Olá fãs do futebol holandês! Voltamos nesta segunda com o Resumão da Rodada #22 da Eredivisie, que teve grandes partidas. O AZ venceu a quinta seguida e já entrou na zona dos playoffs para a Liga Europa. Com seis vitórias seguidas, o PSV mantém a liderança um ponto à frente do Ajax, que venceu o clássico contra o Feyenoord. Tudo isso e um pouco mais você confere agora na nossa análise da rodada!

Heracles Almelo 2 x 0 Zwolle

Com ambas as equipes em jejuns de vitórias (o Heracles com dois empates seguidos e o PEC a três jogos sem vencer), Heracles e Zwolle tinha tudo para ser uma partida interessante. A primeira chance do jogo foi uma cabeçada de Lam, que passou por cima do gol defendido por Castro. Depois disso, o PEC se encolheu. Com muitos desfalques, o time teve de lidar também com a perda do capitão Van Polen, lesionado aos dez minutos de jogo. Dominando o jogo, o Heracles começou a chegar perto do gol, Weghorst teve a melhor chance do jogo ao sair cara a cara com Van der Hart, mas o goleiro fechou bem o ângulo, impedindo a finalização.
No início do segundo tempo, veio o primeiro gol do jogo. Falha de Rick Dekker que se enrolou com a bola e a deixou nos pés de Bel Hassani, que bateu no canto de Van der Hart, 1 a 0 Heracles. Mesmo depois do gol, o Zwolle continuou com a pouca posse de bola, Becker e Menig não conseguiam dar sequência em suas arrancadas e era raro ver uma triangulação eficiente dos visitantes. Na ânsia de conquistar o empate, o Zwolle adiantou demais a linha defensiva e viu o Heracles aumentar a vantagem. Aos 36 minutos, García deu grande passe para Navrátil, que tocou por cima do goleiro Van der Hart, fechando o placar em Almelo. Boa partida do Heracles, que soube explorar os pontos fracos do adversário e conseguiu uma boa vitória. Sem grandes estrelas, o time vai conseguindo manter as boas atuações mesmo após a saída de Tannane. Regularidade agora é tudo para o Heracles, que entra de vez na briga pela Liga Europa.

AZ Alkmaar 1 x 0 Vitesse

Numa grande sequência de vitórias, o AZ Alkmaar recebeu o Vitesse que vinha num caminho inverso, há três jogos sem vencer. Quem começou melhor foram os visitantes, Kazaishvili e Brown foram os primeiros a arriscarem bons remates, mas Rochet trabalhou bem e evitou o gol. Aos poucos, o time da casa foi se soltando, Jahanbakhsh usou da velocidade pelo lado direito e quase marcou perto do fim do primeiro tempo, Room defendeu com a ponta dos pés.
Melhor no segundo tempo, o AZ ameaçou em algumas oportunidades o goleiro Room, até que aos 17 minutos, Vincent Janssen recebeu um grande passe de Van Overeem, chapelou o zagueiro e encobriu o goleiro, marcando um belíssimo gol no AFAS Stadion, o da vitória do AZ Alkmaar.

A fase do centroavante é espetacular! Com oito gols marcados em seis jogos disputados em 2016, Janssen vem mostrando oportunismo e mobilidade no ataque, além de bons lances e dribles individuais, como já havia ocorrido diante do Feyenoord. A equipe do AZ segue com 100% de aproveitamento em 2016 e já figura entre os principais candidatos a uma vaga na Europa League.

Heerenveen 1 x 3 Twente


Buscando manter a sequência positiva, o Heerenveen recebeu no Abe Lenstra a equipe do Twente, que buscava uma vitória para espantar ainda mais o fantasma do rebaixamento. O começo foi empolgante para o time da casa, que marcou logo aos dez minutos após falha do goleiro Marsman, que trombou em Bruno Uvini e deixou a bola nos pés de Veerman, que fez o 1 a 0. O Twente se reergueu na partida e pressionou a defesa adversária, até que aos 40 minutos, Ziyech colocou a bola na cabeça de Bruno Uvini, que empatou a partida em Heerenveen.

O time da casa tentou reagir no segundo tempo, mas o gol ficou mais longe após a expulsão de Van Aken, aos 25 minutos. O jogo ficou aberto, com boas chances para ambos os lados. Então, aos 44 minutos da segunda etapa, após boa jogada pelo lado esquerdo, Cabral recebeu no meio da grande área e bateu mascado, enganado o goleiro Mulder e virando a partida! O Heerenveen foi para o tradicional abafa, e viu a casa cair já nos acréscimos, quando Ziyech se desmarcou, driblou Mulder e tocou para o fundo das redes, sacramentando a segunda vitória seguida do time de Enschede (e provocando a torcida do seu ex-clube!).

A vitória deixa o Twente mais aliviado na luta contra o rebaixamento, abrindo três pontos para o antepenúltimo colocado, o Excelsior. A equipe chega a sua terceira vitória em 2016, apresentando um futebol mais consistente e seguro. A pré-temporada fez realmente bem aos comandados de René Hake, que está no caminho certo para livrar o time de um vergonhoso rebaixamento.

De Graafschap 1 x 1 N.E.C.

Em uma nova fase no ano de 2016, o Graafschap recebeu o N.E.C. que luta por uma vaga na Liga Europa. O time visitante veio em busca de uma vitória para assumir o quarto lugar, porém recebeu um balde de água fria logo aos dez minutos de jogo, quando Driver completou o cruzamento após rápida jogada de contra-ataque. Vencendo, o Graafschap passou a receber uma maior pressão dos adversários, mas a defesa esteve bem atenta. Hidde Jurjus também colaborou para que a vitória parcial se confirmasse, em mais uma boa exibição do arqueiro Superboeren.
Logo no começo do segundo tempo, a situação ficou ainda mais dramática para o Graafschap.
Tarfi foi expulso logo aos dois minutos, obrigando a equipe a adotar uma postura ainda mais defensiva. Sem conseguir prender a bola e gastar o tempo, o Graafschap foi sendo cercado pelo N.E.C. A equipe visitante rondou a área adversária praticamente durante todo o segundo tempo, mas o gol teimava em não sair.

A ânsia pelo empate terminou só aos 33 minutos, quando após bom lançamento dentro da grande área, Ritzmaier pegou o rebote do goleiro Jurjus para empatar a partida. O jogo ainda teve bons momentos e chances para ambos os lados, mas terminou mesmo no empate.

Empate este que não é bom para ambos os lados. O N.E.C. perdeu a segunda chance seguida de ultrapassar o Feyenoord, permanecendo na quinta posição. O principal problema nesta partida foi a tranquilidade, que faltou na hora da finalização. O grande equilíbrio na parte intermediária da tabela não favorece a perda de pontos contra equipes de menor expressão, e este erro precisa ser corrigido rapidamente por Ernest Faber, que tem um bom elenco em suas mãos. O Graafschap pode se considerar vitorioso, mesmo por ceder o empate. Com um jogador a menos, a equipe aguentou a pressão adversária e pode comemorar mais um ponto na luta contra a degola. Se antes da virada de ano, a diferença para o penúltimo colocado era de oito pontos, ela já caiu para apenas um! Uma bela recuperação para a equipe que busca uma campanha a nível de Liga Europa para a conquista da permanência.

Utrecht 0 x 2 PSV


Com sentimento de revanche, o PSV foi até Utrecht tentando devolver a derrota sofrida diante do adversário na copa da Holanda. Cocu decidiu por algumas alterações na equipe, Jozefzoon e Pereiro foram titulares no ataque, além da volta de Santiago Arias na defesa. A escolha pelo colombiano mostrou-se certa logo no começo da partida. Depois de um bom cruzamento para Luuk de Jong, Arias acabou servido pelo centroavante depois de grande troca de passes e tocou na saída do goleiro, abrindo o placar. Dominando o jogo, o PSV foi as redes novamente, desta vez com Van Ginkel, seis minutos depois. O time de Eindhoven controlava a partida e quase marcou o terceiro com De Jong, mas a zaga conseguiu bloquear o remate.
No segundo tempo, o Utrecht veio disposto a mudar o rumo do jogo. A equipe criou várias chances, mas Zoet esteve muito bem para proteger a meta dos visitantes. Quando a bola passou pelo goleiro, o travessão salvou os Boeren no chute de Boymans, deixando o placar final em 2 a 0.

Importante vitória do PSV, outra equipe que continua com 100% de aproveitamento em 2016. O time tem jogadores de muita qualidade que ajudam a compor o elenco em casos de lesão, como vem acontecendo com dois dos destaques do time: Guardado e Lestienne. Equilibrado e consistente, o PSV se mostra como a melhor equipe da Holanda no momento, com grandes chances de levar o título nacional e chegar longe na Champions League.

Ajax 2 x 1 Feyenoord

No grande clássico holandês, Ajax e Feyenoord tinham nesse jogo a obrigação de um bom resultado. O Feyenoord pelas então cinco derrotas seguidas, o Ajax para não ficar para trás na luta pelo título. O clima era tenso na Amsterdam ArenA, e a torcida da casa já tinha escolhido o seu alvo antes mesmo da bola rolar. Não seria um dia fácil para Kenneth Vermeer, ex-goleiro do Ajax e agora arqueiro do time de Rotterdam.

A partida começou com o Ajax levando mais perigo ao gol adversário, porém logo aos 13 minutos, numa boa jogada de contra-ataque de Vilhena, Toornstra recebeu a bola na meia lua e bateu no cantinho de Cillessen, calando a torcida Ajacied. Os donos da casa resolveram se impor na partida, e pouco tempo depois conquistaram o empate. Novamente em jogada de contra-ataque, Klaassen carregou a bola até a área do oponente e tocou para Younes, que driblou os zagueiros do Feyenoord e tocou de leve na saída de Vermeer. A bola ainda bateu no pé da trave mas balançou a rede, igualando o marcador em Amsterdã. A partir daí a partida ganhou equilíbrio. Tanto o Ajax quanto o Feyenoord chegaram perto do gol, mas ninguém mexeu no marcador até o intervalo.

No segundo tempo, poucas mudanças no cenário tático do jogo. Com mais posse de bola, o Ajax via o Feyenoord congestionar o meio campo, dificultando o trabalho de Klaassen e Gudelj. A equipe então apostava nos lançamentos pelas laterais com Younes e Schöne. O Feyenoord tentava ser rápido com a posse da bola, usando a qualidade de Kuyt para encontrar um caminho na defesa adversária. Porém, aos 20 minutos de jogo, Younes se esforçou para manter o controle da bola, que sobrou para Bazoer. O meia não pensou duas vezes e bateu de primeira, colocando um lindo efeito na bola, que morreu no ângulo esquerdo de Vermeer, sem chance nenhuma de defesa! Um brilho individual que desequilibrava um clássico até então imprevisível.
Gio foi rápido e colocou Elia e Kramer no jogo. Com pouco tempo no relógio, o ataque do Feyenoord foi incapaz de arrumar grandes problemas para Cillessen. Gudelj ainda se deu ao luxo de desperdiçar um pênalti, mas nada tiraria a vitória do Ajax. Resultado muito importante para os Amsterdammers, que se mantém na cola do líder PSV.

Ficam porém alguns pontos a serem corrigidos por De Boer, especialmente no setor de criação das jogadas. A equipe não traduziu a diferença na posse de bola em chances criadas, e dependeu de dois lances com brilhos individuais para marcar os gols da partida.

Para o Feyenoord, segue a tenebrosa sequência de agora seis derrotas consecutivas! A equipe já foi ultrapassada pelo Heracles e pode cair até o sétimo lugar caso não vença já na próxima rodada! Ficam alguns questionamentos sobre a escalação da equipe neste domingo, como a opção por Toornstra, um jogador claramente mais defensivo do que Elia, que vinha sendo titular na posição. Apesar disso, o time de Roterdã apresentou um bom jogo, aonde mínimas falhas de marcação deixaram espaço para que a qualidade do time adversário aparecesse e definisse a partida.

Outros resultados:

Excelsior 0 x 0 Willem II
ADO Den Haag 2 x 2 Roda JC
Groningen 2 x 0 Cambuur

Confira a classificação da Eredivisie após 22 jogos:

A Eredivisie volta no próximo fim de semana, com surpresas, golaços e grandes jogos. O Jovens Cronistas vai continuar trazendo a você tudo o que de melhor acontecer no campeonato holandês, até a próxima amigos!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours