Restando sete rodadas para o termino do Brasileiro da Série B, o Vasco mais uma vez perdeu em casa e dessa vez foi para a equipe do CRB, com placar de 1 x 2. Com a derrota o time não encosta no líder Atlético/GO e diminui a diferença para o quinto colocado, deixando a torcida mais apreensiva nesta reta final de campeonato, que parecia ser fácil, principalmente  com o que foi apresentado no primeiro semestre da temporada.

Com a derrota, voltam às críticas a equipe, ao técnico Jorginho e principalmente a gestão do presidente Eurico Miranda. Dessa vez um comentarista falou que o time "não faz parte do modelo atual do futebol".

A gestão Eurico Miranda não é das melhores, mas também não é das piores entre os clubes do futebol nacional. O Vasco enfrenta uma crise política de 2001, após um período de títulos conquistados nos anos anteriores. Na primeira gestão do Eurico (2001-2008) veio apenas um título estadual e um vice na Copa do Brasil em 2006. Passou por sérios problemas financeiros e nesse período não caiu. Depois veio a gestão Dinamite (2008-2014) e com ela o primeiro rebaixamento. O time voltou, conquistou a Copa do Brasil e foi vice campeão brasileiro em 2011, por detalhes quase chegou a conquistar mais uma libertadores, porém, chegou na quinta posição naquele ano. Porém, veio mais uma crise e o Vasco chegou ao seu segundo rebaixamento em 2013, quase permanecendo na Série B em 2014, ano em que Eurico volta a assumir a presidência do Vasco.


Nos dois anos da gestão Eurico, o Vasco voltou a vencer o carioca, algo que não acontecia desde 2003, mas foi rebaixado no fim de 2015, por errar na escolha do técnico com Celso Roth. Em 2016 fez o certo na permanência do Jorginho, que foi bicampeão carioca invicto, chegamos até as oitavas da Copa do Brasil e, além disso, essa gestão voltou com o time de basquete e no primeiro ano, já estará de volta à elite do torneio, que é a NBB.


Eurico não é um grande presidente, teve falhas nessa gestão e também qualidades. E não podemos culpar ele e o Vasco por um momento, pois há clubes com situações financeiras melhores, mas que também não vivem uma boa situação política, ou seja, o Vasco não é o único. Entendo que alguns comentaristas queiram denegrir a Instituição Vasco da Gama, a equipe que historicamente lutou contra o racismo e em uma palestra sobre o tema, não foi divulgado pela imprensa esportiva.


Apesar da fase que o clube vive, no momento do time da Série B com um elenco "velho" e experiente, é o que temos para retornar a Série A nesse momento. Não podemos prever o que será desse elenco para ano que vem, já que envolve muitas coisas e por ser ano de eleição, mas precisamos respeitar a nossa equipe e a torcida que é apaixonada. Momentos difíceis qualquer equipe vive e o Vasco não está nos melhores dias, mas também não pode ser desqualificado por qualquer jornalista que banca uma de vidente, achando que "não pertence ao modelo atual do futebol", como fizeram com o Botafogo ano passado por exemplo. O Vasco merece respeito e estará acima de qualquer dirigente e jornalista.



Joseclei Nunes (@JosecleiNunes) é fundador e editor do blog Futebol Retrô. Escritor, graduando em História. Ama futebol, política, escolas de samba e um bom papo de botequim.
Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Foto: LancePress. 


Compartilhe:

Joseclei Nunes

30 Anos, Carioca, Licenciando em História na Simonsen, amante e pesquisador de Futebol, Política e Carnaval.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours