Amanhã será o dia de exercer a sua cidadania e o futuro da sua cidade e nesses dois meses de campanha, vimos boa parte das propostas dos candidatos a prefeitura da sua cidade, principalmente daqui do rio, na qual o colunista desse artigo está escrevendo, mas também precisamos pensar em quem votar para vereador.

Os representantes das Câmaras Municipais não têm poder para determinar, de forma direta, a construção de creches ou a pavimentação de vias públicas e em tempo de campanha, tudo vale, até candidatos de determinadas regiões que fazem promessas, pedem seu voto e depois de eleito somem, retornando novamente em ano de eleição, enquanto nesse período essa região sofre diariamente. Então precisamos entender até que ponto um vereador pode fazer de necessário para nossa cidade.

As funções de um representante da Câmara Municipal é elaborar, apreciar, alterar ou revogar leis municipais. Eles também têm atribuições de fiscalizar a prefeitura, acompanhando a execução do orçamento, e de apreciar as contas do prefeito. Mas de forma indireta, pois não têm autorização para determinar a construção de creches ou a pavimentação de vias públicas e sim solicitar a realização de uma obra para a prefeitura por meio da atividade legislativa — como uma emenda à Lei Orçamentária, por exemplo, que dependerá de votação da câmara.

A competência dos vereadores é exclusivamente municipal. Parece óbvio, mas não custa lembrar e se o candidato prometer instalar no seu bairro um posto da Brigada Militar, órgão de responsabilidade do governo do Estado, desconfie. Muitos dos candidatos falam sobre a questão da segurança pública. Eles até podem tratar desse tema como vereadores, mas apenas fazendo sugestões ou organizando discussões e muitos vem com propostas irreais", aparecendo em todas as eleições, por causa da falta de informação da população.
Então preste muita atenção antes de escolher o candidato, e veja se comprometido com a cidade e com a região que pretende representar, já que ele será um canal de demandas da população e não para interesses comuns, já que em sua maioria só entra para esse intuito, como aqui na cidade do Rio de Janeiro sobre votar o aumento do próprio salário e o desejo de ter um carro oficial.

Então pense bem antes de votar ou reeleger algum candidato e em baixo vou citar alguns candidatos que poderiam ser bom para nossa cidade.

Professor Filipe (27277) – É formado em Geografia, professor de Ensino Médio e vem como candidato pela primeira vez. Nascido e criado em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ele acredita que essa região precisa de renovação e de alguém que lute de verdade para essa população. É um bom nome para quem mora nessa região e está cansado dos mesmos nomes.

Cesar Maia (25500) - Foi secretário de Fazenda, deputado constituinte, prefeito por três vezes (1993-1996 e 2001-2008). Tem sido um excelente vereador. Apesar de seu partido ter declarado apoio ao atual prefeito, ainda assim manteve-se como independente e criticando a administração quando devia criticar, inclusive, se declara sem candidato a prefeito.

Jefferson Moura (18123) – Foi candidato a governador em 2010 e eleito vereador em 2014. Ele é redator da CPI das Olimpíadas concorre à reeleição pela Rede e seu empenho e na redução das desigualdades, no aprofundamento da democracia, na luta contra o racismo, contra a homofobia e a violência contra a mulher, defende os direitos da população LGBT e a reorientação dos rumos do Rio, para torná-lo a capital da sustentabilidade.

Tarcísio Motta (50123) – Candidato a governador pelo PSOL em 2014 e com o bordão “tenho rabo de cavalo mas não tenho rabo preso“, Foi professor de história do Colégio Pedro II e teve passagens pela Pastoral da Juventude, por sindicatos e até aulas para o MST. É diretor do bloco Bagunça Meu Coreto.

Marielle Franco (50777) - Marielle tem se destacado, principalmente, na luta pelos direitos das mulheres e no combate à violação de direitos de moradores de favela. Foi premiada, esse ano, com o “4º Prêmio Dandara: Mulheres Sempre Vivas”. Marielle também trabalhou em organizações como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm).

Leandro Lyra (30300) – Estudou Engenharia e doutorado em economia. Uma de seus objetivos é reduzir de 20 para 6 assessores. É candidato pelo NOVO com o pensamento de mudar a política carioca.

Reimont (13333) – É candidato a reeleição, Reimont tem uma belíssima história de luta em defesa dos artistas de rua. Também é um dos poucos candidatos a vereador que levantam a bandeira de seu partido. Na Câmara Municipal, liderou a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), desenvolveu atividades na Comissão Permanente de Educação e Cultura e presidiu as Comissões Especiais de População Adulta em Situação de Rua e a de Habitação e Moradia. Liderou duas frentes parlamentares: Em Prol da Democratização da Comunicação e Cultura e da Economia Solidária.

Rocco (43333) - Músico com especialização em gestão de projetos ambientais, Roberto Rocco, de 51 anos, é morador de Botafogo e concorre à Câmara pela primeira vez. Suas propostas se concentram no meio ambiente, com atenção para o Plano Municipal de Saneamento Ambiental.


Joseclei Nunes (@JosecleiNunes) é fundador e editor do blog Futebol Retrô. Escritor, graduando em História. Ama futebol, política, escolas de samba e um bom papo de botequim.

Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)
Compartilhe:

Joseclei Nunes

30 Anos, Carioca, Licenciando em História na Simonsen, amante e pesquisador de Futebol, Política e Carnaval.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours