Caros palestrinos, estive presente no Pacaembu nesta quinta feira, dia 31 de março de 2016 para assistir o jogo entre Palmeiras e Rio Claro. O verdão precisava da reabilitação, ao passo que o Galo Azul precisava é de um milagre para evitar a queda para a A2. Verdão venceu e o galo acaba sendo o primeiro time a cair no Paulistão 2016.

O pré-jogo possuía ingredientes dramáticos. Palmeiras precisava vencer, acreditem se quiser, para poder afastar um pouco o risco de rebaixamento no CAMPEONATO PAULISTA. Para isso, algumas mudanças foram feitas como a entrada de Jean na lateral direita, Matheus Salles no meio campo, ao lado de Arouca na volância, Alecsandro e Barrios no ataque junto com Gabriel Jesus, isto é, um jogador de drible e velocidade e dois jogadores de área e que sabem fazer pivô.

O Palmeiras contava com críticas de sua torcida desde o aquecimento; cobranças válidas pelo alto salário e o futebol precário que vinha sendo apresentado. Porém, conforme foi dito na matéria anterior a esta, a crítica tem que ser para outras pessoas também, como o Alexandre Mattos. Assim que o juiz apitou o jogo, foi visto um início avassalador do Palmeiras. Aproveitando a fragilidade defensiva do Rio Claro o verdão buscava o gol alternadamente com Egídio e Jean puxando as jogadas pelos lados. Sempre buscando Alecsandro ou Barrios para conclusões, ou o Gabriel Jesus para fazer algumas jogadas em diagonal. Foram 5 finalizações do verdão em 10 minutos de jogo.

Mas para qualquer equipe de menor porte, a medida que o tempo passa sem sofrer gol é um ganho de confiança. Foi assim que o azulão rio-clarense tentou complicar em uma cobrança de escanteio cobrada por Léo Costa em que Prass teve que salvar com a ponta dos dedos. O time azul se fechou atrás do meio campo e fazia o relógio rodar, para a impaciência da torcida alviverde. Robinho passou mal no primeiro tempo e cedeu lugar a Allione. Até que em um escanteio, Jean cobrou e Alecsandro muito criticado fez o gol aos 44 do primeiro tempo. Um gol que tirou um peso de 30 kg das costas do time do Palmeiras.

Veio o segundo tempo e as posturas se mantiveram. Palmeiras agora mais tranquilo buscava a consolidação do placar e o Rio Claro buscava perder de pouco. Porém, a estratégia do galo azul foi por água abaixo quando Gabriel Jesus carregou a bola desde a intermediária, cortou a marcação do lado direito da zaga do Rio Claro e tocou com categoria para tirar dos alcances do goleiro Lucas. Golaço.

Palmeiras já tranquilo esperava o tempo passar e ainda criava chances com facilidade e movimentação no setor ofensivo. Perdeu boas chances de abrir o 3x0 com certa antecedência e de aproveitar as fragilidades do time do interior. Mas o 3x0 veio após lançamento da esquerda e Rafael Marques testar para as redes. Fim de papo.

A questão que fica: o Palmeiras teve um bom início de jogo, equipe organizada, etc., mas então será que dá para confiar? Jean jogou bem de lateral apesar de ser volante (aí a culpa não é do Cuca e sim de quem não contrata bem pra lateral). Senti o Palmeiras buscando jogadas variando os lados (direito e esquerdo) por muitas vezes o que é muito bom; não pode depender apenas de um setor para atacar. Ainda sinto falta de um meio de campo mais criativo.

Mas então, acontece que o adversário era extremamente frágil. Moro há 7 anos em Rio Claro e conheço bastante da equipe. Não por culpa dos jogadores do galo azul o mau rendimento, mas sim do presidente Luiz Balbo que fez parceria com times amadores (quando tem times do interior que fazem parcerias com times de série A). Que em vez de comprar bons jogadores gasta dinheiro com "parceiros" para bater na torcida do Rio Claro. E assim um projeto de um clube que busca crescimento no futebol paulista fica totalmente jogado no lixo. Tudo isso que falei foi pra mostrar que o Palmeiras mostrou qualidade, porém, diante de uma equipe fragilizada. Dá para confiar? Só o tempo dirá.

Alecsandro, nenhum torcedor é palhaço. A torcida tem que saber também cobrar as pessoas certas. Jean jogou bem na lateral, mas é volante: de quem é a culpa? ÓBVIO! De quem não contrata jogador decente! Alexandre Mattos! A grande função dele no Palmeiras tinha que ser em gestão de "compra de feira". Ele daria um bom organizador nos refeitórios porque sempre iria comprar tomate, alface, batata, etc., tudo de baciada! Aí sim o tal "Mittos" seria bom.

Particularmente não me iludo com essa vitória, mas enxergo certa evolução. Mas a torcida merece mais. Muito mais.


Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours