Caros Palestrinos, ótima vitória fora de casa pela 15ª rodada do Brasileirão 2016, no Beira-Rio contra o Internacional. Uma vitória que, além de ter colocado o verdão na liderança em um princípio de um momento "indefinido", botou fim a um tabu de quase 19 anos sem vencer os colorados no estádio deles. Teve, quem diria, erro de arbitragem a favor do Palmeiras. Não que seja ótimo isso, sinceramente espero que o saldo de erros de arbitragem envolvendo o Palmeiras e adversários diretos ganhe votos nulos até o fim do campeonato. Mas vamos ao jogo.

O Inter estreava técnico novo. O Palmeiras de novo não tinha nada. Cuca fez mistério no começo mas escalou Erik no lugar de Dudu no começo. Mas o que foi visto no começo foi um domínio agudo e objetivo por parte do alviverde; marcação um pouco adiantada e várias antecipações. Em uma delas, Cleiton Xavier rolou para dentro da área, Gabriel Jesus ajeitou "mal", mas Erik foi muito rápido, fez a diagonal para se antecipar à marcação e anotar mais um gol pelo Palmeiras.

Mesmo com a vantagem, foi o Palmeiras quem mandava no estádio colorado. Novamente, era difícil ver o verdão perder alguma jogada ou dividida, ou seja, o território era praticamente todo dos paulistas. Roger Guedes e Gabriel Jesus ainda desperdiçaram boas chances de ampliar a vantagem e deixar o Palmeiras mais confortável ainda na primeira etapa.

Veio o intervalo e o Internacional mexeu com o Valdívia que se lesiona apenas uma vez. Em termos de volume de jogo, os gaúchos cresceram e passaram a ocupar mais espaços no setor ofensivo do Palmeiras. Porém, as principais chegadas eram em chutes de fora da área ou em bolas paradas cruzadas. Isto é, o Palmeiras fechou a porteira na entrada da área e dificultou muito a criação do colorado.

Cuca fez algumas trocas "6 por meia dúzia" e todas poderiam ter terminado com um capricho melhor. O fator "sorte" do jogo foi que o árbitro não viu empurrão de Zé Roberto em Ariel. Talvez estivesse encoberto já que Thiago Santos fechava o jogador na frente, mas isso não isenta o árbitro de ter errado e não marcado penal contra os Paulistas. Seria injusto pelo jogo um empate? seria. Mas temos que ser coerentes. Várias vezes citei aqui que o Palmeiras foi prejudicado, então tem que ser citado que foi favorecido nesse jogo com um erro de juiz. Prefiro guardar a ótima atuação da equipe, mas que fique de alerta que nem sempre arbitragem vai ajudar. A postura do time, sim! Fim de Papo.

Palmeiras conseguiu uma vitória importantíssima, contra um adversário duríssimo, ainda mais se tratando do Inter no Beira-Rio. Palmeiras sempre passa perrengues por lá, mas dessa vez venceu com autoridade e com placar até meio apertado pelo que a equipe produziu. Ainda tenho na cabeça o Erik do jogo contra o Água Santa que era afobado e "ciscador". A minha visão está começando a mudar; vem sendo rápido, objetivo e mostra que pode ser encaixado na equipe desempenhando mesmas funções que outros jogadores (como Dudu, no caso).

Cleiton Xavier deu passe para a jogada do gol, Tchê Tchê seguro como sempre e ainda cito aqui que Roger Guedes precisa melhorar o desempenho em jogos fora de casa. Tem velocidade, habilidade, executa bem as jogadas, mas na hora de tirar aquele 10 com méritos, peca na finalização. Bola pra frente. O destaque maior vai para o setor de marcação como um todo; Thiago Santos fez uma deas melhores partidas, mordia demais. Edu Dracena e Vitor Hugo parece que estão se entendendo. Isso fez com que o Inter entrasse muito pouco na área do Palmeiras.

Salvo o pênalti equivocadamente não marcado para o Internacional, atuação excelente do Palmeiras. Neste Brasileirão, foi a primeira vez que o time não tomou gol como visitante. Que a atuação sirva para todas as rodadas seguintes. E o tabu? Derrubado com um coice de porco. Autor: Erik.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours