Amigos, estamos juntos para comentar mais um dia de competições nos jogos Rio 2016, com muitas alegrias para o Brasil, como a espetacular vitória no Handebol masculino, as vitórias no tênis, dentre outras, a grande exibição apesar da derrota no Basquete ante a Croácia, além claro da fantástica medalha de prata para Mayra Aguiar, em grandes exibições, vamos juntos.



No Judô, a brasileira Mayra Aguiar garantiu o bronze na categoria meio-pesado (penúltima da modalidade em disputa) ao derrotar a Cubana Yalennis Castillo por yuko. Com um desempenho magnífico e uma derrota polêmica nas semifinais (afinal, ela aplicou yuko não marcado antes de sofrer a punição fatal, além da adversária ter amarrado bastante a luta e não ter sofrido a punição que empataria o duelo) ante a Francesa Tcheumeo, que acabou ficando com a prata, já que perdeu o ouro para Kayla Harrison/USA. 

Já no masculino, após boa vitória na primeira luta, o brasileiro encarou a pedreira Ryunosuke Haga?JPN e não conseguiu passar da segunda luta.



Grande dia para o Brasil também no Vôlei de Praia, onde Pedro Solberg e Evandro conseguiram a classificação ao vencer Samoilovs e Smedins da Letônia por 2-1 (21-16, 20-22 e 15-7), após sofrerem na fase de classificação, o time chega agora com mora redobrada para a busca da medalha. No feminino Larissa e Talita confirmaram a campanha impecável em sua chave, ao derrotarem Brzostek e Kolosinska por 2-0 com muita tranquilidade, parciais de 21-15 e 21-10. O dia teve também uma grande notícia, que foi a confirmação da não gravidade da lesão de Alison, que não terá nenhum problema para a sequência da competição.



No Tênis, um grande dia para o Brasil, nas duplas mistas Marcelo Melo e Teliana Pereira avançaram ao vencer a dupla francesa Nicolas Mahut e Caroline Garcia por 2-0, mas o que não configurou um jogo fácil, visto que ambas as parciais foram para o tie-break as parciais foram de 7-6 (7-4) e 7-6 (7-1). E contaram ainda com a fantástica (para o espetáculo evidente que não) notícia de que Rafa Nadal acabou desistindo da disputa por duplas devido a quantidade de jogos, a fera já havia criticado o programa apertado do tênis nos jogos.

E por falar em Nadal, uma notícia ótima e uma ruim para o tênis do Brasil. A ótima é que Thomaz Bellucci venceu nada menos que o número 13 do ranking, o belga David Goffin em um grande jogo e avança na competição. A notícia ruim é que o brasileiro encara justamente Nadal nas quartas, é claro que ninguém perde e nem ganha de véspera, os fatores positivos são o cansaço do espanhol e a confiança que o brasileiro vem demonstrando na competição, está jogando como um gigante, é claro que o favoritismo vai todo pro adversário, o que somado aos fatores já citados pode ser positivo, afinal o brasileiro vai como franco atirador e com toda a força da nossa torcida.



Já na Ginástica Artística ocorreu a final do individual geral, onde o Brasil contava com Rebeca Andrade e Jade Barbosa. Rebeca se qualificou para a final com o terceiro lugar, gerando esperança na torcida brasileira, mas acabou cometendo alguns erros (é uma pressão muito grande) e terminando apenas na 11ª posição. Para a musa Jade Barbosa (que substituiu a menina Flávia Saraiva que vai focar totalmente na trave, seu melhor aparelho) a disputa foi ainda mais traumática, já que a ginasta se lesionou na execução do solo e acabou deixando a competição de forma antecipada, numa cena bastante triste. O consolo é que Jade sabe da qualidade que tem, e certamente terá mais um ciclo para brindar a torcida brasileira com sua qualidade magnífica. O ouro ficou com o fenômeno Simone Biles/USA, a prata com Alexandra Raisman/USA e o bronze com Aliya Mustafina/RUS. 




Basquete

No Basquete, apesar de derrotas no masculino e no feminino, o sentimento foi bastante distinto (sem contar claro, comentaristas derrotistas de futebol improvisados, que só sabem ver o lado ruim das coisas). Para as meninas infelizmente acabou, perdemos jogos que tínhamos totais condições de vencer, como ante o Japão e a Bielorrussia e até mesmo ante a forte Austrália fizemos um 1ª tempo ótimo. Mas acabamos derrotados para nós mesmos, com muitos erros e insegurança emocional, até que chegou um jogo mais duro do que as duas derrotas inicialmente citadas, ante a França, as meninas foram valentes, fizeram um bom primeiro tempo, mas novamente perderam contato no segundo e o jogo acabou em 74-64. É preciso repensar o esporte no país, o feminino tem tido muito menos suporte que o masculino e está com dificuldades de renovação, não vamos abandonar nossas meninas.

No masculino como já dito, eu não enxergo esse "péssimo jogo" que outros enxergam não. A Croácia é um grande adversário, também derrotou a Espanha, e teve um fator de absoluto desequilíbrio, a atuação de Bogdanovic, a vitória adversária se deve totalmente a ele, que marcou nada menos do que 33 pontos, foi ele o fator determinante, com suas cestas de três e com seu alto índice de acerto em tudo que tentava. O Brasil fez um jogo coletivo de muita qualidade, assim como na vitória ante a Espanha, rebotes defensivos, ofensivos, jogadas de infiltração, passes de qualidade de Huertas. Pecamos sim, no terceiro período onde os adversários conseguiram abrir frente, que não conseguiu ser tirada no fim por pouco. Nenê se não tivesse errado tanto, não tivesse arremessado tanta bola chutada, talvez a história do jogo pudesse ter sido outra, mas acontece de um craque não viver um grande dia, perdemos nos detalhes, contra uma fortíssima equipe e com uma exibição bastante competitiva que terminou em 80-76. Nada de terra arrasada, temos totais condições de derrotar a Argentina e buscar a terceira posição na chave.



Handebol


Um resultado histórico no Handebol masculino, numa exibição monstruosa do experiente goleiro Maik (que vinha sendo preterido por Cesar Bombom) e de Chiuffa. O Brasil derrotou nada menos que a atual campeã europeia (que é como ser campeã do mundo, afinal a nata do esporte está lá) a Alemanha, num jogo emocionante, onde na maioria do jogo estivemos atrás do placar, a torcida foi fator determinante para inflamar o time e desestabilizar os adversários nos momentos de crescimento de nosso time e com isso o Brasil conseguiu nos minutos finais de jogo passar a frente e estabelecer uma diferença no placar, que culminou com o resultado de vitória por 33-30, encaminhando uma classificação inédita e que ninguém apostava antes do início dos jogos.

É claro que a torcida tem sido fator determinante, inflamando nossos meninos, dando uma confiança a eles única, impulsionada em muito pelo fenômeno do feminino. Mas é importante enfatizar a qualidade desse time, ao término do jogo em entrevista para o Grupo Bandeirantes, o jogador Petrus criticou duramente a falta de apoio ao esporte no Brasil, sobretudo pela falta de uma liga que permita o desenvolvimento do esporte e cabe um debate muito mais profundo sobre a falta de uma cultura poliesportiva nas escolas, mas isso é um debate pra depois, o que importa é que esses meninos estão indo longe com muita garra, com talento puro e merecem que se invista mais no esporte, para que eles tenham suporte já que a maioria são jovens e sobretudo para que haja uma renovação de cada vez mais qualidade também no masculino.



Seguimos muito bem no Boxe, hoje avançamos no meio-médio ligeiro com Joedison Teixeira, que em grande luta derrotou Abdelkader Chadi da Argelia e avança na competição, esperança de medalhas em várias categorias do boxe nestes jogos, estaremos atentos.



Natação


Na Natação, o "Tubarão" Phelps segue fazendo história nos jogos Rio 2016. Numa prova fantástica que envolveu o brasileiro e grande esperança até então de medalha Thiago Pereira nos 200m medley, o americano ganhou sua 22ª medalha de ouro em edições de olimpíadas, com um total de 26 medalhas conquistadas.

A prova foi empolgante, com Thiago nadando muito bem nas três primeiras passagens, chegando a brigar pelo ouro (borboleta, peito e costas), mas no nado livre (crawl) acabou perdendo fôlego assim como outro grande nome da prova, Ryan Lochte e terminou a prova apenas na 7ª posição. A prata na prova ficou com Kasuke Hagino/JAP e o bronze com Shun Wang/CHN, Lochte, ficou apenas na 5ª posição.

Um fato curioso (e quase impossível) ocorreu na prova dos 100m livre feminina, Simone Manuel/USA e Penny Oleksiak/CAN terminaram a prova rigorosamente empatadas e dividiram a medalha de ouro. Com o empate no ouro, restou dar apenas o bronze para Sarah Sjostrom/SUE. 

A boa notícia para o Brasil é que Bruno Fratus se qualificou para a final dos 50m livre, já Ítalo Manzine que "tirou" Cesar Cielo da disputa dos jogos, infelizmente fez apenas o 15º tempo nas semifinais e ficou de fora da final.



Por fim, vamos falar da derrota do selecionado brasileiro no Vôlei masculino. O desesperado time americano (já que vinha de duas derrotas) veio com a faca nos dentes e fez um jogo onde tudo deu certo para eles, vencendo por 3-1 (25-20, 25-23, 20-25 e 25-20). Perdemos a chance de eliminar um rival duríssimo, mas paciência é retomar o foco para vencer outro adversário perigoso no sábado, a Itália.




Curta nossa página:  Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: AFP e Reuters.



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours