Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.





32ª Semana De fixação venezuelana à ovos Mantiqueira 

A decisão de enviar sanções a Venezuela, ainda no sábado (5), saiu de uma reunião na sede da Prefeitura. Dória e o chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, ao lado de mais quatro ministros de Estado, decidiram o futuro, mesmo que em curto prazo, do vizinho venezuelano por conta da ruptura institucional e democrática vendida pela mídia do país de Nicolás Maduro. Intrigante o  uso recente do Matarazzo para promoção do Governo Federal e seus interesses, quando o paulistano não consegue definir quais foram as ações de sete meses ou 32 semanas de administração João Dória.

O prefeito passou parte do domingo (6) hasteando 28 bandeiras do Brasil por toda a extensão da avenida que leva o nome do País, na Zona Sul da cidade. Trajado com uma camiseta verde da FAB (Força Aérea Brasileira), Dória inaugurou o novo paisagismo dos jardins do canteiro central da avenida e, defronte ao Monumento às Bandeiras, ele gravou um vídeo para as suas redes sociais reforçando aquilo que o presidente Temer viria a declarar no dia seguinte. “João não tem uma visão só municipalista, mas nacional", falaria o presidente durante a assinatura do acordo que entrega parte do Campo de Marte à Prefeitura, na segunda (7).

Numa semana de "altas aventuras", incluindo ovos de galinha com muito axé, o prefeito acelerou, sem muito constrangimento, nos ares com o presidente recém-salvo de uma denúncia, o "tinhoso", no repasse de parte do Campo de Marte pela União à Prefeitura. O acordo firmado na segunda (7), também nas dependências do Matarazzo, cedeu 406 mil m2 do aeroporto para a construção de um parque municipal e um museu aeroespacial sob a administração da Prefeitura. Dória espera que as obras terminem antes de do encerramento de seu mandato. "Somos acelerados aqui", falou. 

Na terça (8), Dória viajou à terra de Castro Alves para receber o título de cidadão soteropolitano, na Câmara dos vereadores de Salvador. Durante a sua passagem pelo paço municipal, o prefeito não foi muito aclamado e, num tiro certeiro do produtor cultural Eucimar Freitas, foi atingido por um ovo de galinha . Sem hesitar, Dória lustrou o cabelo com o corrimento do ovo e gravou um vídeo incitando aquilo que ele tanto combate com falácias, o revanchismo do velho discurso do "nós contra eles". Dória, que no mesmo vídeo voltou a lembrar da Venezuela, como de praxe, deve voltar a Bahia para receber o título de cidadão baiano na Assembleia Legislativa. Imagino que Montesquieu, quando na divisão dos poderes, instituindo ao Legislativo a função de fiscalizar o Executivo, não se referia a distribuição irrestrita de títulos de cidadão. Aliás, uma das atividades mais prestigiadas pelos legisladores brasileiros. 

O prefeito saiu dessa semana com mais uma vitória na alçada jurídica envolvendo o aumento no limite das velocidade nas Marginais. Na quarta (9), o Tribunal de Justiça de SP manteve o aumento na velocidade das Marginais e a Prefeitura, através de Dória, divulgou números atualizados de acidentes nas vias após as mudanças no início do ano. Curiosamente, os números vão na contramão daqueles divulgadas pela imprensa durante todo o 1° semestre. Dória insiste na retórica de que a confusão nos números divulgados por ele e pela imprensa está na metodologia alterada por sua gestão. O prefeito vai pelo caminho que mais condiz a suas ações e, usando números de B.O da Polícia Civil, garantiu que 135 acidentes foram notificados nas Marginais no 1° quadrimestre, janeiro à abril, deste ano.

Histórico, o Olho no Olho desta semana, enfim, recebeu um especialista e representante dos anseios populares. O ex-senador e vereador pelo PT, partido tão difamado e execrado pelo prefeito, Eduardo Suplicy, participou do "programete" transmitido pelas contas de Dória no Twitter e Facebook. Espero que Dória, assim como boa parte da politicagem atual, entenda que partido ou legenda não é sinônimo de corrupção, mas sim de ideologia, conjunto de ideias. Se deve depreciar partidos e legendas ocas, os velhos sanguessugas de "Fundos de Financiamento a Democracia".

O encontro entre o prefeito e o vereador petista, Eduardo Matarazzo (como Dória se referiu a ele durante todo o programa), rendeu artigos em jornais e muitos comentários nas redes sociais. Para alguns telespectadores, a forma como Dória conduziu o encontro, regulando o diálogo com períodos temporais como em debates, e, por vezes, usando-se de erros e equívocos da gestão Haddad para  justificar ações trazidas pelo vereador conhecidamente humanista, mostrou que o prefeito estava, no popular, “fazendo uma média”. Suplicy levou a Dória aquilo que imaginávamos. O vereador recordou a invasão à “Cracolândia”, os ataques seletivos da polícia militar na favela do Moinho, também no Centro, e a reintegração de posse desengonçada no viaduto Jaceguai, na semana passada. Enquanto Suplicy fazia suas reivindicações, Dória o observava com um sorriso tímido do cinismo peculiar de quem “acelera”. 

Na semana em que a instância federal clamou forte, o prefeito entrou no radar de legendas como DEM e PMDB como grande nome (no caso destes partidos uma aquisição) para o pleito do próximo ano. 

Dória encerrou sua semana recebendo, acredito que a ideia tenha partido dele, uma doação de 10 mil ovos para, ele diz, “alimentar gente” pelos espaços de desenvolvimento social da Prefeitura. A doação da Mantiqueira foi divulgada através de um vídeo nas redes sociais do prefeito.

Fiscalize conosco o Prefeito na página da Coluna "Mais SP" do JC! (Clique)      

Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours