título da Mercedes praticamente em casa, com destaque para a briga interessante pelo quinto lugar. A Williams, favorita a vaga, aparece com 65 pontos, contra 52 da Toro Rosso, 42 da Renault e 37 da Haas, essa última que parece ter perdido um pouco do fôlego nas últimas provas.

Confira a classificação do GP da Malásia:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Por hoje é isso pessoal! Continuem seguindo nosso trabalho pelas redes sociais do Jovens Cronistas. Abraços e até semana que vem!!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours