Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.
 33ª Semana De vídeo suspeito à Dória “Neymar” 

João Dória São Paulo

O Agripino Dória, um transeunte nas funções de prefeito, viaja pelo País dando largada a construção e firmação de sua imagem como presidenciável no pleito do ano que vem. Antes de partir à Palmas, no Tocantins, onde participou de palestras (principal fonte de renda mensal do prefeito que doa seu salário) para empresários e prefeitos, na segunda (14),Dória fez uma visitinha, no domingo (13), ao governador Geraldo Alckmin para, ao menos, passar a imagem de que a amizade, a relação padrinho e afilhado, aliás, por não existir “ex-padrinho”, não anda, aparentemente, abalada por conta da atuação, neste caso, do “afilhado” em trair o “padrinho” na briga pelo poder no tucanato. Dória aproveitou o momento para gravar um vídeo em que, ao lado de Geraldo Alckmin, reforça sua “lealdade” ao governador e faz críticas à imprensa por ela cumprir seu papel de repercutir fatos como os afagos de Temer, que abriu as portas de seu partido para o prefeito “acelerar” pelo PMDB, e suas viagens pelo Brasil afora como a lembrada por este artigo no inicio do parágrafo. 

Dória está tão compenetrado em sua campanha, extraoficial, ao posto de “chefe de Estado” (ou não, com o nosso “semiparlamentarismo”) que não se manifestou a notícia falsa de que sua gestão teria regulado a distribuição de merenda escolar a uma porção por estudante, sob o argumento de que a ação auxiliaria no problema com obesidade infantil. A informação foi falsa, mas, como já tratamos na Mais SP, há muitos problemas na administração, quanto às áreas essenciais, do prefeito tucano que, agora, sonha com o Planalto. A “Coruja” sumiu, hospitais como o da Brasilândia, Zona Norte, e Parelheiros, na Zona Sul, seguem com suas obras paradas, as mudanças na metodologia do serviço de transporte escolar e no “Leve Leite”, não impediram a repetição na merenda, mas fez estudantes caminharem longas distâncias até a escola e reduziu (em alguns casos retirou) o leite em pó distribuído. 

Se os seis primeiros meses não foram lá essas coisas, imaginem agora com o prefeito “acelerando” com seus títulos de cidadão pelo Brasil, exceto em Teresina. Deu ruim para Dória na capital do Piauí. Os vereadores da base do também prefeito tucano, Firmino Filho, não conseguiram votos suficientes para presentear Dória com o título de cidadão teresinense, em uma visita que seria feita à capital piauiense na quarta (16). Dória cancelou a viagem e foi apenas à Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde recebeu da Câmara de Vereadores, o título de cidadão natalense. O prefeito, que brinca de conquistar o maior número de “cidadanias” possíveis, já garantiu dois títulos de 5570 municípios do País.
Ainda sobre a viagem ao estado potiguar, o título recebido por Dória, segundo o UOL. Foi proposto pelo vereador Raniere Barbosa (PDT), presidente da Câmara, afastado do cargo por irregularidades envolvendo desvios, na ordem de R$ 22 milhões, em contratos superfaturados na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal. Outro “convidado” que não compareceu, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), pai de Fabio Faria, deputado federal e marido de Patrícia Abravanel, envolvido no esquema da JBS, deixou de ir à palestra de Dória por causa da operação Anteros da Polícia Federal, que no dia anterior, terça (15), esteve em seu apartamento com mandados de busca e apreensão após investigação apontar que ele seria o principal beneficiário de esquema de desvio de dinheiro público no período em que presidia a Assembleia Legislativa do RN. A PF diz que o governador faturou R$ 5,5 milhões com o esquema de funcionários fantasmas.  

Na quinta (17), Dória resolveu demitir a controladora-geral do Município, Laura Mendes, que comandava as investigações do esquema de cobrança de propina por servidores públicos, em troca de “vista grossa” sobre a lei Cidade Limpa, para a chegada do advogado Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes. Laura foi demitida duas semanas depois da divulgação do esquema pela rádio CBN. A Prefeitura garante que a substituição trata-se de uma “atualização”, já que a equipe, exceto Laura, foi escolha da gestão passada. Além de inoportuna, a decisão traz pontos curiosos como a presença, entre os envolvidos no esquema, do irmão de Laércio Benko, secretário de Meio Ambiente, aquele que se denominava o “novo” e “renovação” quando disputava o Palácio dos Bandeirantes, em 2014, e a figura do novo controlador-geral, Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes, que ocupava a Ouvidoria-Geral, órgão subordinado a Controladoria-Geral, portanto sem muita expressão no sistema de escala e subordinação.  

Em Evoé – Retrato de um Antropófago, o diretor do Teatro Oficina, José Celso Martinez, desenha seu sonho em ter um parque que envolva o teatro na Zona Oeste da cidade. Em um determinado trecho do documentário, Martinez mostra o terreno em que ele idealiza o parque. Parece que o prefeito assistiu ao documentário (improvável) e resolveu intervir no “sonho” de Martinez. Na tarde de quinta (17), Dória se reuniu com o diretor, o vereador Suplicy e o apresentador Silvio Santos, dono do terreno, para abrir negociações do projeto.
Ainda na quinta (17), o prefeito recebeu, em seu Olho no Olho, o secretário de Educação, Alexandre Schneider e a presidente do Conselho Regional de Nutrição, Silvia Cozzolina, para dar explicações sobre a polêmica envolvendo a suposta redução nas porções de merenda escolar divulgada no início da semana por parte da imprensa alternativa. Percebe-se que após a ida de Eduardo Suplicy, o Olho no Olho elevou o nível de seus comentaristas e, consequentemente, dos assuntos tratados. 

O prefeito passou a sexta (18) no nordeste do País. Dória esteve em Fortaleza, onde se encontrou com o presidente interino de seu partido, o senador Tasso Jereissati, e visitou a sede de alguns meios de comunicação local. À noite, o prefeito viajou para Recife, no Pernambuco, para uma, já agendada e estranha (já que ele é prefeito de SP), entrevista coletiva e a presença em um seminário e coquetel com empresários pernambucanos integrantes do LIDE, empresa de Dória. 

Ainda em terras nordestinas, Dória rebateu a fala do ex-presidente Lula, que usando-se de uma metáfora futebolística comentou o momento do prefeito paulistano, a uma rádio de Salvador. "O papel dele (Dória) é o seguinte: eu vou atacar o Messi ou Mascherano no Barcelona? Vai no Messi! Vou atacar o Sergio Ramos ou Cristiano Ronaldo no Real Madrid?", disparou o ex-presidente que iniciou sua caravana pela região nordeste esta semana, já em campanha para o pleito do próximo ano. Dória, durante uma de suas palestras a empresários (“plateia mais linda do Brasil de Dória”) rebateu o ex-presidente com a mais bizarra e chula mostra do populismo doriano. "O Lula me atacou e disse que é o Messi. Pois então, Lula, eu te digo que eu prefiro ser o Neymar, que é brasileiro e negro, que sabe o que fazer com a bola, sabe defender as cores do Brasil. A minha seleção não é a Argentina"

Assim como aceitamos ( e precisamos) críticas e sugestões, por isso a importância de se comentar sua opinião, seja sobre o conteúdo ou o artigo, da forma que for mais conveniente, pedimos que, também, compartilhe, retweete, republique nosso material pelas redes sociais!

Fiscalize conosco o Prefeito na página da Coluna "Mais SP" do JC! (Clique)      
 
Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours