Ao menos assim tem sido nos últimos tempos. Pela primeira vez, desde o golpe de Deodoro, em 1889, temos um presidente da República em exercício denunciado. Paralelo a isto, as Reformas se mantêm mesmo com a promessa de #GreveGeral30deJunho


A 1ª de 3 denúncias que devem ser entregues pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, ao STF contra as recentes ações, muitas tardes da noite, do presidente Temer, já está nas mãos do ministro relator da Operação Lava Jato no Supremo, Luiz Edson Fachin, e chancela, juridicamente, o pior momento de Temer desde sua chegada em maio do ano passado. De longe, o recebimento e a tramitação da denúncia no STF e, daqui a alguns dias, no Congresso Nacional, não é o mais absurdo ato deste sórdido enredo em que somos meros, porém indispensáveis, figurantes.  Por sinal, enredo “recordiano” em que deus, “Bog” para Alex em Laranja Mecânica¸ escolhe o protagonista “indestrutível”. 
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

O presidente Temer está no poder a pouco mais de um ano, e nesse período enfrentou crises, sendo muitas relacionadas à suas escolhas no corpo ministerial. O rodízio na Esplanada já espantava qualquer um, porém a cena de Rocha Loures correndo com uma mala que, segundo a PGR, seria entregue a Temer, ganhou, facilmente, a atenção do povo. A atenção, apenas. Uma atenção momentânea e pouco crítica. A nossa versão de nosferatu está deliberadamente falida. O presidente não tem condições mínimas de conduzir, nem mesmo, seu casamento, quem dirá o País. Aquilo que ele outrora se vangloriava, a governabilidade, hoje, desmorona sem precedentes. O outro item necessário para um presidente da República, a legitimidade, isso ele, se tinha, há tempos não tem mais.
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Com a popularidade de 7%, segundo o último levantamento Datafolha, Temer foi denunciado por crime de corrupção passiva (quando o agente público recebe ou promete algo em razão da função pública, vantagem indevida) nos inquéritos que investigam as relações do Poder com o setor empresarial dos “frangueiros” Joesley e Wesley batista da J&F. A denúncia está no STF e, já autorizada pelo ministro Edson Fachin, segue para a Câmara dos deputados. Lá, a denúncia será discutida e votada na Comissão de Constituição e Justiça.  Aprovada, ela segue para Plenário da Câmara. Lembrando que estamos comentando apenas a 1ª de 3 denúncias que, tudo indica, seguirão o mesmo rito. Desta forma, a sangria será lenta e dolorida, curiosamente, não para Temer, mas para nós. O “bonde” dos 14 milhões de desempregados ganha integrantes diariamente e, infeliz e aparentemente, a opinião pública vestiu-se da “crise”, do termo mesmo, e atribui a ela todos os mais evidentes escândalos e tentativas de acabar com os poucos direitos conquistados. Neste cenário, o presidente denunciado, estranhamente, não é considerado um protagonista, mas sim, apenas mais um do elenco. Tudo é culpa da “crise”. 


Enquanto nada acontece, tudo acontece. Numa ponta do Congresso, na cumbuca para cima de Niemeyer, a Reforma da Previdência está paralisada e, com o fatiamento das denúncias por Janot, não deve sair este ano. Na outra ponta, a cumbuca deitada decide sobre a Reforma Trabalhista. Os senadores discutem a Reforma Trabalhista na Comissão de Constituição e Justiça, sob a relatoria do rei das “surubas”, senador Romero Jucá. Para a felicidade do senso comum que comemora o fim da contribuição sindical, ela deve ser aprovada na CCJ e, quando menos esperarmos, estará na pauta do plenário do Senado. Se fosse apenas o fim da contribuição sindical...
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Já há um chamamento a uma paralisação na próxima sexta (30) contra tudo o que se desenrolou desde a chegada de Temer ao Planalto. Ele, o presidente, disse em seu ultimo pronunciamento que nada o “destruirá”, que não há provas e que as Reformas não terão seu andamento afetado. O ímpeto de Temer o fez cair na tentação de subestimar a “bitva”, luta para Alex em Laranja Mecânica, e desconsiderar que a partir de sexta (30), a sociedade brasileira pode tomar um rumo diferente, mais crítico, observador e de “bitva” contra o “indestrutível” presidente da república Michel Temer, em tese, representante do povo.  

Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours