Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito peessedebista João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.


2ª Semana De Covas na ZL à Lula na 23


De gari na primeira semana para pedreiro nessa, o manequim e prefeito João Dória, passou a manhã de domingo (08) no Itaim Paulista, Zona Leste, e lá trocou o roupão verde por uma camiseta branca, pegou uma pá com um pouco de concreto, posou para fotos e convocou o povo para os novos programas da Prefeitura, um será o “Calçada Nova” e o outro com o nome de “Mutirão Mario Covas” em homenagem ao avô do vice-prefeito, Bruno Covas. O prefeito que governou a cidade entre 1983 e 1986, na época também promoveu ações de limpeza colaborativa, inclusive naquela região. Assim que o prefeito e seus parceiros deixaram o local, os trabalhadores também saíram e deixaram a promessa de terminar os serviços durante a semana.     


Na segunda feira (09), Dória se reuniu com o “não encontrado” Governador Geraldo Alckmin, na casa do “não encontrado”, o Palácio dos Bandeirantes, e em nome da “sinergia”, unificaram os calendários, cronogramas e materiais didáticos da rede pública de ensino. Tanto o prefeito como o Governador não explicaram como isso deve funcionar, apenas falaram que esse acordo deve ser implantado a partir do ano letivo de 2018. O curioso é que o secretário da educação, Alexandre Schneider, não disse nada sobre o que, certamente, implicará no trabalho dele. 


No segundo dia útil da semana, Dória acordou a coruja e colocou em prática uma das suas mais polêmicas promessas de campanhas: o “Corujão da Saúde”.  Em campanha o prefeito chegou a ser tachado por seus concorrentes que consideravam o programa de levar pessoas aos hospitais particulares no “período ocioso”, entre a noite e madrugada, uma afronta aos direitos civis e caso de “segregação”. Enfim, Dória e sua equipe conseguiram a parceria de oito hospitais com o custo, segundo a Prefeitura, de R$ 17 milhões. Ainda segundo ela, 485 mil pessoas estão na fila por exames, e o programa atenderá todas em até 90 dias. São exames de ultrassom, tomografia, ecocardiograma, mamografia e ressonância magnética. Por enquanto, a secretária de saúde chefiada pelo Wilson Pollara, agendou mais 296 mil exames (60% do total) nos moldes do programa. Vale lembrar que o exame é só a primeira etapa de qualquer tratamento, até porque é por meio dele que se diagnostica a existência ou não do problema.  Ainda falando de saúde, a Prefeitura recebeu do Governo Federal, 14 novas ambulâncias. Agora o SAMU-SP conta com 178 carros de emergência que atendem, pelas contas da Prefeitura, 1.100 ocorrências por dia. 
Imagem: Reprodução/Instagram
O prefeito ainda tem realizado algumas visitinhas surpresas aos seus servidores. Em duas semanas, Dória visitou prefeituras regionais, UBS, creches, escolas municipais, para fiscalizar e, para ele, “reforçar a preocupação com a eficiência no atendimento à população e da zeladoria”. Geralmente fazem essas visitas, o prefeito e o vice, Bruno Covas, e ao fim delas, o prefeito corre para o seu Instagram e publica um vídeo discursando. 


Na primeira sexta 13 do ano, o susto para, aproximadamente, 860 mil domicílios da Capital. A informação de que “Leve Leite” deve sofrer ajustes causa arrepios aos beneficiários. O programa que, até ano passado, distribuía 4 kg de leite em pó por mês, deve ser cortado por ser considerado um “gasto” para a nova gestão. Para o secretário da educação, Alexandre Schneider, os cortes são necessários para subsidiar a contratação de mais professores e a abertura das 66 mil vagas nas creches que o prefeito anunciou essa semana. Além do leite, a Prefeitura estuda os gastos com o transporte de alunos. 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram)





Imagem: Reprodução/Instagram 



Hoje, sábado (14), Dória voltou a se vestir de gari, agora não mais de verde, mas nas cores laranja e foi pintar as paredes nas margens da Av. 23 de Maio. O prefeito reafirmou o compromisso de zeladoria da cidade e em não considerar pichação uma arte. Disse também que a policia civil prendeu 28 pichadores na noite dessa sexta (13) e que eles serão todos incriminados. O prefeito ainda plantou uma muda de Pau Brasil que dedicou ao ex-ministro e ex-presidente, Lula. Nas palavras de Dória, o barbudo de São Bernardo é o “maior cara-de-pau do Brasil”.






Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours

  1. É Claudio, eu sinceramente acho interessante (até pela minha visão de Esquerda, Pós-moderna) essa "interação" de um Prefeito em relação á cidade e os equipamentos públicos. Mas com seriedade e não a PALHAÇADA que está fazendo o "João Trabalhador", tudo é PALANQUE, parece mais que já começou a campanha federal de seu padrinho, do que ele em si é o administrador da cidade. Aliás, esse "Pau Brasil" poderia muito bem ser também dedicado á ele.

    A grande dúvida é: QUAL É O VERDADEIRO DÓRIA? O que dá emprego e pasta de dente aos mendigos? Ou o que os esconde atrás de tapumes, cancela o leite das criancinhas???? Fora a questão de mexer duramente na questão dos transportes, como tu já citou em anterior texto e agora complementa. EU não tenho dúvidas de qual é o verdadeiro "Jão"..

    Sobre "pichação", o Prefeito vê também o GRAFITE como "vandalismo"??

    Enfim, á cada pataquada em que cada vez mais Dória lembra o "Hercules" da novela Global, (ou seja, o estereótipo do velho político oportunista, que abraça transeuntes e depois os chama de gentalha) o estereótipo do POLÍTICO TRADICIONAL, que beija bebês e limpa a boca com o lenço. Dória está fazendo direitinho a lição que APRENDEU EM CASA..

    ResponderExcluir