Olá fãs da velocidade! Estamos de volta nesse domingo para comentar o sensacional Grande Prêmio do Azerbaijão! Sim, você não leu errado!! O circuito de rua de Baku foi palco de um dos melhores GPs dos últimos anos, aonde absolutamente tudo que você pode imaginar aconteceu. Sem perder muito tempo, vamos então ao que de melhor aconteceu no domingo de corrida em Baku.


A prova já começou tumultuada, com alguns incidentes já nas primeiras curvas. Carlos Sainz foi o primeiro a ficar pelo caminho, rodando após uma escapada na curva 1. Já na curva 2, Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen se estranharam, com o piloto da Mercedes levando a pior e caindo para a última posição. Enquanto tudo isso acontecia, Vettel pulava para o segundo lugar, na cola do líder Hamilton. Segio Pérez vinha muito bem posicionado no terceiro lugar.

Ainda no início da prova, enquanto buscava um lugar no pódio, Max Verstappen viu seu motor Renault ir para o espaço, caracterizando o primeiro abandono da corrida. Pouco depois seria a vez de Jolyon Palmer, que também abandonou devido à problemas no motor. Mais um fim de semana ruim para a Renault em termos de confiabilidade/velocidade de seu propulsor. Claro que nada comparado ao fiasco da Honda, mas é decepcionante ver uma fabricante de peso sofrendo com esses problemas. Torcemos para que uma solução venha, e rápido.

Algumas voltas depois, quem ficou pelo caminho foi Daniil Kvyat. Diferente das outras situações, o bólido do russo ficou numa posição perigosa, o que somado à falta de um guindaste no local, provocaram o primeiro SC da prova. Vale ressaltar o péssimo trabalho dos fiscais de pista, que demoraram algumas voltas para a simples remoção do veículo.
[

Resultado de imagem para azerbaijan gp 2017 hamilton vettel
Depois de uma tentativa frustrada de relargada devido à detritos espalhados pela pista, veio a bandeira verde. Massa conseguiu pular para a terceira posição, enquanto Pérez ficou para trás. O mexicano encontrou Esteban Ocon, companheiro de equipe e com o qual já havia se estranhado no GP anterior. O jovem francês não hesitou em dividir curva com Checo, mas nas ruas de Baku andar lado a lado é quase impossível. O resultado foi um acidente que jogou ambos para o fim do grid, além de furar um pneu de Kimi Räikkönen e provocar mais um SC.

Enquanto a pista era limpa, Fernando Alonso (que aquela altura já entrara na zona de pontuação), reclamou pelo rádio das condições de pista, sugerindo bandeira vermelha. A direção de prova ouviu e a prova foi então paralisada. Um pouco antes dos carros se dirigirem para o pit-lane, houve o momento mais controverso do fim de semana. O toque entre Hamilton e Vettel, e posteriormente, o troco do alemão, que literalmente jogou o carro em cima do inglês.

Há erros em ambas as partes. Hamilton tem de ter mais cuidado, não pode simplesmente diminuir bruscamente a velocidade sabendo que existe um oponente logo à sua traseira. Mas é óbvio que Vettel precisa manter a calma. A atitude de Sebastian foi mais de antidesportiva, passível até de desqualificação! De qualquer forma, acaba sendo uma pimentinha a mais na luta pelo título mundial, que fica ainda mais quente depois de Baku.

Após alguns minutos de silêncio, os motores voltaram a roncar no Azerbaijão, com Hamilton liderando, Vettel em segundo e Felipe Massa em terceiro! As ótimas relargadas do brasileiro o colocaram numa luta direta pelo pódio com seu companheiro de equipe, Lance Stroll, que surpreendentemente, vinha no quarto lugar!

Para azar do brasileiro. algum problema na suspensão traseira o tiraria da prova já na relargada. Quem se aproveitou foi Daniel Ricciardo, que ultrapassou Stroll e subiu para o terceiro lugar.
A corrida que já estava um tanto quanto bizarra, ficaria ainda mais quando a proteção para a cabeça de Lewis Hamilton ameaçava se soltar em plena reta de largada, aonde os carros batiam fácil os 330 km/h! Não teve jeito, o inglês foi obrigado a parar nos boxes para consertar o problema. Enquanto isso, a direção de prova confirmava um stop and go de 10 segundos para Sebastian Vettel, pelo incidente com Hamilton. Sejamos francos, punição um tanto branda para o alemão...

Com todas essas situações, o top 3 era formado respectivamente por Ricciardo, Stroll e Magnussen!! Fernando Alonso aparecia ainda na quinta posição, com Valtteri Bottas, que de retardatário pulou para o quarto lugar! Uma dança das cadeiras sem precedentes no Azerbaijão!

Resultado de imagem para azerbaijan gp 2017
Tranquilo na liderança do GP, Daniel Ricciardo soube manter a calma e guiar com tranquilidade sua Red Bull para a primeira vitória no ano! Mesmo com uma desvantagem de 10 segundos, Valtteri Bottas deu tudo de si e terminou a prova num excelente segundo lugar, à frente do estreante mais novo a subir o pódio, Lance Stroll! Mesmo depois de tantos incidentes, Vettel conseguiu chegar à frente de Hamilton, terminando no quarto lugar, um posto à frente do inglês. Depois da corrida, ambos os pilotos trocaram farpas em entrevistas para diversos repórteres.

Certamente, o clima de tensão vai estar a mil nas próximas semanas na F1. Além da bela disputa Ocon x Pérez, temos o implacável duelo Hamilton x Vettel pelo título mundial, certamente uma daquelas rivalidades que a Fórmula 1 precisa para voltar a ser o centro das atenções. Um duelo, até então, sem favoritismo pra nenhum dos lados, e com a promessa de perdurar até as últimas corridas do calendário!

O alemão Vettel segue na ponta do mundial de pilotos com 153 pontos, seguido por Hamilton com 139. Valtteri Bottas diminuiu a distância para ambos, aparecendo no terceiro lugar com 111 pontos ganhos. Já nos construtores, dia excelente para a Mercedes, que abriu 24 pontos de vantagem para a Ferrari (250 a 226). Isolada no terceiro lugar vem a Red Bull, com 137 pontos.

A próxima corrida será o GP da Áustria, daqui a duas semanas. Continue acompanhando a cibertura do JC, tanto pelo blog como nas redes sociais. Abraços e até mais!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours