Caros palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, hoje o Papo de Torcedor do Palmeiras está dividido em duas partes: uma para repercutir o empate diante do Atlético-MG fora de casa pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro e outra para comentar a respeito da reintegração de Felipe Melo ao elenco alviverde. Vamos começar pelo jogo de sábado, 9 de setembro de 2017, no Estádio Independência em Belo Horizonte.

Palmeiras foi a campo com uma formação diferente do que de costume. Cuca variou o esquema para o tradicional 4-4-2 com Fernando Prass, Mayke, Edu Dracena, Luan, Egídio, Jean, Tchê Tchê, Moisés, Guerra, Willian e Deyverson. O Palmeiras começou logo em cima e já reclamou (com razão) de pênalti em braço aberto de Luan (do Galo), mas o Leandro Pedro Vuaden, o árbitro que adora reinventar a regra do futebol e não aplica-la, simplesmente mandou o jogo seguir. Penalidade que não foi marcada para um lado, por outro, foi marcada corretamente: desta vez, Egídio derrubou Aex Silva. Porém, Fred bateu e Fernando Prass defendeu.

Minutos mais tarde a punição viria ao Atlético em bola no lado direito de sua defesa. Willian recebeu na entrada da área e serviu Deyverson que apenas tocou para o fundo das redes do goleiro Victor. Mas o Palmeiras vacilou na sequência com um puxão em Leonardo Silva: Vuaden com seu olhinho calibrado para um único lado visualizou (corretamente) a penalidade que Fábio Santos converteu sem chances de defesa para Fernando Prass. O bolso do árbitro também estava calibrado e expulsou Luan pelo segundo cartão amarelo, contudo o cara não seguia NENHUM critério quando as faltas eram marcadas contra o Atlético.

Veio a segunda etapa e ao contrário de ver um Palmeiras assustado em campo, o time estava tranquilo. As jogadas fluíam bem pelo lado direito do campo quando envolviam Jean, Moisés e Mayke. Mas o lance capital em pró do Palmeiras veio em toque de mão de Leonardo Silva dentro da área que Vuaden, com aquela dor no coração, apitou a penalidade. Pena que o Deyverson resolveu "gourmetizar" a cobrança. CORRE PRA BOLA E ENFIA O PÉ NELA, CAZZO! Mas não! Deu passinho aqui, rebolou ali, fez a dança do siri, etc., e recuou para o Victor. Palmeiras ainda ficou com 9 em campo após Willian chutar a parte íntima de Valdívia (nesse caso, cartão correto). De resto, Palmeiras se segurou atrás e saiu com um empate do Horto.

Dois fatores foram fundamentais (negativos) para o empate: um foi o critério absurdo do Vuaden que não aplica regra - ele gosta de reinventar a regra a seu gosto. Outra foi uma batida de pênalti patética de Deyverson, na necessidade do time, era pra "sortá o cavaco" como diria Silvio Luiz. De resto, o time teve uma belíssima postura em campo, calmo, tranquilo, tocando mais a bola, conseguiu envolver o Galo em sua casa mesmo com 1 a menos por vários momentos. Interessante manter esse 4-4-2 para os próximos jogos. Parabéns ao Fernando Prass pela bela atuação, precisava de uma atuação assim para recuperar confiança, algo fundamental na posição de goleiro.

Cadê a Responsabilidade?


Bom, palestrinos, agora a palavra é sobre a reintegração de Felipe Melo ao elenco do Palmeiras e espero que seja a última vez que tenha que falar sobre aspectos extracampo do rapaz. Fato que a reintegração de Felipe Melo mostra uma clara falta de comando superior no Palmeiras, que pode ser resumida a um presidente extremamente omisso e que parece pouco se importar com a vida dentro dos gramados (diferentemente de seu antecessor). Maurício Galiotte dificilmente dá as caras para falar sobre o time, etc., coisa que Paulo Nobre fazia com certa frequência.

Felipe Melo chegou mostrando respeito em um discurso lindo, maravilhoso, que o "Palmeiras coloca o arroz com feijão em casa...", etc. O mesmo respeito que foi esquecido quando o atleta com compromisso com o clube simplesmente fica bêbado e ainda expõe uma opinião pessoal e sem fundamento a respeito de seu comandante, o Cuca. O que o treinador faz? Afasta ele do time, em concordância com o gerente de futebol Alexandre Mattos. Passa o tempo da janela de transferências, o jogador em vez de se manter treinando, viaja para o nordeste, grava vídeo "ironizando" sua "vida ruim afastado", mostrando que na verdade está pouco se lixando para o Palmeiras.

O cara realmente tira sarro do Palmeiras e se sustenta na base de um monte de discursos. Não é mau jogador, pelo contrário, um dos melhores na posição no Brasil. Mas a questão que pode ficar na cabeça de alguns jogadores com a reintegração é: o cara faz algo de ruim e volta pro time. Imagina aquele jogador (como Hyoran) por exemplo. Faz tudo certo, treina, etc., mal tem uma chance e chega um babaca desses, com uma atitude babaca e ainda tem chance no time? Que isso! Um cara desses nunca mais tinha que pisar no Palmeiras! Quem falta com respeito à instituição não tem que continuar servindo a mesma!

Que adianta Cuca "bater o martelo" se o presidente está com a mentalidade do Felipe Melo de não estar nem aí pro Palmeiras? Preciso dizer pra quem que vai sobrar o rojão? E ainda o Cuca tem que ter o sangue de barata de chegar na entrevista e falar que não quer o mau pra carreira do Felipe. Quem quer o mau pra carreira do Felipe é ele mesmo! Pode até encerrar contrato no Palmeiras, mas que time de ponta que contrataria uma encrenca dessas? 

Felipe Melo acaba de cumprir uma parte oculta de sua promessa. Deu tapa na cara do Palmeiras e dos palmeirenses. Só que com muita irresponsabilidade!

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours