Caros palestrinos, Palmeiras retomou o caminho da vitória diante do clube que tem o mesmo nome, o Vitória da Bahia. O jogo foi no Allianz Parque, às 16 horas deste domingo 7 de agosto de 2016. Lembro de terminar textos do verdão falando que era preciso vencer não importam as circunstâncias; nem que fosse necessário dar um bico nas bolas para as arquibancadas a todo custo. A fase não estava boa, mas o Palmeiras superou isso. Venceu por 2x1, tomou alguns sustos, mas teve muito mais coisa boa do que ruim nesse jogo. Vamos à partida.

Cuca já começou mudando o goleiro da equipe: Jaílson entrou no lugar de Vagner (que não vinha bem). Cleiton começou de titular ao lado de Tchê Tchê e Moisés no meio campo, Dudu recuando para fazer a bola correr do meio para o ataque, buscando Leandro que tentava fazer pivôs para Erik e o mesmo Dudu. O jogo começou com algumas jogadas desse tipo e conclusões um pouco displicentes por parte de Erik e Leandro.

O time apresentava volume de jogo, mas o nervosismo era claro nos jogadores. Insegurança na hora de tentar algumas jogadas, erros básicos de lançamento, finalizações precipitadas. O Vitória chegou perigosamente, mas Jaílson fez bela defesa na conclusão de Kieza.  Cuca recebeu ajuda de "forças do além". Leandro Pereira sentiu o joelho e deu lugar a Barrios que tanto foi pedido aqui nos Papos de Torcedor do verdão! Barrios conseguia proteger bem a bola com o corpo e produzia bem para o ataque. Mas nem tudo são flores; Cleiton Xavier ganhou disputa na área, foi puxado por Kanu e o árbitro assinalou pênalti. Jean bateu e o goleiro Fernando Miguel defendeu. Muito MAL batido.

Mas as "forças do além" fizeram jus à substituição forçada de Cuca; em bola disputada na área, a bola ficou pipocando após conclusão de Moisés e defesa de Fernando. Mas Barrios estava lá, oportunista, para empurrar para as redes e dar um alívio enorme para o Palmeiras. Sim. Depois de três partidas, o Palmeiras voltou a comandar o placar.

Gol que não só trouxe alívio como as jogadas do Palmeiras voltaram a fluir, principalmente no setor ofensivo da equipe. Dudu chegando do meio em diagonal em direção à área levava perigo, Barrios com pivôs e bons passes também. Mas na fase que o Palmeiras estava, não podia brincar. O time voltou do intervalo sem se preocupar em defender, mas em matar a partida. Jogada de Barrios para Dudu que cruzou bem para Xavier que apareceu na pequena área e mandou para o fundo das redes.

Palmeiras ainda foi obrigado a mexer novamente por precaução sacando Barrios e entrada de Rafael Marques. Se tratando de Barrios, talvez fique fora por mais um tempo, mas mostrou que é importante sim para o time. A criação da equipe não foi muito prejudicada, já que Thiago Martins e Erik chegaram bem perto de fazer o terceiro gol.

Mas a fase não é das melhores. Tchê Tchê deixou de disputar bola na direita, Euller apareceu e cruzou. Thiago Martins foi precipitado, afobado e atrapalhou Jaílson; gol contra e o goleiro pagou geral para o menino (e está certo). A partir daí o jogo confiante do Palmeiras deu uma sumida. Allione que entrou no lugar do Cleiton errava alguns passes básicos e Rafael Marques parecia que estava desligado.

Certo tempo depois do gol sofrido, o Palmeiras voltou a criar bem ofensivamente com Allione que foi egoísta e poderia ter rolado a bola para trás e Erik que correu mas não chegou em bola cruzada após excelente jogada de Dudu. No final da partida, Jaílson fez mais uma excelente defesa e garantiu apenas o gol "por acidente". Fim de papo.

O importante foi vencer. Jogar sob desconfiança nunca é bom e o time realmente foi outro após dois gols; time mais solto após o gol marcado e poderia ter feito mais; time em pânico após o gol sofrido. Não pode ser assim. Tinha que ter valorizado "a gordura" na vantagem do placar e continuado a jogar bem. Tanto que depois de um tempo, criou boas chances de aumentar o placar.

Cuca foi feliz na troca de goleiros e mais feliz ainda o Jaílson. Fez uma excelente partida e já dá bronca na defesa, como tem que ser feito. Agora temos que esperar e torcer para que mantenha regularidade. Goleiro com certa experiência já, mas que conta muito nesses momentos conturbados.

Aspectos positivos da partida fica por parte de Dudu  que jogou muito com a faixa de capitão, Jaílson, Moisés que parece bem tranquilo no segundo tempo, Barrios que entrou por acaso, melhorou a equipe e saiu o acaso, ainda valorizo também Zé Roberto pela sequência forte de jogos e uma disposição de menino.

De aspectos negativos, fica aqui uma observação para o lateral Jean que tem ficado um pouco "cabisbaixo" nas partidas e foi displicente na cobrança de pênalti. Senti que Allione estava muito ansioso para concluir jogadas e Rafael Marques está devendo bola em 2016. Fez algumas jogadas como se não estivesse nem ligando para o que estava acontecendo na partida. Se Cuca quer jogadores comprometidos com o Palmeiras, foque nesses aspectos que citei; principalmente Jean e Marques. Tchê Tchê não pode vacilar como fez também.

Agora temos uma semana de treinos e preparação para o início do segundo turno. Precisamos agora voltar a ser regulares na pontuação, de forma positiva.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours