Amigos! Nação Corinthiana! Pessoalmente, não acreditava que este elenco se sagraria campeão de algo nesta temporada, sobretudo após a saída de Tite, ao mesmo tempo com a venda desenfreada de jogadores e sem reposição. Mas sinceramente esperava passar do (como nós) instável Cruzeiro e avançar as semi da Copa do Brasil, a partir daí, evidentemente a missão seria bem dura, mas como em futebol tudo pode acontecer, vai que (..). Porém, o que veio foi a frustração de uma derrota por 4 x 2, um placar largo, que a bem da verdade não diz o que foi o jogo, mas determinado por falhas patéticas do sistema defensivo e por uma arbitragem não maldosa (quero crer que não), mas péssima que acabou influindo em dois gols, justamente os gols que nos eliminaram. Mas não vamos adotar expediente de outros, antes, precisamos corrigir um problema que começou ainda no final da "Era Tite" e vem só aumentando, que é o posicionamento defensivo, vamos falar mais disso no comentário final.



O Corinthians começou o jogo até que bem, mas Mano Menezes quando precisou mexer cedo por lesão, mostrou que queria realmente ir pra cima, colocando De Arrascaeta. Em erro na saída de jogo com Fagner, o time celeste roubou a bola e foi do camisa 10 a assistência para o gol de Ábila, livre no centro da área, posicionamento, acompanhamento do centroavante zero. Porém, conseguimos ainda equilibrar as ações e chegar ao empate, após levantamento pra área, sempre ele, Rodrigo la estava pra mandar pro gol. O primeiro tempo terminou num cenário de equilíbrio, parecia que o Corinthians conseguiria a vaga, porém, a maionese azedou no segundo tempo.



No segundo tempo tudo normal, até o penal (na nossa opinião) mal anotado de Pedro Henrique em Arrascaeta. Os dois correm, o cruzeirense percebe a aproximação do zagueiro e cai, enfim, só denota o nível da arbitragem no país. Walter foi bem pra bola, mas o penal foi batido com perfeição. Apagão?? Praticamente na sequência, escanteio para os adversários, zaga marcou A BOLA (o que vem acontecendo há tempos) e Bruno Rodrigo mandou pra rede. Era o 3 x 1 e o drama da eliminação surgia.

Fizemos alterações ofensivas que estiveram perto de surtir efeito e fazermos o gol da classificação. Mas perto não é o suficiente e veio o golpe final. O jogador do Cruzeiro sobe pra bola e ao perceber que Uendel está atrás resolve cair no chão, o juiz dá carga por trás e assinala falta. Na cobrança, Robinho levantou e Arrascaeta chutou cruzado, aproveitando-se mais uma vez do fato da defesa marcar a bola, o que deveria ser aprendido a não fazer, no "Dente de leite". No fim, um gol com Rildo após passe de Fagner que deu esperança, mas o Cruzeiro segurou-se bem e veio a vitória.



Vejam, sinceramente não vejo responsabilidade de Oswaldo neste resultado, o que foi compreendido pela torcida que recepcionou a delegação com protestos contra Roberto de Andrade, o que tenho reivindicado aqui há tempos. Vocês podem questionar: Ora, mas se está fazendo uma crítica ao posicionamento defensivo, tá criticando o Oswaldo? Não necessariamente, se não tiveres passado os últimos meses congelado, verá que esse é um problema que tenho criticado há tempos. Ainda com Tite, quando da saída primeiro de Gil e depois de Felipe, passou a surgir esse "Deus nos acuda", essa marcação da bola, esse posicionamento em linha em jogadas de bola rolando. Há tempos critico isso, que teve o estopim final ante o Santa Cruz, onde apesar da vitória, a atuação defensiva foi patética e agora nesta derrota.

Se Oswaldo é o cara pra arrumar a defesa. Vejam, os últimos times que vem armando, Fogo, Santos, Palmeiras e Sport, depõem contra isso. Eram times ofensivos, com boa posse, mas deficitários na marcação. Porém, a experiência e a possibilidade de tempo de trabalho sim, me dão esperança. Oswaldo certamente sabe desses problemas e sempre alegou precisar de mais tempo (nos últimos dois) pra solucioná-los, vejamos o que nos reservam as rodadas finais e 2017, não vou condená-lo por antecipação, como faz a turma do "quanto pior, melhor", acham que isso é passar preocupação e fanatismo, mas só "torram linguiça".


Sobre arbitragem, 4 x 2 é um placar muito dispare. Claro que numa matemática simples, descontam-se dois gols e vira 2 x 2. Mas não cabe aqui fazer o que outros fazem, colocar CULPA em arbitragem, pedir anulação de jogo (Pô, tenho grandes amigos que são Figueira, mas essa foi demais e caiu corretamente) mas é nosso dever criticar sim. Não sob a ótica da TV, que tem todos os recursos para FERRAR a arbitragem, mas sob a ótica da falta de um critério e um padrão de interpretação. Os dois lances citados por nós neste jogo são idiotas, a arbitragem foi ludibriada, como se ludibria uma criança que Noel existe. No Brasileiro, antes da última vitória, tivemos uma sequência de quatro jogos com erros contra. Enfim, é contra e a favor de todos. Ninguém aqui dirá que o que quer que for está manchado. Mas sim, é PREJUDICIAL ao espetáculo a falta de qualidade de nossas arbitragens, a profissionalização é urgente, e lá atrás Saldanha já dizia isso. É o atraso tipicamente brasileiro.



Pra finalizar, está acertado o retorno de ao Corinthians pra 2017. Pessoalmente não creio que o jogador é a desgraça que se pinta. Tem uma carreira internacional interessante, com maior destaque pra sua passagem no CSKA, ao lado de Love inclusive. Teve um grande momento no Galo e disputou a Copa, onde a partir dali começou a decair.

Chega da China onde estava sem jogar. Terá certamente um grande salário. Essas são as duas razões para uma oposição a contratação. O Corinthians perdeu um "bonde" interessante do ótimos centroavantes que jogaram a Libertadores, esse é o grande lamento, no mercado interno a vida é dura, sempre pleiteei Bruno Rangel, há no mínimo quatro anos ele vem fazendo um grande trabalho, mas chega aos 34 e começa a decair, talvez seu momento tenha passado.

Portanto, o que está feito é feito. Jô chegará e se conseguir se adequar fisicamente e focar o desempenho EM CAMPO (e não fora), pode sim ser um 9 interessante. Essa oposição desenfreada como se fosse um absurdo completo, como se Abuda ou Clodoaldo estivessem voltando é algo que novamente entra no "quanto pior, melhor" que sempre terá nosso repúdio. Sorte e juízo ao Jô, prata da casa, e "beijo do magro"!




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)






Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours