Caros palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, vamos falar hoje de um jogo pós derrota no clássico que serviu um pouco para lavar a alma, além de termos a tão esperada estreia do atacante colombiano Miguel Borja, diante da Ferroviária no Allianz Parque pela sexta rodada do Paulistão 2017. Um jogo em tese importante principalmente para a continuidade do trabalho de Eduardo Baptista que, mais uma vez em casa, foi bem.

O Palmeiras entrou em campo com Prass, Jean, Vitor Hugo, Dracena, Egídio, Thiago Santos, Zé Roberto, Michel Bastos, Keno, Dudu e Willian. Eduardo optou por colocar Zé Roberto no meio campo para auxiliar a saída de bola de Thiago Santos que não é das melhores mesmo, além do "menino de 43 anos" ter cacoete para atuar na função.

O jogo começou com o Palmeiras buscando o gol em boa finalização de Michel Bastos que passou à direita da meta da ferrinha. Mas o Palmeiras logo viria a marcar após jogada entre Jean e Willian na lateral que a bola foi cruzada para Keno que voou e testou para o fundo das redes.

Ao contrário de outras partidas, o Palmeiras não recuou e continuou buscando o segundo gol no jogo. Mais uma chance criada e Dudu chutou para bela defesa do arqueiro afeano. Logo depois, Keno iria aproveitar uma bola sobrada na área, mas Leandro Amaro tirou. Mais uma vez Keno recebeu na cara do goleiro, driblou Matheus, chutou, mas o zagueiro tirou em cima da linha. Willian também teve sua oportunidade, mas a finalização passou rente à trave esquerda do arqueiro. Fim do primeiro tempo que foi muito mais alviverde do que grená.

Veio a segunda etapa e nada de diferente da primeira. Palmeiras em cima, buscando gol com jogadas pelos lados com Dudu e do outro, Egídio. Interessante ver algumas vezes os laterais mais à frente do que os pontas no setor ofensivo mesmo. No entanto, o barbante não balançou para o verdão até os 20 do segundo tempo.

Neste momento, Jean e Michel ensaiaram uma cobrança e o canhoto soltou um foguete rasteiro que passou no meio de muita gente e pegou Matheus de surpresa que nada pode fazer. Um 2x0 que poderia ter tranquilizado o Palmeiras, mas, teve uma pequena pitada de emoção.

Em uma das poucas chegadas da Ferroviária, em um rebote da zaga, a bola bateu no braço do Michel Bastos o que acarretou em penalidade para a equipe de Araraquara. Penalidade bem assinalada, mas quero rever o lance anterior a este, pois parece que a bola bateu também no braço do jogador da equipe do interior. Alan Mineiro cobrou e Prass defendeu. O bandeira assinalou adiantamento, ele recobrou e marcou. 2x1.

Palmeiras no entanto matou a partida com gol do estreante Borja (substituto de Willian) que brigou no meio, arrancou, tocou para Dudu, recebeu de volta e tocou com categoria no canto do goleiro para fazer 3x1 e tranquilizar de vez. Ainda cabia mais um de Roger Guedes de cabeça após entrar no lugar de Keno. Fim de papo.

Vamos falar um pouco do título da manchete: em casa, ok. O que dizer disso? Em casa o Palmeiras está bem, jogando bem, sendo incisivo, ofensivo como diz o plantel da equipe. Mas precisamos jogar assim fora de nossos domínios também. Temos capacidade para isso; jogadas rápidas com alas e laterais, jogadas ensaiadas de falta, arrancadas, marcação por setor. Não precisa apenas ficar recuado fora de casa jogando no contragolpe. Podemos jogar para matar a partida.

Sobre a penalidade, acho legal a arbitragem cumprir ao pé da letra a regra. Muito bom. Mas gostaria de saber por que o pé da letra não serviu para os 6 segundos que o goleiro da ferrinha gastava quando dominava a bola com os braços, mas enfim, ganhamos e é o que importa.

Borja estreou muito bem, mostrou a que veio. Teve menos chances e aproveitou mais que o Willian. Contudo, o ex-cruzeirense ainda deve ser mais aproveitado neste início para o colombiano ganhar mais condicionamento e adaptação ao nosso futebol (idem ao venezuelano Guerra). Uma vitória com cara de Palmeiras que queremos para 2017. Seja em casa, seja fora dela!
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours