Salve, pessoal, torcedores da seleção mais vitoriosa do mundo, vamos repercutir aqui nos Jovens Cronistas o empate por 1x1 em Barranquilla envolvendo Colômbia x Brasil. Além disso, vamos fazer um resumo geral dessa sequência de jogos de Tite pela seleção brasileira, visto que o treinador completou um turno no comando. Para terminar, vamos discutir algumas impressões sobre pendências a serem resolvidas até a Copa do Mundo 2018 na Rússia. Venham com a gente!

O Brasil foi a Barranquilla-COL enfrentar a seleção anfitriã com Alisson, Dani Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Filipe Luís, Fernandinho, William, Renato Augusto, Paulinho, Neymar e Roberto Firmino. Como pode ser notado, Tite poupou alguns jogadores como Gabriel Jesus, Philippe Coutinho, Casemiro, etc. O jogo foi disputado sob forte calor, portanto, o Brasil não aplicou no começo aquela intensidade de jogo que o torcedor está acostumado a ver. Por outro lado, tocava mais a bola, tentando fazer com que a necessitada (por pontos) Colômbia corresse atrás da bola. Um primeiro tempo de pouquíssimas chances, mas as mais perigosas foram da seleção canarinho. Primeiro em bate-rebate na área que Ospina conseguiu afastar. Depois, infiltrada pelos lados de Neymar, mas na hora de dar o passe final, faltou capricho para a bola chegar a Roberto Firmino. No final da primeira etapa que veio o gol; lançamento de Fernandinho, ajeitada de Neymar e paulada de William: golaço. A melhor chance colombiana havia sido uma cabeçada contra a própria meta executada por Thiago Silva.

Veio a segunda etapa e a Colômbia mostrou suas caras. Jogadas rápidas no ataque que exploravam principalmente o ponta Juan Cuadrado ou chegavam pelo meio com jogadas de James Rodríguez, etc. mas quem foi mortal na Colômbia foi o atacante Falcao Garcia que acertou bela cabeçada para deixar a partida igual. A seleção colombiana começou a sair mais para o jogo e quase chegou na virada com chute de longe de James. Tite então mexeu na seleção brasileira ao colocar Gabriel Jesus no lugar de Firmino. Em sua primeira jogada, o jogador do Manchester City participou de um corta-luz e foi só. Ainda coube a Tite colocar Coutinho no lugar de Renato Augusto, mas nada que mudou efetivamente o jogo como na rodada passada; a canarinho ainda teve chance de vencer em arrancadas de Neymar e em uma bola enfiada para Gabriel Jesus, mas em ambas a defesa colombiana levou a melhor. Fim de papo.

Um turno de Tite no comando da seleção brasileira. Uma melhora incrível em relação ao seu antecessor, tanto que se o Brasil estivesse com ZERO PONTOS quando Tite assumiu, mesmo assim seria líder das eliminatórias. Incríveis 27 gols marcados e apenas 3 sofridos. São apenas números, mas no caso refletem uma melhora incrível na dinâmica de jogo, um time que tem um ataque brilhante e um sistema de marcação muito bem encaixado em campo. Combinando esses fatores é possível concluir que o Brasil vai forte para 2018, um time competitivo (repetindo: não está sendo afirmado que ganharemos o Mundial, mas sim que o Brasil irá competir muito bem na Copa 2018, longe de acontecer o que aconteceu nas três Copas passadas).

A ressalva a respeito da Seleção Brasileira para 2018 fica no ataque, e não estamos falando de Neymar. Brasil jogou sem Neymar uma única partida e foi bem. Sem Gabriel Jesus foi bem também. Contudo, quando o Brasil jogou sem Coutinho, parece que o esquema de jogo do time, as jogadas alternativas de infiltração e arremate pro gol vindo em direção ao meio da área somem. Talvez esta seja a grande dor de cabeça de Tite para a Copa do Mundo de 2018, encontrar alguém que mantenha essa função de Coutinho em caso de ausência do atual jogador do Liverpool-ING. Tem um ano praticamente para acertar este defeito, etc. Para concluir, acredito mesmo que Thiago Silva não pode ser jogador de uma grande seleção; mais uma vez deixou a desejar em momentos de pressão. Resolve aí, Adenor!
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours