Olá fãs do futebol holandês! Voltamos nesta semana com mais um resumão da rodada do futebol holandês. Na 25ª jornada do campeonato, destaque para as equipes da parte de baixo da tabela, que desbancaram bons adversários e conquistaram importantes vitórias. Tem ainda a primeira vitória do Feyenoord em 2016 e uma surpreendente goleada do Roda sobre o já não tão empolgante Heracles Almelo. Tudo isso da forma tradicional, na análise jogo a jogo aqui do Jovens Cronistas. Confira conosco a partir de agora o resumão da rodada 25 da Eredivisie:



Excelsior 2 x 0 N.E.C.

Jogando em Roterdã, o Excelsior conseguiu desbancar o bom time do N.E.C. com uma vitória por 2 a 0. Van Weert foi o nome do jogo, com dois gols para os donos da casa. Mesmo com a vitória, o Excelsior segue longe de deixar a zona da Nacompetitie, isto porque o Willem também venceu, deixando a diferença para o 15º lugar nos mesmos três pontos do início da rodada, mas vale ressaltar o bom resultado, que dá moral para os próximos desafios do time. O contrário é o que acontece com o N.E.C.. Já somando cinco partidas seguidas sem vitória, o time viu seu rendimento cair junto com o dos seus principais destaques no campeonato, Santos e Limbombe. Recuperar a boa forma dos jogadores-chave pode ser o caminho para o time de Nijmegen voltar a jogar bem e brigar de fato por uma vaga na UEL.

Cambuur 1 x 0 PEC Zwolle

Depois de sete derrotas seguidas, o time de Leeuwarden finalmente encerrou o jejum com uma surpreendente vitória sobre o PEC! Com um jogador a mais nos últimos 20 minutos de jogo, a equipe marcou com Byrne aos 36 da segunda etapa para garantir a vitória diante de sua torcida. Situação dos times. Vitória importantíssima para os mandantes, que voltam a jogar a lanterna nas mãos do Graafschap. O time que já demonstrou não ser um dos melhores tecnicamente precisa aproveitar as oportunidades que surgem no caminho, como a desse fim de semana. Jogar bem não deve ser o objetivo do Cambuur, o objetivo deve ser focado em somar pontos, para pelo menos escapar do rebaixamento direto. Com um elenco recheado de lesões, a vida do PEC é cada vez mais difícil. Os pontos perdidos contra as equipes do pelotão do fundo farão falta, e sem alternativas no banco, fica mais difícil para Ron Jans mudar seu esquema tático e tentar surpreender os adversários. Vida dura para os zwollenaren, pelo menos para alçar o topo da tabela.

Vitesse 0 x 1 Willem II

Num jogo aonde a vitória era importantíssima para ambos os lados, mais um tabu foi quebrado, dessa vez em Arnhem. O Willem II foi a surpresa da vez, e contou com o cabeceio de Ondaan para vencer o Vitesse e conquistar os primeiros três pontos neste ano de 2016. Boa vitória do Willem, que manteve a distância para a zona da Nacompetitie em três pontos. Agora resta ao time de Tilburg aproveitar os confrontos diretos para eliminar de vez o risco de rebaixamento. O problema do Vitesse é mais em baixo. Novamente, depois de um grande primeiro turno, a equipe perde drasticamente o rendimento na segunda metade do campeonato. A equipe é praticamente a mesma, sendo que a única perda de peso foi a do treinador Peter Bosz. Seu sucessor, Rob Maas, parece não ter encontrado a melhor formação para o time, que vem tendo dificuldades na hora de propor o jogo, até mesmo contra times inferiores.

Twente 2 x 0 Groningen

Embalado depois de quatro vitórias seguidas, o Twente fez mais uma vítima em sua ótima ascensão na Eredivisie. Com gols de El Azzouzi e Cabral, o Groningen saiu derrotado do Grolsch Veste por 2 a 0 e viu a terceira derrota seguida em quatro jogos, enquanto os mandantes já se aproximam da zona da Nacompetitie europeia. Grande vitória do Twente, que segue a todo vapor na sua recuperação. Já são agora cinco vitórias consecutivas e um bom 12º lugar, apenas seis pontos atrás da zona da Nacompetitie europeia. René Hake conseguiu finalmente mostrar todo o potencial de sua equipe, que não depende apenas de Ziyech para criar jogadas ou marcar gols. Um adversário que ainda pode incomodar. O Groningen segue oscilando no campeonato. A equipe perdeu um pouco o contato com a parte de cima da tabela com as três derrotas seguidas e de quebra, tem um confronto duríssimo contra o PSV na próxima rodada. Missão difícil para Van de Looi, que não está exatamente pressionado, mas carente por um bom resultado.

Heracles Almelo 0 x 5 Roda JC

No Polman Stadion, o Heracles recebeu o Roda, confiante que venceria depois de duas derrotas seguidas. A torcida que foi ao estádio acabou sofrendo uma decepção das grandes: derrota vexatória por 5 a 0 frente o pior ataque da Eredivisie! Destaque para Poepon, que marcou duas vezes.
Resultado muito ruim para o time da casa, que mais uma vez perdeu a chance de subir posições na tabela de classificação. O problema do Heracles passa longe de ser a posição, mas sim a má fase do time. São agora três derrotas seguidas, com 13 gols sofridos e só três marcados. O time ainda está num patamar acima do que o esperado pela qualidade técnica, mas a queda de rendimento pode colocar em xeque uma temporada que tinha tudo para ser histórica.
Já do outro lado, o Roda vive o bom da vida. A grande atuação deste sábado não aumentou a diferença para a zona de rebaixamento, visto que os concorrentes também venceram, mas mostrou que o time vive uma fase diferente. Com apenas duas derrotas em 2016, o risco de rebaixamento ainda persiste, mas com essas boas atuações, as chances do time amarelo em permanecer na Eredivisie são muito grandes.

Utrecht 1 x 2 Feyenoord 

Em casa, o bom time do Utrecht tentou se aproveitar da má fase do Feyenoord para vencer seu segundo jogo consecutivo em casa, e até começou bem, Haller abriu o placar no Galgenwaard. Mas Vilhena e Kuyt, no finalzinho do primeiro tempo, viraram para o time de Roterdã, que finalmente venceu depois de oito rodadas. Vitória que pode marcar o começo de uma nova fase para o Feyenoord. O importante resultado ante um time qualificado e fora de casa volta a mostrar o valor do elenco, especialmente para quem duvidou do time montado por Gio. Como a distância era grande e alguns adversárias bobearam, a vitória (por incrível que pareça) já recoloca o Feyenoord no terceiro lugar do campeonato, o objetivo do time para o restante da Eredivisie. Vencer os próximos jogos contra Cambuur e Vitesse com certeza espantaria de vez a crise do clube, que já pode voltar a treinar com mais calma. Para o Utrecht, nada está perdido. O time segue vivo na KNVB Beker e muito bem posicionado na Eredivisie, uma derrota que pode ter atrapalhado a ambição do time, mas que não pode atrapalhar seu emocional.

Ajax 4 x 1 AZ Alkmaar

Depois da vitória do rival PSV, o Ajax entrou pressionado para o importante jogo deste domingo diante o AZ em Amsterdã. O jogo que era difícil ficou mais fácil quando o aniversariante do dia Arek Milik fez o 1 a 0. Ainda no primeiro tempo, Klaassen aumentou a vantagem dos donos da casa. O Ajax era superior no jogo e viu Klaassen praticamente definir o jogo logo aos oito minutos do segundo tempo, foi quando El Ghazi acabou expulso. Com um jogador a mais, o AZ até esboçou uma reação, mas acabou por ver Milik balançar as redes novamente e decretar a vitória do Ajax, 4 a 1. Vitória que mantém apertada a corrida pelo título, com apenas um ponto separando Ajax e PSV, restando apenas duas rodadas para o confronto direto. O AZ perdeu a primeira no ano, numa que não foi das melhores exibições do time de Alkmaar justo antes do jogo decisivo pela KNVB Beker contra o Feyenoord. Há que erguer a cabeça, pois não há espaços para vacilos a esta altura, tanto na Eredivisie como na copa nacional.

Outros resultados: 

PSV 2 x 0 ADO Den Haag
De Graafschap 0 x 1 Heerenveen

Confira a classificação da Eredivisie após 25 rodadas: 


O futebol holandês caminha agora para um momento decisivo da temporada, as semifinais da KNVB Beker. O primeiro jogo é na quarta-feira, entre Utrecht e VVSB. O segundo finalista sai na quinta-feira, do confronto entre Feyenoord e AZ. Ambas as partidas serão disputadas as 16h45min, e você acompanha o resumo delas aqui no Jovens Cronistas. Abraço e até a próxima!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours